Skip to main content
Header
Resposta

A NOS está a atacada!?

• October 9, 2025
  • 5 comentários
  • 35 visualizações

Boa tarde, 

Há já 3 dias que alguém está a aceder ao meu equipamento (PC e Router) e não é possível aceder ao Router através da aplicação porque dá erro ao carregar a página. Entretanto os hackers conseguem aceder a tudo.

Existe algum update sobre esta situação?

Mais alguém está a experiênciar a mesma situação? 

Melhor resposta por João H.

Boa tarde ​@Jorge Florêncio,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação que descreve.

Por favor, partilhe connosco mais detalhes sobre o que o leva a concluir que os seus equipamentos se encontram comprometidos.

Para questões como esta, relacionadas com micro-informática, recomendamos o contacto com os nossos parceiros informáticos, a PC Medic, através do 16991.

Obrigado

5 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • October 9, 2025

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação que descreve.

Por favor, partilhe connosco mais detalhes sobre o que o leva a concluir que os seus equipamentos se encontram comprometidos.

Para questões como esta, relacionadas com micro-informática, recomendamos o contacto com os nossos parceiros informáticos, a PC Medic, através do 16991.

Obrigado

Olá boa noite ​@João H. ,

O que me leva a essa conclusão tem a ver com os seguintes factores;

1. Impossibilidade de aceder ao meu Router para mudar as credenciais de acesso quando detetei que alguém estava a aceder ao meu PC. Isto durante semanas. 

2. Ficheiros pessoais e de trabalho desaparecidos. 

3. Impossibilidade de realizar tarefas. Depois de bloquear sistemas Unix/Linux. A impossibilidade de aceder determinados sites como o da PJ. 

4. A existência de tráfego mesmo quando não ocorria nenhuma actividade no PC. 

5. A impossibilidade de enviar emails. 

Logo de seguida surge uma promoção para me levar à mudança de plano que obriga a mudar o Router. Quando neguei a troca vou a ver as velocidades de upload e download do Router eram de 1mb. Forçando à mudança. 

Agora e aproveitando esta oportunidade análise as chamadas que fiz a reportar o problema. Pode contactar-me para o efeito. Vai reparar que na última chamada esta foi interrompida e não foi pelo técnico de suporte, nem por mim. 

Os sistemas de segurança da NOS não protegem estas situações? E se protegem como se justifica esta situação? 

Obrigado pela atenção. 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 10, 2025

Agradecemos a sua mensagem.

O acesso ao router NOS é feito exclusivamente pela plataforma nosnet.pt. O acesso a esta plataforma é feita com os sus dados (e-mail e password) definidos para o efeito.

Caso o seu computador tenha sido comprometido, as credenciais nele guardadas, podem ser apropriadas por terceiros. Nesse sentido sugerimos que entregue o seu computador numa loja de informática para que possa ser analisado, pois estas questões são fora do âmbito de prestação de serviços NOS.

Não tendo acesso a nosnet.pt, por credenciais incorretas, sugerimos que aceda a my.nos.pt e recupere ou altere a sua password de acesso, pois esta é a mesma para as restantes plataformas NOS. Sugerimos que o faça através de um equipamento que considere não ter sido comprometido por virus ou malware. 

O acesso à my NOS é ainda feito com recurso a autenticação multifator, através de um SMS token enviado para o seu telemóvel, aumentando assim o nível de segurança.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Olá novamente ​@João H. 
Eu tenho noção disso e conforme tive oportunidade de apurar com a vossa equipa de suporte, mais pessoas tinham reportado o mesmo problema pois não conseguiam visualizar a configuração do router devido ao mesmo erro de indisponibilidade do serviço. O que é certo é que tinha um galaxy A14 conectado à minha rede mesmo com essas proteções todas. Note que nunca cedi credenciais a ninguém.

Tinha VPN da NORD e tinha antivirus instalado e mesmo assim com essas proteções todas isto aconteceu! A unica forma de isto acontecer é se alguém tivesse controlo do router!

Por isso pergunto como é que isto é possivel?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 10, 2025

Por vezes, o modelo de equipamento que aparece listado pode ser errado. Ainda assim, podemos sugerir que altere a password de acesso wlan, através da página nosnet.pt.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado