Skip to main content
Header
Kilobyte
July 20, 2022
Pergunta

CHITA-Hub5 - 7.2.4.7.1b1: Deixou de permitir adicionar regras de port forwarding

Bom dia,

Ontem o meu router CHITA-Hub5 não levantava nenhum dos WiFi, nem 2.4 nem 5 Ghz.

Reiniciei o router 2x mas nunca levantava o Wireless, tudo o resto parecia estar a funcionar corretamente.

Já em desespero, e porque não foi a 1ª vez que isto sucedeu, decidi fazer um reset ao router (já é o 2º este ano ...) e após redefinir o wifi já liga, mas está com algo “estranho” pois os dispositivos Google Nest não se conseguem ligar.

Não me digam que voltaram a estragar o DLNA?

Para além deste problema, não consigo adicionar regras de Port Forwarding que são criticos para o meu trabalho.

O meu router tem a versão de firmware 7.2.4.7.1b1

Necessito de uma solução rápida, caso contrário terei que avançar com uma renuncia ao contrato e mudar para um operador em que o router funcione pois não consigo trabalhar com esta situação.

Obrigado.

14 Comentários

Kilobyte
September 29, 2024

Este novo CHITA-Hub5 possui telnet mas a porta está configurada para apenas aceitar ligações de determinados IPs ou determinados MACs. Gostava de saber se haveria possibilidade de me fornecerem esses dados uma vez que gosto de ter controlo sobre o produto que comprei e que PAGO todos os meses para que seja MEU e não VOSSO. Acho que tenho direito de ser EU a ADMINISTRAR o meu equipamento. Fico a aguardar mail de quem de direito. faisca@netcabo.pt

Obrigado

Guimas
Super User
Super User
September 29, 2024

Não é possivel o que pede. Além do mais paga pelo aluguer do equipamento, o mesmo é propriedade da NOS sempre

CP001
September 30, 2024

Este novo CHITA-Hub5 possui telnet mas a porta está configurada para apenas aceitar ligações de determinados IPs ou determinados MACs. Gostava de saber se haveria possibilidade de me fornecerem esses dados uma vez que gosto de ter controlo sobre o produto que comprei e que PAGO todos os meses para que seja MEU e não VOSSO. Acho que tenho direito de ser EU a ADMINISTRAR o meu equipamento. Fico a aguardar mail de quem de direito. faisca@netcabo.pt

Obrigado

Bom dia, 

Mexer nas configurações padrão do equipamento NOS não é aconselhável, pelos motivos já invocados pelo @Guimas.

Tem, no entanto, duas alternativas:

1. Ativar o modo bridge na porta 4. Em nosnet.pt consegue ativar o bridge na porta 4 e com isto ser-lhe atribuído um IP Público ao aparelho que ligar na LAN 4 RJ45. Aí poderá ligar um router próprio por si adquirido. Deve ativar a firewall nesse router, DHCP, entre outras configurações típicas.
  2. Trocar o ONT com autorização da NOS (embiente FTTH). Bem sei que o router do @Faisca-Tecnico é um router HFC, mas lentamente o HFC está a cair em desuso em Portugal e as adesões a FTTH a ocorrerem na NOS. Se estivesse em ambiente FTTH e com um uso mais profissional poderia tentar por escrito pedir à NOS para abdicar do router/ONT e ligar diretamenet um router e um ONT próprio ao cabo de fibra ótica. Para tal, necessita que a NOS lhe envie pelo menos a password ONT. Já houve um cliente que o fez: 

Talvez seja possível fazer o mesmo (substituir o modem DOCSIS) em ambiente HFC, mas deverá ser mais complexo. Contacte a Engenharia da NOS. Poderá verificar aqui se está em zona FTTH https://geo.anacom.pt/publico/home e contacte o @Fórum se pretender migrar segundo estas instruções:

João H.
Gestor da comunidade
September 30, 2024

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Faisca-Tecnico e partilha da comunidade sobre o tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.