Exmos. Srs.
- Exas. estão diariamente, a cometer fraudes e, deveriam ser investigados, acusados e condenados! E os Vossos, clientes deveriam ser indemnizados.
Infelizmente, não vai acontecer, porque vivemos num pais chamado Portugal.
E passo a descrever, o mais detalhadamente possível, a razão da minha afirmação:
Percorro Portugal e Espanha, de Norte a Sul, diariamente. Nessas viagens, vai comigo um equipamento, comprado na Vossa loja do Norteshopping com dois cartões SIM. Um da rede NOS e outro da rede Vodafone.
Dessa forma, é possível testar o funcionamento das diferentes operadoras, desde: cobertura, velocidade de internet e tipo de rede (5G ou 4G).
E verifico o seguinte:
- Dizem V. Exas. quem tem a velocidade mais rápida na internet móvel em Porto e Lisboa, do que as outras principais capitais/cidades europeias. Bom, a minha experiencia, diz que isso é mentira. Eu em Espanha, praticamente em qualquer vila ou cidade, em roaming, consigo ter mais velocidade que na cidade do Porto. Inclusive, há zonas, no centro da cidade do Porto, bem como nos seus limites, zona de São Mamede de Infesta, centro de Gondomar (São Cosme) por exemplo, que tenho de alterar a rede no telemóvel para 4G, para conseguir ter internet. Deixei de viver no Porto a aproxidamente 3 anos e fui para o Furadouro, bem perto do Parque de Campismo do Furadouro. No Furadouro, o 5G, não funciona. E o 4G tem velocidade iguais quando a internet se ligava através de um router e uma linha telefônica. Velocidade inferiores ao ADSL. Troco a internert para a rede Vodafone, nos locais mencionados anteriormente, e por incrível que parece, funciona sem problema. Deveriam informar as coordenadas GPS, onde fizeram os testes, para que os Vossos clientes, possam confirmar a Vossa afirmação.
- Dizem que tem Portugal todo coberto… bom, estou a escrever neste momento, no Furadouro e… nuvens temos algumas, mas não são as nuvens do 5G da NOS. E como já referido acima, nem aqui e nem em muitos locais do Pais. Em que posso dar-vos mais exemplos que os acima. Onde tenho, constantemente, trocar a rede 5G para 4G, para conseguir ter dados móveis. E se fizer a viagem com Vodafone? Sim, nem sempre tenho 5G, mas não tenho que andar a trocar de velocidade, porque faz de forma automática E mais uma vez, uma publicidade a informar que a cobertura é total em todos os concelhos do pais, mas a onde? Em que parte dos concelhos? Qual a localização exata? É num edifício de 20 andares, bem lá em cima, junto a única antena 5G, daquele concelho?
Provavelmente, esta reclamação não vai dar em nada, não vão fazer o investimento necessário para melhorar, não vão compensar os Vossos clientes. Mas gostaria, que as pessoas aderissem em massa a esta reclamação, comentassem, divulgassem massivamente nas redes, a fim de evitar que mais gente fosse enganada por V. Exas. E que pena não termos um autoridade isenta que pudesse impugnar o Vosso funcionamento ou que obrigasse a compensar de forma clara os Vossos clientes, enquanto estas situações não fossem resolvidas definitivamente.
Preferia mil vezes as antenas HUAWEI, do que estas que compraram. Mais uma vez, as politiquices a meterem-se na economia. Outros assuntos, onde aqui não é o lugar para discutir.
Julgo que o meu contrato acaba no final do ano. E nessa altura, será o meu adeus a NOS e um olá a Vodafone. São muitos anos a reclamar, com respostas automáticas, chegou a altura de dar oportunidade a outros. Caso não funcione com a Vodafone, á que optar por outras operadores de outros países na EU, onde já é possível aderir ao tarifários deles e ter chamadas/sms/dados ilimitados em Portugal. Sei que posso vir a ter o mesmo problema, porque vou ter que usar uma das redes dos operadores em Portugal, mas os meus euros, o meu dinheiro, já não vai para vocês.
Atentamente
Pedro Castro