Skip to main content

Exmos. Srs.

1. Exas. estão diariamente, a cometer fraudes e, deveriam ser investigados, acusados e condenados! E os Vossos, clientes deveriam ser indemnizados. 

Infelizmente, não vai acontecer, porque vivemos num pais chamado Portugal. 

E passo a descrever, o mais detalhadamente possível, a razão da minha afirmação:

Percorro Portugal e Espanha, de Norte a Sul, diariamente. Nessas viagens, vai comigo um equipamento, comprado na Vossa loja do Norteshopping com dois cartões SIM. Um da rede NOS e outro da rede Vodafone.

Dessa forma, é possível testar o funcionamento das diferentes operadoras, desde: cobertura, velocidade de internet e tipo de rede (5G ou 4G).

E verifico o seguinte:

• Dizem V. Exas. quem tem a velocidade mais rápida na internet móvel em Porto e Lisboa, do que as outras principais capitais/cidades europeias. Bom, a minha experiencia, diz que isso é mentira. Eu em Espanha, praticamente em qualquer vila ou cidade, em roaming, consigo ter mais velocidade que na cidade do Porto. Inclusive, há zonas, no centro da cidade do Porto, bem como nos seus limites, zona de São Mamede de Infesta, centro de Gondomar (São Cosme) por exemplo, que tenho de alterar a rede no telemóvel para 4G, para conseguir ter internet. Deixei de viver no Porto a aproxidamente 3 anos e fui para o Furadouro, bem perto do Parque de Campismo do Furadouro. No Furadouro, o 5G, não funciona. E o 4G tem velocidade iguais quando a internet se ligava através de um router e uma linha telefônica. Velocidade inferiores ao ADSL. Troco a internert para a rede Vodafone, nos locais mencionados anteriormente, e por incrível que parece, funciona sem problema. Deveriam informar as coordenadas GPS, onde fizeram os testes, para que os Vossos clientes, possam confirmar a Vossa afirmação.

• Dizem que tem Portugal todo coberto… bom, estou a escrever neste momento, no Furadouro e… nuvens temos algumas, mas não são as nuvens do 5G da NOS. E como já referido acima, nem aqui e nem em muitos locais do Pais. Em que posso dar-vos mais exemplos que os acima. Onde tenho, constantemente, trocar a rede 5G para 4G, para conseguir ter dados móveis. E se fizer a viagem com Vodafone? Sim, nem sempre tenho 5G, mas não tenho que andar a trocar de velocidade, porque faz de forma automática E mais uma vez, uma publicidade a informar que a cobertura é total em todos os concelhos do pais, mas a onde? Em que parte dos concelhos? Qual a localização exata? É num edifício de 20 andares, bem lá em cima, junto a única antena 5G, daquele concelho? 

Provavelmente, esta reclamação não vai dar em nada,  não vão fazer o investimento necessário para melhorar,  não vão compensar os Vossos clientes. Mas gostaria, que as pessoas aderissem em massa a esta reclamação, comentassem, divulgassem massivamente nas redes, a fim de evitar que mais gente fosse enganada por V. Exas. E que pena não termos um autoridade isenta que pudesse impugnar o Vosso funcionamento ou que obrigasse a compensar de forma clara os Vossos clientes, enquanto estas situações não fossem resolvidas definitivamente.

Preferia mil vezes as antenas HUAWEI, do que estas que compraram. Mais uma vez, as politiquices a meterem-se na economia. Outros assuntos, onde aqui não é o lugar para discutir.

Julgo que o meu contrato acaba no final do ano. E nessa altura, será o meu adeus a NOS e um olá a Vodafone. São muitos anos a reclamar, com respostas automáticas, chegou a altura de dar oportunidade a outros. Caso não funcione com a Vodafone, á que optar por outras operadores de outros países na EU, onde já é possível aderir ao tarifários deles e ter chamadas/sms/dados ilimitados em Portugal. Sei que posso vir a ter o mesmo problema, porque vou ter que usar uma das redes dos operadores em Portugal, mas os meus euros, o meu dinheiro, já não vai para vocês.

Atentamente

Pedro Castro

A cobertura da rede é o que é, há locais com melhor cobertura e outros com menos. O investimento vai sendo feito mas não é por isso que seja fraude ou tenha de haver algum tipo de compensação. Se achas que outra operadora tem melhor cobertura no sitio onde precisas então é mudar e pronto.

A cobertura da rede é o que é, há locais com melhor cobertura e outros com menos. O investimento vai sendo feito mas não é por isso que seja fraude ou tenha de haver algum tipo de compensação. Se achas que outra operadora tem melhor cobertura no sitio onde precisas então é mudar e pronto.

Concordaria com o seu comentário se, a NOS, nao o afirma-se nas sua campanhas publicitárias, onde diz e cito:

"Previsão para o verão: País coberto

A rede móvel 5G mais rápida do país já cobre todos os concelhos de Portugal"

Na minha opinião, cobrir um concelho, não é cobrir  1m2, desse concelho.

Além de que, se eu pago quase 40€/mês, para ter internet ilimitada e velocidade próxima de 1GB, deveriam garantir o cumprimento desse serviço, numa larga área do país.

Porque senão, que sentido faz venderem um tarifário se não consegue cumprir os seus requisitos, pelos menos, em 95% da área das principais cidades do país.

Cito, o que está escrito na pagina da NOS, relativamente ao meu tarifário:

"Sem Limites Max 5G

Para ver vídeos em 4K, fazer downloads e comunicar sem preocupações.

Dados min/sms Ilimitado

Velocidade Velocidad máxima disponível

Acesso 5G Incluído"

Cumprem? A meu ver, claramente que não...

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho e partilha @Pcostelha..

Partilhe connosco caso sinta falhas na cobertura ou degradação da qualidade de rede em locais específicos, para que possamos endereçar junto das equipas NOS responsáveis.

Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Eu já envie inclusive imagens com a localização e a referência da antena, várias vezes, nos quais foram sempre ignorados por V. Exas. Mas vou voltar a fazer...

Boa tarde @Pcostelha,

Agradecemos a suja mensagem.

Enviou para que destinatário? 

Apenas necessita de partilhar o código postal completo da zona connosco, através desta via.

Obrigado

3060-999 Mealhada

Só tive NET porque mudei, manuales, de 5G para 4G

De momento, e infelizmente, não conseguimos confirmar a cobertura pretendida, @Pcostelha

Assim, para podermos ajudar, precisamos de endereçar a sua questão à equipa que o pode fazer e contactá-lo. Deste modo, para o fazermos, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de contribuinte e o número de telemóvel para o perfil @Fórum
Obrigado,

2400-488 Leiria bem perto do centro Só tem 4G

Recebemos a sua mensagem, @Pcostelha

Vamos responder o mais rápido que nos for possível. 
Obrigado, 

4460-327 Matosinhos 

5G a velocidade de 4G

4G a velocidade de 3G

Boa tarde, @Pcostelha

A nossa equipa especializada vai entrar em contacto consigo com a maior brevidade possível.
Obrigado pela sua compreensão,

Na ultima chamada que recebi do departamento técnico da NOS, informaram que nesta localidade 3880-366 Ovar, local onde originou a minha reclamação, que, efectivamente, tinham detectado uma anomalia e que os técnicos já estavam a reparar. E que até ao final do dia, o problema ficava resolvido.

Bom... não ficou!!! Não estou admirado! 

Conforme se pode verificar nas imagens abaixo, 5G não existe e 4G tem velocidades inferiores ao ADSL.

E a publicidade de cobertura total, continua em todos os meios de informação... 

Esqueci me de mencionar que, a última chamada, foi há mais de 7 dias…

Daí para cá, nunca mais ninguém contactou!

Boa tarde @Pcostelha,

Agradecemos o seu testemunho e partilha.

Reportámos o seu alerta internamente, para que possa ser alvo da melhor apreciação pelas equipas NOS resposáveis.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Desta vez, não é uma reclamação mas sim um pensamento/questão…

O meu serviço está contratado para velocidades até 1Gb/s. Nunca encontrei um local com essas velocidades. Talvez defeito meu…

Mas, estando eu, no coração da cidade do Porto, julgo que, deveria ter velocidades bem acima de 244Mbps. Talvez próximas de 1Gb/s.

Afinal, estamos a falar do centro, da 2° maior cidade do país.

Boa tarde, @Pcostelha 

Agradecemos a sua mensagem.

Tem disponível aqui informações detalhadas sobre a velocidade anunciada, velocidade máxima, velocidade normalmente disponível e velocidade mínima do serviço de acesso à Internet móvel (secção 3).

Recordamos que,  de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança e a qualidade da utilização do serviço, a NOS poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade do serviço de Internet (secção 4). 

Obrigado

Ao ler o seu comentário, fiquei a pensar em duas situações:

• A NOS tem os melhores equipamentos de mercado mas, tem excesso de clientes e por isso tem que, e passo a citar “ de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança e a qualidade da utilização do serviço, a NOS poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade do serviço de Internet (secção 4). Visto que a situação que reclamo, já acontece à vários meses.
  • Ou os equipamentos são de marcas/modelos de pouca qualidade e, claramente não tem a capacidade desejada para assegurar o bom serviço aos seus clientes.

Em conversa com amigos, que tem a mesma dificuldade que eu, lembramos nos de um assunto que nos ocorreu a quando a apresentação dos novos equipamentos Iphone da Apple e dos da Huawei.

Claramente a Huawei, será, talvez, pelo menos, na área das telecomunicações, a empresa mais avançada tecnologicamente (a titulo de exemplo, basta ver as diferenças do novo Iphone 16 e do novo Huawei Mate XT), e será que este meu problema, por acaso, está relacionado com as trocas das Vossas antenas HUAWEI, por outras, para cumprir a diretiva europeia? 

Que marcas estão a usar? Será que estão a usar marcas de baixa qualidade para reduzir o prejuízo deste serviço gigantesco técnico que tem de fazer?

Os Vossos clientes não tem culpa de determinadas decisões politicas. 

Penso que o comentário do moderador, tenha a ver com o facto de que as velocidades máximas são de 300Mbps em internet móvel.

Penso que o comentário do moderador, tenha a ver com o facto de que as velocidades máximas são de 300Mbps em internet móvel.

Para adesões posteriores a 01.04.2024.

A minha adesão, já foi em dezembro de 2022.

E, se o Sr. Olaf, pesquisar no site da NOS, no meu tarifário, Sem Limites Max 5G, agora está escrito que é a velocidade máxima disponível. Mas antes, estava "velocidades até 1gb".

De qualquer forma, a NOS, não está a cumprir o artigo nr. 2 acima porque, o meu tarifário é ilimitado! E lá diz e cito, "...excepto ilimitados,"

Mas obrigado pela sua colaboração. Era necessário que mais pessoas interviessem para ajudar a melhor o serviço que nos é prestado.

Não fez nenhuma alteração entretanto? 

Se não está a cumprir quando responderem, peça para rescindir. 

Não! Desde da data de início de contrato, a única alteração, foi a aquisição de um.novo telemóvel, pelo facto do anterior ter avariado.

E o novo telemóvel, foi adquirido numa loja da NOS, no NorteShopping.

Julgo que, todos os equipamentos que são vendidos nas lojas oficiais NOS, estão de acordo com os padrões/características necessárias para operar na rede NOS.

Essa foi uma das razões para adquirir o telemóvel numa loja oficial da NOS!.

Para o sr. Olaf ter a ideia do meu desespero, veja as velocidades que tenho neste momento a 4G e a 5G. 

Nem pesquisar uma página da NET ou ver um video do YouTube eu posso. Acha isto admissível?

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e partilha @Pcostelha.

Verificámos que após endereçado este tema, foi contactado por uma equipa NOS especializada.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e partilha @Pcostelha.

Verificámos que após endereçado este tema, foi contactado por uma equipa NOS especializada.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Por favor informe, qual é a data do último contacto?

Viu o meu post de á dois atrás? Já passou mais de uma semana desde do último contacto!

Boa tarde @Pcostelha,

Pelo que confirmamos foi identificada uma congestão de rede no local em que se encontra, pelo que trabalhos estão a ser realizados a fim de melhorar o acesso.

Foi informado desta situação? 

Neste caso, será necessário que aguarde até conclusão das manutenções de forma a que o normal acesso seja restabelecido.

Obrigado

Boa tarde @Pcostelha,

Pelo que confirmamos foi identificada uma congestão de rede no local em que se encontra, pelo que trabalhos estão a ser realizados a fim de melhorar o acesso.

Foi informado desta situação? 

Neste caso, será necessário que aguarde até conclusão das manutenções de forma a que o normal acesso seja restabelecido.

Sim, fui informado dessa situação, no dia 6 de setembro e que, até ao final do dia, esse problema ficava resolvido.

Ainda não foi resolvido?

Comentário