Header

Bloqueio de internet movel Kanguru - Politica de utilizacao correcta transforma 20mb/s em 1mb/s - Nivel 3


Boa tarde.

 

Tenho Kanguru XL ilimitado, com uma utilizacao de cerca de 2TB durante 1 ano.

 

Vivo numa aldeia com 6 habitantes, a NOS ‘e a unica rede que funciona, e a velocidade maxima de 20Mb/s nos melhores dias, e gracas a uma decisao da NOS, reduziram-me a velocidade da internet para menos que 1Mb/s de download, e 0,5Mb/s de upload. 

 

Em 2 contactos telefonicos com a NOS, informam-me que fui colocado num regime de limitacao de nivel 3 por utilizacao indevida e/ou abuso de utilizacao responsavel do servico. Fui informado que estou a usar excessivamente a internet, causando disturbio aos outros utilizadores da rede.

 

Aliado a isto, dizem-me que a forma como vou utilizar a internet nos proximos dias, ira ditar qual a forma como a NOS ira avaliar a minha situacao e ponderar reduzir-me o nivel de restricao.

 

Nao me foi facultado em momento algum qualquer informacao sobre os limites a que a NOS se refere, dizendo apenas que tenho que aceder ‘a net e procurar por utilizacao correcta do servico. Mesmo depois de explicar que nao consigo abrir o email sequer, foi-me dito para ir tentando e esperar que a NOS tome uma decisao favoravel do meu caso.

 

Lamento imenso que trabalhadores de Call Center tenham que lidar com questoes tecnicas com as quais nao estao treinados para, e seria o ideal falar com alguem que consegue explicar se o uso excessivo ou abusivo se reflecte em numero de MBs utilizados mensalmente, ou em minutos, ou qualquer outro valor que justifique limitar ao ponto de ser inutil um servico que continuo a pagar.

 

Gostaria de receber um contacto em breve por alguem com capacidade para resolver este problema.

Gostaria tambem de um link com a Politica de Utilizacao Responsavel da NOS, visto que nao consigo encontrar.

 

 

Obrigado.

Melhores cumprimentos,

Joao Camilo


8 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Ninguém lhe vai ligar com essas informações. Todas as pessoas que lhe ligam são operadores de callcenter.

Já agora a politica de utilização responsável pode ir a nivel 2 ou 3 ( máximo). É algo automático pela antena da zona e é retirado passado uns dias caso a utilização diminua. Não é alguem que está a ativar e retirar essas limitações. Por isso é que no seu caso a unica coisa a fazer é diminuir a utilização.

Agora como é calculado não lhe sei dizer, essa informação não é prestada. Talvez um moderador possa elucidar.

https://www.nos.pt/outros/condicoes-da-oferta-do-servico/internet-movel?_gl=1*1wkn7nj*_up*MQ..&gclid=CjwKCAjw8symBhAqEiwAaTA__P_-1pcnkhrEbIcUSG6Xfeque4sbNSKQ8OJsCij2hytx0_8DgRvFfxoCji8QAvD_BwE&gclsrc=aw.ds - veja se este link ajuda

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @João Camilo,
Lamentamos a situação que descreve. 

O @Guimas partilhou uma boa ajuda a esclarecer sobre este tema.
A NOS poderá definir e aplicar, se necessário, medidas de gestão de tráfego, de forma a garantir uma utilização eficaz dos recursos de rede e a melhoria global da qualidade de transmissão.
Poderá consultar mais informações através do endereço partilhado acima.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado

Ninguém lhe vai ligar com essas informações. Todas as pessoas que lhe ligam são operadores de callcenter.

Já agora a politica de utilização responsável pode ir a nivel 2 ou 3 ( máximo). É algo automático pela antena da zona e é retirado passado uns dias caso a utilização diminua. Não é alguem que está a ativar e retirar essas limitações. Por isso é que no seu caso a unica coisa a fazer é diminuir a utilização.

Agora como é calculado não lhe sei dizer, essa informação não é prestada. Talvez um moderador possa elucidar.

https://www.nos.pt/outros/condicoes-da-oferta-do-servico/internet-movel?_gl=1*1wkn7nj*_up*MQ..&gclid=CjwKCAjw8symBhAqEiwAaTA__P_-1pcnkhrEbIcUSG6Xfeque4sbNSKQ8OJsCij2hytx0_8DgRvFfxoCji8QAvD_BwE&gclsrc=aw.ds - veja se este link ajuda

‘E muito estranho haver limite num contrato ilimitado, e nao conseguirem sequer informar quais os limites que levam ‘a diminuicao da velocidade do servico. Principalmente, quando as velocidades maximas se encontram normalmente entre a casa dos 4Mb/s e os 16Mb/s de download, havendo em algumas noites de Inverno o milagre de chegar aos 20Mb/s de download. O upload nunca vai acima dos 8Mb/s. 

 

E como cliente, ser responsabilizado por uma utilizacao indevida do servico com velocidade de internet tao lenta (que regra geral ‘e  a mesma velocidade que a NOS disponibiliza nos 3 cartoes de chamadas e internet que tambem tenho no mesmo contrato, no mesmo local), e com isso ter o acesso barrado a usar o servico (estamos a falar de velocidades de 0,5Mb/s de download e upload).

 

Mas obrigado pelas dicas!

Verifiquei o link e nao encontro nenhuma informacao real sobre que valores e’ que sao usados para determinar que o meu uso e’ excessivo/abusivo.

Reputação 6
Crachá +1

Experimente utilizar um telemóvel como hotspot só para testar se melhora alguma coisa e em último caso utilize uma VPN no PC quanto ver baixa velocidade.

 

Isto se não for entupimento da rede. Porque por vezes a forma de despachar o cliente é dar a desculpa da Política de Utilização Responsável mas não passa de uma tanga porque todos estão com velocidades miseráveis.

Experimente utilizar um telemóvel como hotspot só para testar se melhora alguma coisa e em último caso utilize uma VPN no PC quanto ver baixa velocidade.

 

Isto se não for entupimento da rede. Porque por vezes a forma de despachar o cliente é dar a desculpa da Política de Utilização Responsável mas não passa de uma tanga porque todos estão com velocidades miseráveis.

So nao experimentei uma VPN, mas vou tentar isso na proxima. 

Atraves do apoio ao cliente nao me sabiam dizer quais as metricas usadas para justificar uso abusivo do servico, mesmo com todas as informacoes que forneci. Disseram-me que a NOS fazia isso automaticamente, e que teria que ir tentando usar o hotspot ate comecar a funcionar normalmente (vulgo, velocidades maximas de 20Mb/s com sorte)…

 

‘E pena criarem limitacoes a um cliente sem qualquer tipo de justificacao quantitativa e dizer “va tentando usar com cuidado”… 

 

De qualquer forma, notei que agora estao a oferecer servicos iguais ao que tenho neste momento por um valor mais elevado.. Questiono-me se nao sera uma forma de expulsar os clientes habituais de packs menos vantajosos para a empresa.

Boa tarde @João Camilo,
Lamentamos a situação que descreve. 

@Guimas partilhou uma boa ajuda a esclarecer sobre este tema.
A NOS poderá definir e aplicar, se necessário, medidas de gestão de tráfego, de forma a garantir uma utilização eficaz dos recursos de rede e a melhoria global da qualidade de transmissão.
Poderá consultar mais informações através do endereço partilhado acima.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado

Obrigado pela dica!

 

Pesquisei em todo lado quais seriam os limites quantitativos sobre o uso que eu devia ter em conta, mas nao encontro isso referido em nenhum documento. Seria possivel fornecer mais informacao sobre o assunto?

Ou seja, a NOS esta a utilizar que metricas para reduzir o meu servico? Numero de horas ligado? Numero de dispositivos ligados ao hotspot? Trafego usado em download ou upload? Seria valioso colocar essas informacoes, principalmente para uma pessoa que vive num local isolado ja com acesso muito limitado de velocidade de internet e rede de telemovel.

 

Reputação 6
Crachá +1

A única métrica que tem é pagar a fatura na data indicada.

De resto ninguém lhe vai dar qualquer informação, certamente por nem terem acesso à mesma.

Há pessoal a fazer mais de 300GB de tráfego com Kanguru Ilimitado Pós-Pago e não tem limitações.

Ah e tal depende da zona, OK, mas o que mais parece é que o serviço em determinados locais está sobrecarregado e por isso mesmo a experiência de navegação é horrível.

Não será uma questão de custos, o funcionamento é igual. No exemplo que referi pagam cerca de 15€ c/ IVA e não há limitação.

 

A única métrica que tem é pagar a fatura na data indicada.

De resto ninguém lhe vai dar qualquer informação, certamente por nem terem acesso à mesma.

Há pessoal a fazer mais de 300GB de tráfego com Kanguru Ilimitado Pós-Pago e não tem limitações.

Ah e tal depende da zona, OK, mas o que mais parece é que o serviço em determinados locais está sobrecarregado e por isso mesmo a experiência de navegação é horrível.

Não será uma questão de custos, o funcionamento é igual. No exemplo que referi pagam cerca de 15€ c/ IVA e não há limitação.

 

E’ esse plano que tenho (agora sao pouco mais de 16euros), e pelos vistos eles impoe limitacao.. Tendo em conta que usei cerca de 2.25TB num ano, nao diria que estaria a fazer um uso excessivo! Mas como nao encontro nenhuma informacao sobre quais os limites, nao posso garantir que nao vou voltar a ultrapassar… Mas sera sempre estranho ultrapassar qualquer nivel com 20Mb/s…

As faturas pago sempre na data, por isso nao seria esse o motivo!

 

Ja ponderei comprar 15 dias de kanguru XL por 15euros e ir trocando de cartao.. Fica quase o dobro do que pago agora, mas se por algum milagre me der mais velocidade, e’ capaz de ser uma solucao ideal!!

 

Comentário