A NOS partilha o mesmo ip publico e ficamos sem serviços , será isto legal?
Boa tarde , tenho em casa vários serviços que pretendo aceder , nomeadamente (DynDNS, NO-IP, DVR CFTV, VPN entre outros) e estou privado deles , penso que a NOS deverá repensar o método de acarinhar os clientes , o IP público conferido ao cliente NOS, atribui máscaras, ou endereços IPv4 privados, a cada um dos equipamentos conectados da casa do usuário, só que em grande escala. O CGNAT cria uma nova camada de NAT em grande escala bloqueando as conexões de entrada para o seu (DynDNS, NO-IP, DVR CFTV, VPN entre outros). penso que isto deveria ser informado ao cliente final, entretanto espero que me deem solução ao meu caso;
Cumprimentos
Página 1 / 1
99% das pessoas não sabe nem do que fala, daí ninguém em nenhuma operadora lhe vai informar sobre nada disso.
Da parte da NOS questões tecnicas assim é sugerido que ligue para uma empresa de informática ( neste caso pcmedic 0,45cents/minuto) para elucidarem melhor.
Tem raźão 99% das pessoas não sabe o que fala, nem sabe com quem está a falar.
Boa noite @Rui Manuel Bôto Mascarenhas,
Por favor detalhe de que forma ficou privado desses serviços.
Obrigado
Boa tarde, @Rui Manuel Bôto Mascarenhas
Bem vindo ao Fórum NOS. Como sugerido pelo @Jorge C, detalhe-nos a sua situação.
Obrigado
Vivam, o que Rui descreve é simples de explicar:
Desde de que o serviço de internet fixo é vendido pelos nossos operadores, a cada cliente residencial era atríbuido um endereço IP “público” (conhecido por todo o mundo) de forma dinamica.
Os IPs públicos permitem que a partir do exterior (de qualquer parte do mundo), quem soubesse este IP, pudesse aceder remotamente a serviços internos, exemplo sistemas de video vigilância ligados à rede, solar e outros sistemas, impressoras, qualquer coisa ligada na rede do cliente.
Aparentemente desde algum tempo atrás (pelo menos 4 meses) a NOS passou a atribuir, para acesso à internet fixo endereçamento reservado, que não é visivel a ninguem a não ser ao operador, que depois permitirá ao acesso do cliente à internet através da tradução deste endereço, para outro publico que por sua vez é partilhado por todos os demais clientes.
Como o Rui refere, CGNAT (Carrier Grade Network Address Translation).
Posso confirmar, da minha parte, que também já estou a ser alvo desta alteração (desde o ínicio deste ano)
Mais alguns exemplos do impacto que isto pode causar: plataformas de jogos online, que solicitam acesso a portos específicos vindos da internet até aos vossos computadores e consolas.
99% é capaz de não ter percebido exatamente do que Rui fala, mas certamente que seguem cegamente muitas das instruções destas plataformas de jogos, sistemas de IoT e demais, para assegurarem que conseguem ter o serviço completo que compraram.
Pelo andar da carruagem, eventualmente não irão poder mais cumprir com os requisitos destes fabricantes e produtos, e sem qualquer tipo de apoio possível, nem da parte da NOS (se não criar um serviço diferenciado) e muito menos do apoio destes fabricantes/produtos que cada um de nós compra na expectativa de que será possível usar a internet para gerir de forma inteligente os serviços e sistemas em casa, a partir de qualquer lado do mundo.
@Rui Manuel Bôto Mascarenhas, não sei se tens novidades sobre isto, mas partilho da mesma dificuldade que relataste à 4 meses atrás e gostaria de saber se conseguiste ter algum tipo de apoio que possa replicar do meu lado.
Abraço,
Carlos Santos
99% das pessoas não sabe nem do que fala, daí ninguém em nenhuma operadora lhe vai informar sobre nada disso.
Da parte da NOS questões tecnicas assim é sugerido que ligue para uma empresa de informática ( neste caso pcmedic 0,45cents/minuto) para elucidarem melhor.
Oh Guimas…. pelo amor da SANTA!
Ligar para a PCMEDIC patrocinada pela NOS para esclarecer uma questão sobre os serviços NOS??? Mas o que é que uma empresa de assistência informática tem a ver com isto???
Por favor… não insultem os clientes!
Aparentemente desde algum tempo atrás (pelo menos 4 meses) a NOS passou a atribuir, para acesso à internet fixo endereçamento reservado, que não é visivel a ninguem a não ser ao operador, que depois permitirá ao acesso do cliente à internet através da tradução deste endereço, para outro publico que por sua vez é partilhado por todos os demais clientes.
Como o Rui refere, CGNAT (Carrier Grade Network Address Translation).
Posso confirmar, da minha parte, que também já estou a ser alvo desta alteração (desde o ínicio deste ano)
Uma coisa é certa… o meu IP público comunicado ao NO-IP não tem nada a ver com o IP público declarado pelo router…
Bem… depois de uma configuração de PF ao Router, não sei porque razão, o IP reportado ao NO-IP actualizou…
Tudo a funcionar correctamente no Router 5v2 HFC
PF para FTP Server configurado (ATENÇÃO AO BUG!!!)
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.