Venho expor publicamente uma situação absolutamente inaceitável relacionada com o meu serviço NOS, que permanece sem internet fixa e televisão há 6 dias, sem qualquer resolução efetiva ou prazo concreto apresentado.
A avaria foi devidamente reportada desde o primeiro dia (27 de maio). Um técnico deslocou-se ao local e confirmou que se trata de uma avaria externa, causada por um cabo solto num poste na via pública. No entanto, para minha surpresa, a avaria foi posteriormente marcada como resolvida no sistema sem qualquer intervenção real no local.
Entretanto, ao contactar a linha de apoio, fui informada de que o serviço teria sido restabelecido às 05h02 da manhã, o que é manifestamente falso. Além disso, indicaram-me incorretamente que o problema seria interno, o que foi novamente desmentido por outro técnico que se deslocou à minha residência dias depois.
Esse segundo técnico confirmou novamente que:
- Não houve qualquer reparação exterior
- O problema se mantém exatamente igual
- A responsabilidade é da rede externa
Estamos, portanto, perante um caso de informação incorreta ao cliente e encerramento indevido de avaria.
Para agravar a situação:
- Existem cabos soltos na via pública, suspensos e em movimento
- Estes cabos representam risco real para pessoas, veículos e crianças
- Chegam a impedir vizinhos de sair das garagens com segurança
- A situação já foi reportada várias vezes e continua sem qualquer intervenção
Adicionalmente, o contacto com o apoio ao cliente tem sido extremamente frustrante:
- Chamadas frequentemente desligadas
- Dificuldade em falar com assistentes
- Informação contraditória e sem utilidade
- Justificação recorrente de que o sistema está “indisponível”
Importa ainda referir que nesta habitação se encontram quatro pessoas em teletrabalho, sendo que a solução de dados móveis fornecida é totalmente insuficiente devido à fraca cobertura na zona, não substituindo o serviço contratado, que continua a ser cobrado na totalidade.
Já recorri à Provedoria NOS, que, surpreendentemente, considerou esta situação dentro da normalidade, mesmo ao fim de vários dias sem serviço e sem qualquer previsão de resolução.