Header
Respondido

Cabo HFC passa à minha porta, mas a NOS não liga. Ou aceito 3G a 2Mbps, ou castiga-me. Justo?


Cabo HFC da NOS passa à minha porta, nos postes da EDP. Vai para conduta subterrânea a 250 metros da minha casa, ao fundo da rua. Ao lado (30 m) estão os primeiros prédios cobertos com "fibra" da NOS.

Mas eu, e mais meia dúzia de vizinhos, 280 m acima nessa rua, sou obrigado a escolher entre:

1- (2008-2018) cabo cobre do tempo do Salazar, com ADSL da MEO a 12 Mbps: tv com gravações automáticas, mas só 6 a 8 Mbps disponíveis para internet.

2- NOS Satélite com péssimo equipamento, sem gravações automáticas, com app NOS TV. Preço até era porreiro, mas implicava sujeitar-me a apenas 2 Mbps de internet 3G.

3- (2018-2020) NOS Satélite com péssimo equipamento, sem gravações automáticas, sem app nos tv. E com 20 Mbps de internet 4G da Vodafone, mas por um preço total bem salgado.

Como recusaram fazer ligação ao cabo, e como recuso ter apenas 2Mbps de internet 3G da NOS, castigam-me com:
- mensalidade mais elevada;
- aluguer da box com gravações mais caro (5,5€ em vez de 1,89€);
- proibição de usar a app NOS TV;
- instalação inicial mais cara;
- taxa de ativação da 2ª box;

Porquê? Porque é que 6 clientes não valem 300m de cabo? Porque é que não há bom senso na questão da app NOS TV? Ou no custo do aluguer da box com gravações? Este tratamento discriminatório será legal? Eu não tenho direito a ter internet? A NOS tem direito a fazer toda esta discriminação como retaliação por um cliente exigir uma ligação à internet minimamente funcional?

Para que serve um fórum onde a única coisa que os "bots" fazem é repetir um nº de telefone? Qual a lógica de ostracizar clientes (sem que esses clientes tenham escolha!) por causa de ninharias ou coisas que custam ZERO (como a app NOS TV)?

Opções que a NOS podia tomar, nestas situações limite:
- permitir acesso à app NOS TV;
- manter preço do aluguer da box em 1,89€;
- parceria com a Vodafone para pacotes mistos sem preço total tão alto como 2 serviços separados;
- colocar 300m de fio que faltam para 6 casas ao fundo da rua, roubando clientes à MEO;
- manter preço do pacote (que fazem para quem está perto das zonas com cabo) quando internet não chega em condições a casa do cliente e o cliente recusa velocidades abaixo dos 4 Mbps;
- manter custo da instalação (uma vez que o serviço TV Satélite contratado é o mesmo);

O que a NOS prefere fazer:
- nada (nem sequer um acessozinho a uma app), prefere castigar quem não tem culpa de não ter escolha, prender cliente durante 24 meses, e depois deixa-o voltar para a concorrência com a certeza que o tratamento foi tão mau que nunca mais voltará, nem que lhe enrolem a casa toda em fibra e instalem boxes com tecnologia da NASA...
icon

Melhor resposta por Tiago C. 24 January 2019, 14:22

Ver pergunta inicial

3 Comentários

Reputação 6
Crachá +1
Se for realmente fibra, de facto é lamentável. Se for Cabo Coaxial não te aborreças porque também não presta.

Encaminha para o provedor etc.
Paciência e Persistência!
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Jorge.Alves,

Agradecemos as suas sugestões. Neste caso, como se trata de um tema específico da sua instalação, para o conseguirmos analisar o tema, precisamos que nos ligue. Saiba aqui para onde ligar.
Reputação 4
Se for realmente fibra, de facto é lamentável. Se for Cabo Coaxial não te aborreças porque também não presta.

Encaminha para o provedor etc.
Paciência e Persistência!

Olha que eu sou cliente coaxial e não tenho qualquer queixa e já lá vai mais de 10 anos como cliente. Isso de ser bom ou mau serviço tem tudo haver com o congestionamento da rede...

Comentário