Skip to main content
Header

Venda Abusiva a Idosos Especialmente Vulneráveis

• September 14, 2025
  • 5 comentários
  • 33 visualizações

Um familiar idoso (78 anos) foi recentemente contactado pela NOS e, através de uma prática insistente, agressiva e abusiva, foi levado a subscrever um pacote mais caro, com nova fidelização de 24 meses, quando não tinha solicitado qualquer alteração ao contrato.

Inclusive, 'impingiram' (é o único termo que me ocorre) dois cartões de telemóvel (ficou com 3) quando a pessoa pouco usa 1. 

Este tipo de comportamento é indigno e devia envergonhar a empresa e todos os que nela trabalham. Aproveitar-se da vulnerabilidade de pessoas idosas para as obrigar a contratar serviços que sabem que elas não necessitam é desleal e roça a utilização de técnicas de engenharia social semelhantes às usadas por burlões em esquemas de fraude.

Já foi feita reclamação no Livro de Reclamações Eletrónico e à Provedoria. Partilho aqui para que outros consumidores estejam atentos e para que a NOS assuma a gravidade destas práticas.

5 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 14, 2025

Boa tarde, ​@Jorgemcs73 

Não nos revemos no género de prática que descreve. No entanto, e uma vez que indica que já endereçou a situação à provedoria é necessário aguardar o nosso contacto. 
Obrigado,

• Autor
  • Megabyte
  • September 14, 2025

Boa tarde ​@Mário P.  

Acredito que não se reveja neste tipo de comportamento odioso, assim como acredito que todos os trabalhadores sérios da empresa rejeitem este tipo de conduta, que vos deve envergonhar a todos, estou certo. Sou cliente NOS há mais de 20 anos, o meu familiar aderiu à NOS por minha recomendação e não esperava que numa empresa com a dimensão da NOS situações como estas viessem a ocorrer.

Lamento profundamente que tenha acontecido.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 14, 2025

Nós também e, por isso, acreditamos que a provedoria NOS e reunindo todas as condições tomará a melhor decisão para ajudar quanto à situação, ​@Jorgemcs73

Infelizmente, e como a situação foi já endereçada, não conseguimos intervir. 

Querendo, e após tratamento da sua reclamação, partilhe connosco o desfecho da mesma.
Obrigado, 

• Autor
  • Megabyte
  • September 17, 2025

Atualização:
A NOS já atuou, assumindo e lamentando o sucedido. Foi encontrada uma solução favorável para o problema, pelo que a questão está agora resolvida.
Agradeço a quem ajudou a dar visibilidade ao caso e reforço a importância de estarmos atentos a práticas comerciais que possam prejudicar os consumidores, especialmente os mais vulneráveis.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 17, 2025

Boa tarde ​@Jorgemcs73,

Agradecemos a partilha do seu testemunho com a connosco.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado