Skip to main content
Header

As aventuras de um Router B310s-22 com as antenas de uma freguesia (que nem sequer está) no meio do monte.

  • October 7, 2017
  • 1 comentário
  • 3428 visualizações

Este router funciona bem e tal (desde que haja cobertura, e as antenas não estejam saturadas e tudo que já foi aqui dito ad nauseum) mas gostava de fazer um reparo a um pequeno senão que ocorre à malta, coitadinhos, que vivem na orla da cobertura 4G.

Configura-se o router em modo 4G, maravilha... O gajo lá apanha uma fantástica célula 3G+ (porque as 4G estão a 13KM) que lá vai debitando 5Mbit quando calha (a norma é 1Mbit com sinal excelente), ou ocasionalmente 20Mbit à noite quando já foi tudo dormir (tipo 5-6 da manhã num dia bom e mesmo assim nem sempre).

Mas há um senão... Se porventura uma das antenas 4G, ganhar um bocado mais de força empurrada pelo vento, o router opta pela 4G (com sinal fraco), pois foi configurado para tal (os valores de qualidade do sinal, valem... nada, pelos vistos). Então agora a nossa amiga 4G que tem 0.02Mbit Down por causa de estar do outro lado do universo, mata a velocidade, ainda que baixa, do 3G+ que ao menos dá para ver o Facebook (mas só uma pessoa de cada vez).

E depois? Convencer o gajo que tem de se ligar à que dá mais velocidade? Lá vamos nós para a casa de banho com o bicho, ou um local obscuro da casa de forma a obriga-lo a ignorar a antena 4G e fazer fall-back para a 3G+.

"Estimado cliente: há que escolher sítios escondidos da casa onde haja um equilíbrio de boa recepção da antena que interessa / exclusão das outras. Perto da janela é muito old-school."

E.. aí de quem tente usar a lógica e configura-lo como 3G pensando que seria óbvio o gajo começar com antenas 3G+ e vir por ai abaixo caso haja disponibilidade...

Esquece lá isso. Configurado em 3G, apanha *apenas* as antenas 3G. Porque... Alguém teve esta brilhante ideia. Mas... Custava assim tanto meter mais uma opção na porra do menu com os modos 3G+ (HDSPA / WCDMA?) já que são parte dos tipos de acesso que disponibilizam?

Claro que assim não podiam dizer que é tudo 4G quando na verdade é 3G+... Pois, eu percebo.

Em suma: Know-how, tempo, dinheiro: é tudo imputado ao cliente. É tipo IKEA mas com routers, dão o material e um gajo que se amanhe, perceba o problema, ande a rebolar com o router de um lado para o outro, passe horas ao telefone, compre e teste antenas exteriores, etc e coise e tal.

Técnicos e apoio real, zero, nem vê-lo, em 2 anos de chamadas e toda a compreensão do mundo.

Ganhem vergonha.

1 Comentário

  • Autor
  • Byte
  • October 7, 2017
Acabei por desistir e investir numa antena direccional, de alto rendimento e como tenho visibilidade para as antenas 4G, aponta-la para lá e pronto, agora ao menos o gajo já se liga ao 4G com 80% de sinal.

A velocidade é na mesma 5Mbit quando o rei faz anos. E o vosso equipamento continua a ter a lógica de uma batata.

Obrigado.