Skip to main content
Header

Assunto: Incumprimento contratual – Serviço de Internet com falhas persistentes

• February 24, 2026
  • 1 comentário
  • 5 visualizações

Eu, Inês Cruz cliente NOS com o número de cliente C831878351, venho por este meio apresentar reclamação formal relativamente ao serviço de internet fixa contratado.

Apesar de já ter contactado o apoio ao cliente e de ter sido efetuada deslocação técnica à minha residência, o problema mantém-se integralmente por resolver.

A cobertura WiFi é manifestamente insuficiente numa habitação com aproximadamente 70 m², de um único piso e com paredes finas, situação que não é aceitável face às características normais do serviço contratado.

A intervenção técnica realizada não solucionou a falha, mantendo-se a inexistência de cobertura adequada em várias divisões da casa, o que compromete gravemente a utilização regular do serviço.

Considero que existe incumprimento das condições contratadas, uma vez que o serviço prestado não apresenta a qualidade mínima expectável.

Assim, solicito:

A resolução definitiva e urgente da situação;

A redução proporcional da fatura pelos transtornos causados e pelo período em que o serviço não esteve a funcionar em condições adequadas;

Informação clara sobre as medidas que serão adotadas para garantir a qualidade do serviço.

Caso a situação não seja resolvida em prazo razoável, reservo-me o direito de recorrer à ANACOM e demais entidades competentes, bem como de exigir os direitos legalmente previstos.

Com os melhores cumprimentos,

Inês cruz

1 Comentário

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • February 24, 2026

Uma intervenção técnica nunca irá resolver um problema de alcance de wifi. O wifi chega até determinado sitio, é uma caraterística normal do serviço e sendo assim a operadora em momento algum está a incumprir as condições contratadas. Sendo assim não receberá nenhuma redução na fatura.

Uma operadora não é obrigada a dar-lhe wifi por toda a casa. Apenas coloca um router. Depois disso o cliente tem que ver o que será melhor para si. 

Alguns pontos que tem de seguir para resolver a sua situação.

1- Ter o router bem posicionado na residência. Idealmente no centro, a 1.5m do chão, sem nada a obstruir. 

2- Testar a velocidade para ver se está a receber o contratado. No meu exemplo tenho 500/100 mbps contratado, por isso liguei no meu computador um cabo de rede que vai até ao router, fiz um teste de velocidade neste link: speedtest.nos.pt e deu-me os 500/100mbps. Por isso está ok. 

Assumindo que não tem as velocidades contratadas então aqui tem alguma razão para reclamar.

Assumindo que tem a velocidade contratada então passamos para o ponto 3.

3- Existe várias soluções no mercado para aumentar o alcance do wifi numa casa, seja com repetidores,powerlines, ter um 2º router, etc. A NOS vende este sistema de repetidores: https://www.nos.pt/net/wi-fi-total. É um bom sistema mas é um aluguer mensal. Se preferir comprar terá que ver em outra loja.