Header

A NOS partilha o mesmo ip publico e ficamos sem serviços , será isto legal?


Boa tarde , tenho em casa vários serviços que pretendo aceder , nomeadamente (DynDNS, NO-IP, DVR CFTV, VPN entre outros) e estou privado deles ,  penso que a NOS deverá repensar o método de acarinhar os clientes , o IP público conferido ao cliente NOS, atribui máscaras, ou endereços IPv4 privados, a cada um dos equipamentos conectados da casa do usuário, só que em grande escala. O CGNAT cria uma nova camada de NAT em grande escala bloqueando as conexões de entrada para o seu (DynDNS, NO-IP, DVR CFTV, VPN entre outros). penso que isto deveria ser informado ao cliente final, entretanto espero que me deem solução ao meu caso;

Cumprimentos


9 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

99% das pessoas não sabe nem do que fala, daí ninguém em nenhuma operadora lhe vai informar sobre nada disso.

Da parte da NOS questões tecnicas assim é sugerido que ligue para uma empresa de informática ( neste caso pcmedic 0,45cents/minuto) para elucidarem melhor.

Tem raźão 99% das pessoas não sabe o que fala, nem sabe com quem está a falar.

Reputação 7

Boa noite @Rui Manuel Bôto Mascarenhas,

Por favor detalhe de que forma ficou privado desses serviços.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, @Rui Manuel Bôto Mascarenhas 

Bem vindo ao Fórum NOS. Como sugerido pelo @Jorge C, detalhe-nos a sua situação.

Obrigado

Reputação 2

Vivam, o que Rui descreve é simples de explicar:

Desde de que o serviço de internet fixo é vendido pelos nossos operadores, a cada cliente residencial era atríbuido um endereço IP “público” (conhecido por todo o mundo) de forma dinamica.

Os IPs públicos permitem que a partir do exterior (de qualquer parte do mundo), quem soubesse este IP, pudesse aceder remotamente a serviços internos, exemplo sistemas de video vigilância ligados à rede, solar e outros sistemas, impressoras, qualquer coisa ligada na rede do cliente.

 

Aparentemente desde algum tempo atrás (pelo menos 4 meses) a NOS passou a atribuir, para acesso à internet fixo endereçamento reservado, que não é visivel a ninguem a não ser ao operador, que depois permitirá ao acesso do cliente à internet através da tradução deste endereço, para outro publico que por sua vez é partilhado por todos os demais clientes.

Como o Rui refere, CGNAT (Carrier Grade Network Address Translation).

Posso confirmar, da minha parte, que também já estou a ser alvo desta alteração (desde o ínicio deste ano)

 

Mais alguns exemplos do impacto que isto pode causar: plataformas de jogos online, que solicitam acesso a portos específicos vindos da internet até aos vossos computadores e consolas.

 

99% é capaz de não ter percebido exatamente do que Rui fala, mas certamente que seguem cegamente muitas das instruções destas plataformas de jogos, sistemas de IoT e demais, para assegurarem que conseguem ter o serviço completo que compraram.

Pelo andar da carruagem, eventualmente não irão poder mais cumprir com os requisitos destes fabricantes e produtos, e sem qualquer tipo de apoio possível, nem da parte da NOS (se não criar um serviço diferenciado) e muito menos do apoio destes fabricantes/produtos que cada um de nós compra na expectativa de que será possível usar a internet para gerir de forma inteligente os serviços e sistemas em casa, a partir de qualquer lado do mundo.

@Rui Manuel Bôto Mascarenhas, não sei se tens novidades sobre isto, mas partilho da mesma dificuldade que relataste à 4 meses atrás e gostaria de saber se conseguiste ter algum tipo de apoio que possa replicar do meu lado.

 

Abraço,

Carlos Santos

Reputação 7
Crachá +2

99% das pessoas não sabe nem do que fala, daí ninguém em nenhuma operadora lhe vai informar sobre nada disso.

Da parte da NOS questões tecnicas assim é sugerido que ligue para uma empresa de informática ( neste caso pcmedic 0,45cents/minuto) para elucidarem melhor.

 

Oh Guimas…. pelo amor da SANTA!

Ligar para a PCMEDIC ™ patrocinada pela NOS para esclarecer uma questão sobre os serviços NOS??? Mas o que é que uma empresa de assistência informática tem a ver com isto???

Por favor… não insultem os clientes!

Reputação 7
Crachá +2

Aparentemente desde algum tempo atrás (pelo menos 4 meses) a NOS passou a atribuir, para acesso à internet fixo endereçamento reservado, que não é visivel a ninguem a não ser ao operador, que depois permitirá ao acesso do cliente à internet através da tradução deste endereço, para outro publico que por sua vez é partilhado por todos os demais clientes.

Como o Rui refere, CGNAT (Carrier Grade Network Address Translation).

Posso confirmar, da minha parte, que também já estou a ser alvo desta alteração (desde o ínicio deste ano)

 

Uma coisa é certa… o meu IP público comunicado ao NO-IP não tem nada a ver com o IP público declarado pelo router…

 

Reputação 7
Crachá +2

Bem… depois de uma configuração de PF ao Router, não sei porque razão, o IP reportado ao NO-IP actualizou…

Tudo a funcionar correctamente no Router 5v2 HFC

PF para FTP Server configurado (ATENÇÃO AO BUG!!!)

Porta 21 aberta correctamente

BUG do ROUTER 5v2 HFC no que toca ao abrir REGRAS de PF: https://forum.nos.pt/app-nos-net-108/como-configurar-regras-de-port-forward-no-router-em-nosnet-pt-13802?postid=261475#post261475

 

Reputação 7
Crachá +6

Endereçámos a situação para que seja analisada e, por isso, estamos a verificar a mesma, @marcolopes
Assim que tenhamos feedback, partilharemos. 

Obrigado

Comentário