Header

Apenas 3G em São Luis, Odemira


Mudei esta semana para São Luis, freguesia de Odemira, ligo o router, ativo a morada adicional e qual o meu espanto quando descubro que a NOS é a única operadora que não tem 4G e o 3G é praticamente não utilizável, com pings na casa dos três dígitos e grande parte da vezes quatro dígitos com imensos timeouts. Da minha casa vejo as antenas das três operadoras a cerca de 2 quilómetros. A Vodafone no meu telefone atinge mais de 40Mb. Há algum prazo, ou planos, para instalação do 4G? Não havia um acordo de partilha de torres com a Vodafone?

Obrigado.

10 Comentários

Reputação 7
Crachá +1
@João Mourato tens a resposta a essa pergunta aqui.
Reputação 4
Crachá +1
Mudei esta semana para São Luis, freguesia de Odemira, ligo o router, ativo a morada adicional e qual o meu espanto quando descubro que a NOS é a única operadora que não tem 4G e o 3G é praticamente não utilizável, com pings na casa dos três dígitos e grande parte da vezes quatro dígitos com imensos timeouts. Da minha casa vejo as antenas das três operadoras a cerca de 2 quilómetros. A Vodafone no meu telefone atinge mais de 40Mb. Há algum prazo, ou planos, para instalação do 4G? Não havia um acordo de partilha de torres com a Vodafone?

Obrigado.


Em breve irá haver cobertura 4G nessa zona e melhorias na cobertura e velocidade no 2G e 3G.
Muito bem, "em breve" corresponde a que espaço temporal?
Reputação 4
Crachá +1
Muito bem, "em breve" corresponde a que espaço temporal?

A nível de tempo não sei indicar, mas a rede móvel encontra-se a ser modernizada. Como a rede móvel já foi modernizada no Algarve, é uma questão de tempo até chegarem a essa zona.
João Mourato aconteceu-me o mesmo na área de Odemira.
Quando liguei para a NOS responderam-me a mesma coisa, mas depois de umas pesquisas na net, descobri que o router estaria programado em 3G em vez de 4G.

Recomendo que veja este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=fKyLndbGkfA
O router pode estar programado só para 3G.
Não perde nada em experimentar!
João Mourato aconteceu-me o mesmo na área de Odemira.
Quando liguei para a NOS responderam-me a mesma coisa, mas depois de umas pesquisas na net, descobri que o router estaria programado em 3G em vez de 4G.

Recomendo que veja este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=fKyLndbGkfA
O router pode estar programado só para 3G.
Não perde nada em experimentar!


Obrigado pela sugestão Krikras,

Já tinha verificado essa opção e de facto não há mesmo aqui 4G. Fui mais uma vez verificar e não temos essa sorte aqui em São Luis, abaixo está o screenshot com apenas a opção 4G ativada.

Assim nada feito! 😞
Estou a ponderar aderir à MEO(ADSL) ou NOS(Satelite) em São luis, o serviço está melhor?
Obrigado.
Estou a ponderar aderir à MEO(ADSL) ou NOS(Satelite) em São luis, o serviço está melhor?
Obrigado.


Viva,
Curiosamente, e após a minha questão aqui no forum, passados uns dias passou a haver 4G aqui em São Luis. Mas, e há sempre um mas, aposto que foi apenas uma questão de a rede passar a ter indicação de 4G, porque as velocidades são as mesmas, o máximo que consegui foram 10Mbps de madrugada. O ping melhorou um pouco, mas a velocidade continua a ser má. O seguinte screenshot é do meu desktop ligado por cabo diretamente ao router da NOS e sem mais equipamentos ligados por wifi. Onde vivo apenas tenho hipótese de usar dados por "4G", não há aqui ADSL.

Reputação 4
Crachá +1
Estou a ponderar aderir à MEO(ADSL) ou NOS(Satelite) em São luis, o serviço está melhor?
Obrigado.


Viva,
Curiosamente, e após a minha questão aqui no forum, passados uns dias passou a haver 4G aqui em São Luis. Mas, e há sempre um mas, aposto que foi apenas uma questão de a rede passar a ter indicação de 4G, porque as velocidades são as mesmas, o máximo que consegui foram 10Mbps de madrugada. O ping melhorou um pouco, mas a velocidade continua a ser má. O seguinte screenshot é do meu desktop ligado por cabo diretamente ao router da NOS e sem mais equipamentos ligados por wifi. Onde vivo apenas tenho hipótese de usar dados por "4G", não há aqui ADSL.



Como tinha indicado anteriormente, a rede está a ser modernizada. É um processo demorado, mesmo após terem colocado 4G nessa localidade o trabalho não fica como terminado.
É aguardar algum tempo até que verifique que realmente vale a pena ter o serviço 4G. Ainda não devem ter alterado/modernizado o tipo de transmissão so site que fornece rede a essa zona. Para ter maiores velocidades vão ter que aumentar a capacidade.
Pela velocidade apresentada na imagem acredito que o site ainda não tenha uma ligação por fibra óptica.

Comentário