Skip to main content
Header

Arrogância sem competência

• September 22, 2018
  • 5 comentários
  • 179 visualizações

Não sendo adepto de football, vou usar um exemplo nele inspirado para inicio de conversa.
Antes do Mourinho ser o special one, muita gente lhe criticava a arrogância. Pela minha parte, sempre disse que a arrogância só é defeito quando não é suportada pela competência!
Feita esta introdução, gostaria de partilhar duas más experiências que tive com a NOS :
1 - Em 2015 , um ano após ter aderido à NOS como cliente internet movel (kanguru), propuseram-me o serviço telemóvel. Enviaram-me o cartão SIM mas antes de o activar, o kanguru, que nunca tinha falhado, deixou de funcionar.
Contactei o helpdesk (que nessa altura ainda funcionava), e ao fim de alguns dias o serviço foi reposto sem que me dessem uma explicação/justificação para o incidente. Reclamei por CTT c/ AR para a NOS, até hoje nada de resposta! Resultado desisti do telemóvel.
2 - No inicio deste mês começou a aparecer no display do hotspot, uma mensagem relativa a actualização de SW. Sabendo que sempre que a NOS mexe algo deixa de funcionar (e não só), e o hotspot até estava a funcionar bem, por isso resolvi não actualizar. Uns dias depois começou a ser mais autoritário, e não deixava aceder à net (não fazia autenticação). Foi então que tentei questionar o helpdesk da NOS, e descobri como era difícil o contacto! Será que já têm tantos clientes que não precisam de lhes dar atenção ? Tive de usar um truque rasteiro : a única forma de contacto que encontrei foi o callback da área comercial (novos clientes). Quando a comercial me ligou perguntei pelas formas de contacto com o helpdesk, e lá expliquei que os clientes só net (s/ TM da NOS), não conseguem contacto telefónico. Perguntei como é que um cliente surdo / mudo (não é o meu caso) poderia ter ajuda na NOS. Aí a Srª lá se esforçou e descobriu que ainda há uma secção que tem contacto via e-mail (equipamentos e reparações). No dia 14 deste mês reclamei por e-mail pedindo esclarecimento quanto à obrigatoriedade de aceitar as actualizações (não encontro no contrato nada que a isso obrigue) . Até agora nada de resposta, e hoje voltou ao modo autoritário !
Resumindo, não me queixo da largura de banda pois não uso a net para ver filmes, jogar, meter fotos no facebook . Queixo-me porque mesmo sendo um cliente pouco exigente (na largura de banda), não admito a nenhum fornecedor que me bloqueie o serviço sem uma razão válida (falta de pagamento ...).
Fica aqui o meu protesto perante a arrogância dum fornecedor que por incompetência, perturba o serviço e nem se digna responder aos clientes afectados. Vou aguardar um mês e depois ANACOM!

5 Comentários

Oscar7
Forum|alt.badge.img+2
  • Kilobyte
  • September 24, 2018
Atualiza o software. É bem provável que seja por isso que não consegues utilizar a 100%.

Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • September 24, 2018
Na minha humilde opinião deverás atualizar e pronto. Também não deve ficar empancado.

• Autor
  • Kilobyte
  • October 4, 2018
Aos dois comentadores anteriores agradeço a sugestão, mas não muito obrigado. A via mais fácil nem sempre é a mais segura nem mesmo mais rápida.
Dado que este caso pode interessar a outros utilizadores, passo a actualizar o caso 2:
Depois de ter contactado o suporte NOS no dia 14 Set, eles tentaram contactar-me por TM no próprio dia e só voltaram a tentar no dia 2 Out depois de reclamar para o provedor NOS (27 Set).
Foi então que fiquei sabendo que a tal tentativa de actualizar o sw do hotspot não era promovida pela NOS mas sim pelo fabricante (HUAWEI). Contactei o suporte da HUAWEI que muito rápidamente e com profissionalismo esclareceu as dúvidas . O problema de certos operadores de comunicações é não saberem usar a tecnologia! Enquanto a NOS só usa telefone, com a HUAWEI tratei do caso por e-mail que tem duas vantagens: é assíncrono ! Além disso não é preciso perder tempo a informar o cliente que a conversa vai ser gravada ...patati...patatá . Por e-mail ambos os intervenientes ficam com cópia escrita do que foi dito (e não apenas o operador como no telefone).
Talvez por isso os operadores (não só a NOS) preferem tratar tudo por telefone, compete-nos a nós defender o nosso interesse. Claro que o telefone também tem vantagens, pelo que ambos os meios devem ser utilizados, e até seria simpático da parte do operador deixar que fosse o cliente a optar, ou então, com algum bom senso, cada um decidir caso a caso qual a via mais adequada.

Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • October 4, 2018
Ok, e?

• Autor
  • Kilobyte
  • October 7, 2025

Caro Daniel,

As minhas desculpas por te ter deixado 7 anos pendurado :)

Sim, durante 7 anos funcionou bem (sem a chatice das actualizações), que no meu entender servem mais para estrangular a largura de banda do que para “actualizar o fw”, visto que a versão do fw depois das actualizações ficava inalterada!

Além disso há que ter em conta que as ditas actualizações só podiam ser feitas via ligação WAN (4G)!

Ou seja, eu pagava uma mensalidade para ter 1Gb, mais tarde 5Gb, depois 15Gb (agora 1Tb), e o meu fornecedor ia papar uma boa parte do plafond a fazer “actualizações” tipo MS Windows que só faziam o equipamento funcionar pior ?

Mas podes ter alguma razão, porque ao fim de 7 anos de tranquilidade, talvez pela entrada do 5G, algo se passou no passado 3 Out. que 2 modems deixaram de funcionar, com erro : “nenhuma rede” em locais onde funcionavam com 4G sinal forte.

Se a NOS tivesse uma real politica de qualidade, ouvia o cliente, e no meu caso só peço que me reponha as condições de há 5 anos, ou seja plafond 15Gb (ou mesmo 5Gb) e largura de banda 5Mbps.

Podem meter os restantes 985Mb onde lhe der mais utilidade …

Sejam felizes com a NOS que eu vou procurar alternativas !

Cumps,

AB