É com algum desagrado que tenho que expôr um problema que já deveria ter sido resolvido há demasiado tempo, mas dado o nível de incompetência desta operadora, já não é nada de inédito nem surpreendente. É o seguinte:
Router 4.0, Port Forwarding
Há vários computadores cá em casa, para exemplificar, vamos dar o nome de PC1, PC2, PC3.
Há um programa no PC1 que precisa de se ligar a um servidor, e esse programa necessita de portas TCP e UDP devidamente configuradas para funcionar.
Acedemos à página do router 4.0 (inserir delay neste passo, entre logar, AGUARDAR que carregue a miserável página do mesmo e acedermos ao campo que pretendemos, conseguimos tirar um café - não sei quem foi a ave rara que se lembrou de só ser possível aceder ao router com login via internet, claramente alguém que passou a vida a semear cebolo), vamos à Configuração Avançada e Port Forwarding. Seleccionamos a opção equipamento, PC1. Atente-se, ao seleccionarmos o PC1 ele assume o IP desse mesmo PC (por exemplo, o 192.168.1.4). Configuramos a regra TCP e a regra UDP. Inserir mais um café aqui. Guardamos e podemos correr o programa no PC1 sem grande problema de maior.
Desligamos o PC1, ligamos um tablet ou um telemóvel ou outro equipamento qualquer que se ligue ao francamente mau wi-fi do router 4.0.
No dia seguinte ligamos o PC1, e abrimos o programa. Já não consegue ligar ao servidor porque as portas TCP e UDP estão configuradas para outro equipamento que assumiu o IP que o PC1 tinha no dia anterior, e neste momento, por exemplo, o PC1 tem o 192.168.1.11.
Voltamos à página do router. Mais um café. Vamos criar mais duas regras, ou alterar as primeiras regras criadas para o PC1. Mais um café. Primeira crise de identidade - o router não sabe distinguir um equipamento de um IP. Segunda crise, se alterarmos o IP original (192.168.1.4) para o novo (192.168.1.11) o router baralha-se, não consegue concluir a operação (mais um café!) ou cria IP’s sem nexo e temos 6 ou 7 regras com IP’s repetidos em várias linhas. Apagamos as regras e criamos tudo de novo para o PC1. Programa fica a funcionar bem no PC1. Repetimos o desligar e ligar e no dia seguinte voltamos ao mesmo. E assim interminavelmente.
Meus caros, isto tem que ser resolvido, por alguém que perceba minimamente de programação ao firmware do miserável router 4.0. É insustentável estar sistematicamente a criar regras e eliminando dia após dia. IP fixo não resolve nem é solução. O router tem que ser capaz de distinguir a porcaria dos equipamentos. Deveria haver uma forma de, independentemente do equipamento, portas específicas TCP e UDP estarem reencaminhadas, como qualquer outro reles router faz! Isto é absolutamente non-sense e dá vontade de meter o 4.0 na lareira.
Já li vários tópicos com problemas semelhantes, inclusive outros utilizadores a vincarem a sua indignação perante tal anormalidade. Tenho que criar 254 (x2) regras para toda a gama de IP’s possíveis que o PC1 possa adquirir? Francamente, tenham vergonha e apresentem uma solução.