Header
Pergunta

Cobertura rede Wi-Fi


 Exmos Srs

Desde final de janeiro/2022 sou cliente Nos. A mudança de operador deveu-se a uma proposta de serviço TV Net Voz feita por um comercial Nos, com “uma cara melhor” do que o serviço que estava instalado, que tinha velocidade 100Mbps e cobertura WiFi em toda a casa, embora com uma divisão onde era fraca, mas utilizável. Digo “uma cara melhor”, porque o serviço de 500Mbps instalado pela Nos, revela-se inferior ao anterior, nomeadamente na cobertura da rede Wi-Fi, que para um apartamento não muito grande, passou a ser não utilizável na divisão acima referida, atendendo a que , quando existe é tão fraca e durante tão pouco tempo, que não se consegue utilizar e não estou a falar da rede 5G, porque essa, não existe mesmo.

As minhas preocupações começaram quando o técnico que vinha instalar o serviço, colocou o alicate na fibra óptica que existia desde o exterior até ao router, dizendo que iria substituir por cabo coaxial. Disse ser esse o serviço Nos, e garantiu que iriam ser cumpridas as condições contratuais, pelo que deixei prosseguir com a  instalação.

Porque efetivamente (e até á presente data), assim não foi, elaborei gráficos de desempenho para os diversos locais da casa, com Taxa (Mbps); Qualidade e Sinal (RSSI e Ruído) e enviei junto com uma exposição. Contactos com o comercial, com 16990 e com o provedor, levaram a que: a situação está igual á que foi apresentada dias após a instalação e depois de serem consideradas todas as atualizações que disseram iam ocorrer.

Fruto da minha exposição (penso eu), cheguei a receber marcação para uma chamada do 16990, com indicação expressa de me ter de encontrar junto ao router. Da chamada, nada se passou no router, mas resultou a promessa de envio de um amplificador “plume” que referi apenas aceitar a custo zero e que até hoje não recebi. Da insistência (escrevi “insistência”) para os serviços de provedoria, resultou a indicação de que teria de haver um contacto prévio (outra vez???) para Forum Nos, App, Area de Cliente ou 16990 opção 3 , o que estou a fazer novamente/outra vez, desta vez para o Fórum Nos. 

Parece-me que a Nos apenas quer contar comigo por dois anos e que até lá me pretende vencer pelo cansaço, mas com o período de (necessidade de) resiliência que temos atravessado e que se prevê que vá continuar, dificilmente será esse o desfecho (refiro-me a ser vencido pelo cansaço). Há ainda a ter em consideração, a minha vontade, já que o serviço que tenho instalado é pago.

Atendendo á(s) dificuldade(s) expressas, aguarda-se que alguém com vontade e competência, pegue neste assunto e o resolva.

Cumprimentos: João Melo

 


7 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Para testar a velocidade é por cabo de rede em 1 pc. Por wifi não se consegue garantir o alcance. Os plumes estão á venda desta maneira:

2 plumes - 8€/mes

3 plumes - 9€/mes

4 plumes - 10€/mes

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @JMelo.

Lamentamos a situação. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Para testar a velocidade é por cabo de rede em 1 pc. Por wifi não se consegue garantir o alcance. Os plumes estão á venda desta maneira:

2 plumes - 8€/mes

3 plumes - 9€/mes

4 plumes - 10€/mes

Boa tarde Guimas. 

Verificando que comentou o tópico por mim colocado, agradecia me informasse em que qualidade o fez (I.E., qual a função/responsabilidade que ocupa/possui na empresa Nos). Uma vez que fornece preços, suponho que tenha um qualquer vínculo de colaboração com a Nos (caso eu esteja errado na minha suposição, agradeço me corrija). No pressuposto de a minha suposição estar correta, agradecia me informasse se a metodologia de teste que refere:

  • sempre assim foi aplicada pela Nos, ou passou a ser aplicada a partir de alguma data (recente) e qual;
  • se é igualmente aplicada independentemente da fase em que o processo se encontra (comercialização/publicidade, instalação e/ou pós-venda).

Aguardo a sua resposta

Cumprimentos: 

João Melo

Boa noite @JMelo.

Lamentamos a situação. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Boa tarde João H.

Agradecido pela sua boa-vontade.

Acabo de enviar a informação solicitada.

Cumprimentos:

João Melo

Reputação 7
Crachá +1

O técnico cortou o cabo da fibra para meter cabo cobre? Era fim de serviço imediato. Ligue e exija, se tem fibra FTTH na sua morada, que venham rectificar o mau serviço prestado. Em relação ao Wi-Fi, não há volta a dar, é verdade que alguns routers são melhores que outros porque têm melhor material mas o Wi-Fi não passa paredes e perde intensidade com a distância. Se estiver neste caso tem de investir se quiser o sinal noutras divisões, como extensores e powerlines. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

Agradecemos o seu testemunho @JMelo.

Estamos a acompanhar este tema por mensagem privadas. Iremos responder-lhe logo que possível. 

Obrigado 

O técnico cortou o cabo da fibra para meter cabo cobre? Era fim de serviço imediato. Ligue e exija, se tem fibra FTTH na sua morada, que venham rectificar o mau serviço prestado. Em relação ao Wi-Fi, não há volta a dar, é verdade que alguns routers são melhores que outros porque têm melhor material mas o Wi-Fi não passa paredes e perde intensidade com a distância. Se estiver neste caso tem de investir se quiser o sinal noutras divisões, como extensores e powerlines. 

Boa noite atcrs

Pelo que vim a saber, após recolher as minhas informações é que a NOS não investe em tecnologia de fibra. Esta vai até um armário que se encontra algures num ponto da cidade (isto passa-se em Coimbra,  não no fim do mundo!, sem qualquer desprimor para o fim do mundo) e a partir daí a distribuição é feita em cabo coaxial até ás casas (routers) dos clientes, com todos os inconvenientes que daí advêm, nomeadamente ao nível do ruído. 

Isto convem que se saiba, porque se eu tenho sabido em devido tempo, nunca teria trocado um operador que investe em fibra, pela NOS, já que os valores mensais a pagar, são semelhantes.

Convém também que se preste atenção á publicidade feita pelo operador, para que se forme um juízo de valor, se classifique o operador e se verifique o grau de responsabilidade assumida no pós-venda:

Até meados de fevereiro (em finais de janeiro foi-me apresentada a proposta que culminou com a mudança de operador) passava insistentemente na Tv e também nos banners da www.nos.pt, um anuncio cor-de-rosa onde o personagem se passeava num apartamento T1 de sala em bico (em planta de construção civil), dizendo que por vezes gostaria de se colocar no lugar da net inteligente da NOS, que esta se encontrava “no quarto”, “na sala”, “na cozinha”, “em toda a casa!!”. Deitava-se  no chão (na planta)e dizia: “...com a net inteligente da NOS, até parece que a casa não tem paredes” (e não tinha mesmo porque se tratava de uma planta (desenho de constução civil)). Esse anuncio no princípio de fevereiro, terminava com publicidade a um router WiFi (por ser diferente do meu que é o 5, penso que se tratava do 6), cerca de uma quinzena depois, passou a terminar com publicidade a um amplificador/extender WiFi e atualmente… desapareceu. 

Com o anterior operador (um dos tais que investem em fibra) a net era fraca mas utilizável no espaço onde refiro que ela hoje deixou de ser utilizável/não existente.

Questão: A net da NOS é/era inteligente porque os clientes são/eram obrigados a investir em extenders, power lines e/ou meshs para se colocarem ao nível do referido na publicidade?

Antes de mudar… (nem)Pensar, (nem)pensar!

Cumprimentos:

João Melo

 

Comentário