Header
Respondido

Bridge wireless


Boa tarde a todos. 

 

Tenho um router 4.0 da NOS.

A minha casa tem dois pisos e necessito fazer uma "ponte" wireless. Tenho outro router e gostaria de ligar via rede sem fios os dois de forma a que possa ligar o PC a uma porta do segundo router.

 

Tenho vantagens em usar esta opção? (Já tenho os dois equipamentos) ou devo entrar por outra opção?

 

Obrigado

 

icon

Melhor resposta por C24XXXX201 7 April 2020, 02:26

Ver pergunta inicial

3 Comentários

@Helena Barriga , em alternativa pondere usar a tecnologia PLC (PowerLine) caso a instalação eléctrica dos dois pisos o permita.

Para usar a powerline posso ter ligados outros aparelhos no caminho da rede? Ou seja, no sítio onde tenho  o router só tenho uma tomada, segundo li, o aparelho de powerline deve ser ligado direto na tomada sem extensões. Para ligar o router da NOS tenho que adquirir um com tomada embutida e ligar aí o router. No outro extremo a mesma coisa, mas neste caso o"recetor" seria ligado a uma tomada no segundo andar e emitia sinal wireless? 

Ou  em alternativa à powerline será melhor colocar um amplificador de sinal?

 

A minha dúvida prender-se com nunca ter utilizado uma powerline. É fiável? Fácil de configurar? 

@Helena Barriga , a regra principal a observar no uso de PowerLine é ser usada na mesma “fase” da rede eléctrica. Caso a instalação eléctrica da sua casa seja trifásica, poderão existir tomadas não elegíveis para o uso de PLC entre elas.

Quanto à aplicação directa na tomada, se não cumprir a recomendação poderá notar alguma degradação da performance. Por experiência própria, garanto-lhe não ser significativa a degradação. Tenho um “emissor” e vários “receptores” espalhados pela casa e todos ligados em triplas sem fios.

Em relação aos equipamentos com tomada embutida, a diferença deve ser mais no preço do que na performance...-,)

Pode optar por equipamento PowerLine com Wi-Fi integrado ou usar equipamentos adicionais ligado por cabo de rede. Deve avaliar o equipamento já disponível e a necessidade de novo investimento.

O ruído introduzido por estes equipamentos e a sensibilidade dos mesmos a ruído introduzido na rede por outros equipamentos (até de instalações vizinhas) são características negativas desta tecnologia.

Comentário