Header
Pergunta

Acesso remoto ao Router kanguru


Reputação 1
Crachá

Existe alguma forma de reiniciar o router de forma remota? Tenho um router kanguru numa segunda casa que só uso aos fins de semana. Instalei uma camera de vigilância que me permite ver se está tudo bem na casa. Infelizmente existem na área algumas falhas frequentes por parte da EDP o que faz com que o router se desligue e volte a ligar quando a eletricidade volta. O problema é que o router não consegue restabelecer a ligação a rede não permitindo a difusão wifi o que por sua vez anula a camera de vigilância que só transmite se tiver wifi. Existe alguma solução que não me obrigue a deslocar ao local (ainda são uns quilómetros valentes) para fisicamente reiniciar o router carregando no botão? Já tentei aceder remotamente de minha casa ao router kanguru mas não me aparece o router kanguru mas apenas o router fixo que tenho na minha casa principal. Tenho agregado ao kanguru uma assinatura de 10GB mensais. 


5 Comentários

Reputação 5
Crachá

Existe alguma forma de reiniciar o router de forma remota? Tenho um router kanguru numa segunda casa que só uso aos fins de semana. Instalei uma camera de vigilância que me permite ver se está tudo bem na casa. Infelizmente existem na área algumas falhas frequentes por parte da EDP o que faz com que o router se desligue e volte a ligar quando a eletricidade volta. O problema é que o router não consegue restabelecer a ligação a rede não permitindo a difusão wifi o que por sua vez anula a camera de vigilância que só transmite se tiver wifi. Existe alguma solução que não me obrigue a deslocar ao local (ainda são uns quilómetros valentes) para fisicamente reiniciar o router carregando no botão? Já tentei aceder remotamente de minha casa ao router kanguru mas não me aparece o router kanguru mas apenas o router fixo que tenho na minha casa principal. Tenho agregado ao kanguru uma assinatura de 10GB mensais. 

Para aceder remotamente ao router é relativamente fácil basta criar um DDNS num servidor como noip.com (até 2 registos é gratuito)  e configurar o mesmo no router, assim vai ter um endereço fixo (ex: www.omeurouter.noip.com) que pode usar para efetuar a ligação ao router. Presumo que o router da NOS tenha esta opção disponível, pelo menos os routers fixos da NOS possuem esta opção.

Quanto ao resto é muito complicado conseguir fazer um reboot à distância porque os equipamentos que o fazem e existem vários necessitam de uma ligação à internet para receberem as instruções.

Reputação 1
Crachá

Obrigado vou tentar criar através do noip criar DDNS. Quanto ao reboot realmente sem ligação a coisa tornar-se impossível. Uma alteração do software poderia permitir que o router uma vez desligado quando reinicia automaticamente volta a ligar-se a rede fazendo ele próprio um reboot. Fica sugestão para a NOS ajudar os clientes. 

Reputação 5
Crachá

Obrigado vou tentar criar através do noip criar DDNS. Quanto ao reboot realmente sem ligação a coisa tornar-se impossível. Uma alteração do software poderia permitir que o router uma vez desligado quando reinicia automaticamente volta a ligar-se a rede fazendo ele próprio um reboot. Fica sugestão para a NOS ajudar os clientes. 

Lembrei-me agora que existe uma solução mas que é complicada de implementar que seria usar um Raspberry Pi com homeassistant e depois usar um sensor que permitisse detetar a falha de electricidade e via automação no homeassistant criar uma regra para reiniciar o router via um switchbot botão que fisicamente carrega no que quisermos. Deste modo seria possível fazer um restart manual do router aquando da falha elétrica. 

Duas soluções possíveis: uma UPS, que é uma espécie de bateria de emergência que permite que o router nunca se desligue apesar de falhas na eletricidade de uma/duas horas. Ou então uma tomada com temporizador que o faça desligar e tornar a ligar totalmente de madrugada (reboot diária agendado). Estas tomadas não precisam de ligação à internet e compram-se em qualquer loja de eletrónica. 

Reputação 7
Crachá +2

Olá a todos,

@João Narciso o @Ricardo Card e o @CP001 deram uma boa ajuda. 

Agradecemos também a sua sugestão.

Caso tenha questões adicionais estamos disponíveis por aqui.

Obrigada

Comentário