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É com algum desagrado que tenho que expôr um problema que já deveria ter sido resolvido há demasiado tempo, mas dado o nível de incompetência desta operadora, já não é nada de inédito nem surpreendente. É o seguinte:

Router 4.0, Port Forwarding

 

Há vários computadores cá em casa, para exemplificar, vamos dar o nome de PC1, PC2, PC3.

Há um programa no PC1 que precisa de se ligar a um servidor, e esse programa necessita de portas TCP e UDP devidamente configuradas para funcionar.


Acedemos à página do router 4.0 (inserir delay  neste passo, entre logar, AGUARDAR que carregue a miserável página do mesmo e acedermos ao campo que pretendemos, conseguimos tirar um café - não sei quem foi a ave rara que se lembrou de só ser possível aceder ao router com login via internet, claramente alguém que passou a vida a semear cebolo), vamos à Configuração Avançada e Port Forwarding. Seleccionamos a opção equipamento, PC1. Atente-se, ao seleccionarmos o PC1 ele assume o IP desse mesmo PC (por exemplo, o 192.168.1.4). Configuramos a regra TCP e a regra UDP. Inserir mais um café aqui. Guardamos e podemos correr o programa no PC1 sem grande problema de maior. 

 

Desligamos o PC1, ligamos um tablet ou um telemóvel ou outro equipamento qualquer que se ligue ao francamente mau wi-fi do router 4.0.

 

No dia seguinte ligamos o PC1, e abrimos o programa. Já não consegue ligar ao servidor porque as portas TCP e UDP estão configuradas para outro equipamento que assumiu o IP que o PC1 tinha no dia anterior, e neste momento, por exemplo, o PC1 tem o 192.168.1.11.

 

Voltamos à página do router. Mais um café. Vamos criar mais duas regras, ou alterar as primeiras regras criadas para o PC1. Mais um café. Primeira crise de identidade - o router não sabe distinguir um equipamento de um IP. Segunda crise, se alterarmos o IP original (192.168.1.4) para o novo (192.168.1.11) o router baralha-se, não consegue concluir a operação (mais um café!) ou cria IP’s sem nexo e temos 6 ou 7 regras com IP’s repetidos em várias linhas. Apagamos as regras e criamos tudo de novo para o PC1. Programa fica a funcionar bem no PC1. Repetimos o desligar e ligar e no dia seguinte voltamos ao mesmo. E assim interminavelmente.

 

Meus caros, isto tem que ser resolvido, por alguém que perceba minimamente de programação ao firmware do miserável router 4.0. É insustentável estar sistematicamente a criar regras e eliminando dia após dia. IP fixo não resolve nem é solução. O router tem que ser capaz de distinguir a porcaria dos equipamentos. Deveria haver uma forma de, independentemente do equipamento, portas específicas TCP e UDP estarem reencaminhadas, como qualquer outro reles router faz! Isto é absolutamente non-sense e dá vontade de meter o 4.0 na lareira.

 

Já li vários tópicos com problemas semelhantes, inclusive outros utilizadores a vincarem a sua indignação perante tal anormalidade. Tenho que criar 254 (x2) regras para toda a gama de IP’s possíveis que o PC1 possa adquirir? Francamente, tenham vergonha e apresentem uma solução.

Queiram ver a maravilha após editar o IP de 192.168.1.8 para 192.168.1.15

Há coisas fantásticas não há?

 


@Anacom devia banir NOS , apesar dos conhecidos problemas com que este e outros routers foram lançados aos clientes, o reconhecimento dos equipamentos a que se refere so sera possivel atraves dos respectivos MAC Address. Ora aqui, ou consegue fazer reserva de IP no router ou tera de configurar o IP manualmente no equipamento…

Ja agora, porque que IP fixo nao resolve?


Isso é tudo muito “bonito”, mas, tal como o tópico indica, o router tem um problema de identidade com os equipamentos. Simplesmente não assume o equipamento, mas sim o IP do mesmo, logo é cego quanto ao mac adress.

O IP fixo não resolve porque posso necessitar de levar o PC para outro lugar, outra rede, e precisa do DHCP, além de que, outro equipamento que entretanto se possa ter ligado, assuma esse mesmo IP. Logo, na prática, não é prático nem viável.


@Anacom devia banir NOS , bom... varios misunderstands.…

Vamos ao mais importante: Quando atribui IP (fixo) manualmente a um equipamento, esse IP tem de ser unico na rede, isto é, mais equipamento nenhum na rede deve estar configurado com o mesmo IP,  quer manualmente quer automaticamente pelo DHCP..

Assim, o IP deve estar fora do range de IPs que estao a ser atribuidos pelo servidor DHCP, extamente para evitar que "...outro equipamento que entretanto se possa ter ligado, assuma esse mesmo IP..."

​​​​


Certo, porém, com IP fixo, não consigo usufruir de outras funcionalidade da rede que necessito, seja um segundo router, seja o gateway que está parametrizado, etc… Além de que, vai na volta, tenho que eliminar a regra e criar novamente porque… o router tem uma crise de identidade. Por exemplo, atribuo o IP fixo 192.168.1.214. Defino as regras de TCP e UDP para esse .214. Durante uma semana funciona bem, mais uns dias e o router passa a dever uma de caixão à cova pois há conflito como se não tivesse lá regra alguma. ELIMINO as regras (feitas para 192.168.1.214) e crio novamente para esse mesmo IP e já funciona. (durante mais uns dias até ter que fazer novamente). Posto isto… reforço… este router tem um problema de identidade com os equipamentos.

 

Para mim é ridículo.


@Anacom devia banir NOS , apesar dos conhecidos problemas com que este e outros routers foram lançados aos clientes, ...

Ja agora, porque que IP fixo nao resolve?

Ja o tinha dito tambem... e dos problemas no acesso (apenas via web) e manutençao das configuraçoes...


Sim, e?

Existe um problema.

Várias pessoas expôem, apontam, registam, evidenciam e clarificam o problema.

Problema persiste.

Problema continua a persistir.

E história interminável.

E é por esta nódoa de serviço que se paga?


@Anacom devia banir NOS , essas sao perguntas que deve colocar ao operador. Como as respostas sao normalmente em privado e a fila é enorme... vou ali e ja volto ...:kissing:


Já fiz inclusive uma reclamação em loja em Novembro, até hoje….


Olá @Anacom devia banir NOS e @C24XXXX201

@Anacom devia banir NOS, lamentamos todo o transtorno causado :disappointed_relieved:.

Para que nos seja possível ajudar, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor.

Obrigada 


@Ana P. ,

Não é o facto de eu enviar o Nº de cliente ou o NIF do titular por mensagem privada que vão conseguir resolver a questão.

Se têm uma solução para o problema, indiquem-na neste tópico pfv. Caso contrário, um “não existe solução para o problema” era muito mais pedagógico e correcto do que a demagogia barata da atenção ao cliente com problemas que… vai continuar com esses mesmos problemas.


@Anacom devia banir NOS,

Para que nos seja possível verificar a situação e perceber o que podemos fazer para ajudar é mesmo necessário indicar-nos os dados solicitados. :sweat:

Obrigada


@Ana P. 

 

Mas o que há para perceber? O vosso router é uma nódoa, em que é que o fornecer os dados indicados vai invalidar esse facto?

 

Volto a frisar que se têm uma solução, indiquem-na e partilhem com a comunidade de utilizadores insatisfeitos, caso contrário não façam perder o meu tempo.


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