Header

Transferência de residência - sem resposta/resolução


Venho por este meio expor toda a situação relacionada com o meu pedido de alteração de residência à operadora NOS Comunicações, S.A., para caso vos tenha sucedido o mesmo puderem pfv partilhar como resolveram a situação, uma vez que eu já não tenho mais ideias.

No passado dia 7 de dezembro solicitei a alteração de morada de residência, tendo alertado que a nova morada se tratava de um prédio novo, com dois andares independentes, que não possuía ainda rede de comunicações externa. Inclusivamente questionei nessa mesma chamada se não deveria ser enviada uma equipa técnica ao local para verificar todas as ligações necessárias de serem efetuadas, antes da visita do técnico que faz a ligação final, no interior do prédio para casa.
Nas 3 chamadas que efetuei para reforçar este tema, em todas elas me foi sempre dada a mesma resposta, de que o técnico que viria a minha casa no dia 16 de dezembro entre as 9h30 e as 13h, tinha todos os meios para efetuar a ligação.
Não obstante a minha insistência neste tema, acabei por aceitar a resposta que me deram.
No passado dia 16 de Dezembro, às 9h30, o técnico Miguel Mira chegou à nova morada e imediatamente identificou e constatou que não poderia fazer nada, uma vez que o prédio não possui ainda rede de comunicações externo, reforço que isto era algo para o qual alertei por 3 vezes esta operadora e de que nada serviu.
O técnico Miguel Mira reportou, segundo indicou, toda a situação à equipa técnica por telefone à minha frente, e foi-me dito que eu deveria contactar a linha de apoio ao cliente para pedir e requisitar o agendamento de uma visita da equipa técnica para colocação do sistema de comunicações externo.
Assim sendo, no dia 16 de dezembro por volta das 10h30 entrei em contacto com o departamento de apoio ao cliente, e falei com Filipa Morais, que prontamente me indicou que até às 14h34 desse mesmo dia, eu iria ser contactada pelo departamento de mudança de morada para agendar a visita da equipa técnica que iria instalar a rede de comunicações externa, e que isso seria feito ainda durante o fim de semana, no mesmo dia ou no dia seguinte. Após passar a hora indicada e sem ter recebido nenhum contacto por parte da operadora, entrei novamente em contacto com o departamento de apoio ao cliente/área técnica. Fui atendida pela Joana Silva, à qual expus toda a situação e que aguardava o contacto para agendamento, e de uma forma distante, impessoal e quase em “tom gozo” esta colaboradora indicou-me que era impossível a colega Filipa Morais ter-me dado essas indicações uma vez que o departamento de mudança de morada não trabalhava ao sábado, nem ao domingo. E que, dessa forma eu teria de aguardar até 2ªf (dia 19) para ser contactada. Por quem e com que fim ela não me soube indicar, reforçando apenas que não podia ajudar mais.
No final dessa chamada liguei imediatamente para o departamento de rescisão de contratos, tendo falado com a Cristina Nogueira, a quem mais uma vez tive de reportar/detalhar toda a situação. Esta colaboradora apresentou as suas desculpas em nome da NOS, e pediu-me para aguardar para puder ver internamente o que se estaria a passar e como poderia resolver a situação. O resultado final foi o mesmo: zero!
Foi-me indicado que nada mais poderiam fazer, uma vez que teria mesmo de aguardar o contato pelo departamento de mudança de morada, na 2ªf de manhã (dia 19dez).
Hoje aguardei até à hora de almoço por esse contacto, e uma vez que ele não aconteceu no período indicado, efetuei novamente um contacto para a linha de apoio, tendo sido atendida pela Sandrina Rodrigues. Após consultar o meu processo, prontamente me indicou que a informação que dispunha era que não era possível a colocação do serviço.
Igualmente prontamente lhe respondi que isso era impossível, porque quando iniciei vinculo contratual, à cerca de 1 ano atrás, foi-me confirmado que na nova morada existia fibra, sendo apenas necessário a intervenção da equipa técnica para instalação do sistema de comunicações externo, uma vez que se tratava de um prédio novo.
A colaboradora foi-se informar e voltou com a indicação de que afinal a informação que tinha era de que estava tudo ok. Ao que perguntei o quê, em concreto. Foi-me indicado que a indicação era de que a casa estava pronta para receber o serviço. Após insistência da minha parte, a indicar que por ser um prédio novo, seria necessário a instalação do sistema de comunicações externa, a colaboradora em questão solicitou à equipa técnica esse agendamento. Por volta das 18h de hoje recebi a indicação desta mesma colaboradora de que a equipa técnica continuava a não perceber o que se pretendia e a indicar de que a nova morada estava operacional para se instalar o serviço. Claramente não perceberam a informação passada. Mais uma vez me foram apresentadas desculpas, que sinceramente nesta fase de pouco ou nada me adiantam, e me foi pedido que aguardasse durante o dia de amanhã por um contacto da parte técnica.
Imediatamente entrei em contacto com o departamento de rescisão de contrato, tendo falado com Verónica Sousa, para mais uma vez demonstrar o meu desagrado e incredulidade pela incompetência, falha de comunicação e desprezo para comigo. E a informar que nestas condições não estava interessada em continuar como cliente NOS, uma vez que já estava saturada de toda esta situação, para além dos danos profissionais e pessoais que a situação em si acarreta, uma vez que já estou a residir na morada nova e não posso usufruir de nenhum dos serviços de telecomunicações, que tenho contratado. A indicação que me foi dada é que caso o fizesse teria de liquidar o valor remanescente do contrato em vigor, o que me parece no mínimo ridículo e inadmissível uma vez que neste momento reúno todas as condições para rescindir por justa causa o contrato em vigor.
Vejamos portanto o ridículo da situação: a NOS Telecomunicações não consegue nem tem capacidade (ou competência/vontade) para resolver a situação, para me disponibilizar os serviços pelos quais estou a pagar, e que solicitei apenas que fossem transferidos para a nova morada. E simultaneamente não aceita/admite que eu possa rescindir o contrato uma vez que não me resolvem o problema. Obviamente que manifestei o meu desagrado a esta colaboradora que tratou de averiguar a situação, e que ela própria acabou (mais uma vez) por me apresentar as suas desculpas por esta embrulhada e confessar que ela própria não tinha explicação/justificação para a situação em questão. Mas melhor ainda, tinha a indicação em sistema de que o assunto estava resolvido e que seria só agendar a visita do técnico.
Portanto o ponto de situação neste momento é este, tenho novamente que aguardar amanhã (ou nunca) para ser novamente contactada pela área técnica, que irá (supostamente) agendar a vinda de um técnico, que à semelhança do que veio no passado sábado, nada irá puder fazer uma vez que o meu prédio continua sem sistema de comunicações externo. Ou seja, irei ter de perder mais um período de tempo profissional para receber este técnico, quando a NOS se dignar a fazê-lo, para resolver absolutamente nada.
Após as inúmeras tentativas de resolução deste assunto, com diversos departamentos, e sem nenhuma solução à vista, sinceramente já não sei muito mais o que fazer que não seja dirigir-me a uma loja NOS, entregar os equipamentos que tenho em minha posse e avançar com um processo judicial contra esta entidade por toda a má gestão, falta de boa-fé e transparência com que tem tratado este assunto desde o inicio. O meu desejo é de facto que se apurem responsabilidades, que se retifiquem processos e que esta situação não volte a acontecer com mais nenhum atual ou novo cliente. Sendo obviamente o meu desejo e recomendação de que ninguém subscreva os serviços da NOS Comunicações, S.A.

18 Comentários

...Vejamos portanto o ridículo da situação: a NOS Telecomunicações não consegue nem tem capacidade (ou competência/vontade) para resolver a situação, para me disponibilizar os serviços pelos quais estou a pagar, e que solicitei apenas que fossem transferidos para a nova morada. E simultaneamente não aceita/admite que eu possa rescindir o contrato uma vez que não me resolvem o problema. ...
Independentemente da razao que lhe assiste na forma como o processo de instalaçao na nova morada esta a ser conduzido (melhor dizendo: nao esta a ser conduzido!) nao deve misturar alhos com bugalhos...
O operador continua por certo a fornecer os serviços pelos quais esta a pagar e que constam do contrato em vigor para aquela morada.

Alertas ANACOM - cumprimento de contratos e obrigações por mudança de morada
"Sabe que mudar de morada implica alterar o seu contrato com o operador de telecomunicações?
A morada de instalação do serviço faz parte do contrato.
Mudar de morada implica alterar o contrato ou celebrar um novo e é necessário chegar a acordo com o operador.
Se o operador lhe conceder vantagens, como a oferta do valor da nova instalação, pode ficar sujeito a uma nova fidelização.
Se optar por cancelar o contrato e não chegar a acordo com o operador sobre as condições em que o pode fazer, recorra aos Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo.
"
A questão é que não continua a fornecer os serviços porque não tenho acesso a eles. Na morada antiga já desligaram o sinal e na nova ainda não vieram efetuar a ligação.
Ou me escapou esse facto no longo texto inicial ou nao fez referrencia a que o desligamento ja tinha ocorrido na morada inicial. O que alias, acho muito estranho que assim tenha ocorrido, mas... ja vi tanta coisa, que nao me espanta nada mais esta.
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @Joana Vilarinho, bem-vinda ao Fórum NOS.

Queremos ajudá-la a resolver esta situação, mas como se trata de uma questão técnica, referente ao seu serviço, deve ligar para as nossas Linhas de Apoio disponíveis aqui. Como já o fez, e no caso de já haver uma ação de resolução a decorrer, sugerimos que aguarde o nosso contacto.
Cara Carolina V., agradeço as sua amáveis palavras e sua vontade de me ajudar.
Mas à semelhança de todos os seus colegas de todos os outros departamentos que fazem parte da vossa entidade, já não tenho quaisquer expectativas que esta situação seja resolvida, porque não querem ou simplesmente não têm capacidade para o fazer.

O ponto de situação atual é o seguinte: No dia de hoje fui novamente contactada pelo departamento de transferência de morada, pela colaboradora Sandrine Rodrigues, que me indicou que o departamento de assistência técnica confirmou que a equipa técnica afinal sim sabe que é necessário instalar a rede de comunicações externa no meu prédio, mas nada mais disseram, sobre quando o podem vir fazer, apesar de já lhes ter sido solicitada essa informação por diversas vezes.

Portanto diga me sinceramente o que posso eu esperar da vossa parte? Nada, certo?

Obrigada pela sua atencao!
Boa tarde. Li a sua exposição, e revejo-me nela, e conheço mais alguém assim. Vim da tv cabo para a NOS e estava satisfeito, mas agora desiludiu-me imenso, porque a MEO já resolveu o problema dos seus clientes, e da NOS dizem que estão muito empenhados, mas não passamos disto. Estou disposto a mudar para a MEO, mas estou fidelizado na NOS. Pergunto: se já resolveu o problema e como?

Obrigado (meu contacto 9XXXXXXXX)
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @Fonseca, bem-vindo ao Fórum NOS.

Queremos ajudá-lo. No entanto, como é uma situação referente à sua conta de serviço, para percebermos o que se passa, precisamos que nos ligue, por favor. Saiba aqui quais as linhas de apoio disponíveis.

Incrível que, dois anos após, a NOS continue cometendo os mesmos erros na comunicação com os clientes, pois na minha opinião é simplesmente assim, os atendentes são instruídos a dizer coisas, ou vender coisas, que não são viáveis.  Onde está aquela questão onde o cliente vem em primeiro lugar?

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Juliana T

Pedimos que nos detalhe melhor a sua situação para a podermos ajudar, por favor. 

Obrigada

Olá @Juliana T

Pedimos que nos detalhe melhor a sua situação para a podermos ajudar, por favor. 

Obrigada

Enviei mensagem no privada, mas a situação é semelhante a da cliente acima.

Reputação 7
Crachá +5

@Juliana T Boa tarde, mudou ou vai mudar de residência e pretende  a instalação dos mesmos serviços na sua nova morada ?

@Juliana T Boa tarde, mudou ou vai mudar de residência e pretende  a instalação dos mesmos serviços na sua nova morada ?

Já mudei e gostaria de algum serviço, o mesmo da morada anterior ou não, não me importo inclusive de pagar a mais, porque eu já necessitava de melhorias no pacote, mas me informaram que devo aguardar o contato/instalação na nova morada, para alterar o pacote, no momento não tenho nenhum e nem previsão.

Reputação 7
Crachá +5

@Juliana T Boa tarde, mudou ou vai mudar de residência e pretende  a instalação dos mesmos serviços na sua nova morada ?

Já mudei e gostaria de algum serviço, o mesmo da morada anterior ou não, não me importo inclusive de pagar a mais, porque eu já necessitava de melhorias no pacote, mas me informaram que devo aguardar o contato/instalação na nova morada, para alterar o pacote, no momento não tenho nenhum e nem previsão.

É necessário saber qual o pacote que tinha na morada anterior, se era serviço por satelite ou por cabo e é necessário saber qual o serviço comportado na nova morada. Faça um teste de cobertura para se saber qual o serviço disponível  na nova morada (ou  comunique a sua nova morada aos moderadores e eles farão o teste) aqui: https://www.nos.pt/particulares/pacotes/todos-os-pacotes/Paginas/Cobertura-NOS.aspx após ser conhecido o serviço disponível, pode aceitar a ajuda dos moderadores do Fórum  NOS que encaminharão a sua pretensão para o departamento competente após terem conhecimento do seu numero de cliente NOS ou NIF. Deve enviar os seus dados por MENSAGEM PRIVADA para o perfil @Fórum  e aguardar ser contactada. 

@Juliana T Boa tarde, mudou ou vai mudar de residência e pretende  a instalação dos mesmos serviços na sua nova morada ?

Já mudei e gostaria de algum serviço, o mesmo da morada anterior ou não, não me importo inclusive de pagar a mais, porque eu já necessitava de melhorias no pacote, mas me informaram que devo aguardar o contato/instalação na nova morada, para alterar o pacote, no momento não tenho nenhum e nem previsão.

É necessário saber qual o pacote que tinha na morada anterior, se era serviço por satelite ou por cabo e é necessário saber qual o serviço comportado na nova morada. Faça um teste de cobertura para se saber qual o serviço disponível  na nova morada (ou  comunique a sua nova morada aos moderadores e eles farão o teste) aqui: https://www.nos.pt/particulares/pacotes/todos-os-pacotes/Paginas/Cobertura-NOS.aspx após ser conhecido o serviço disponível, pode aceitar a ajuda dos moderadores do Fórum  NOS que encaminharão a sua pretensão para o departamento competente após terem conhecimento do seu numero de cliente NOS ou NIF. Deve enviar os seus dados por MENSAGEM PRIVADA para o perfil @Fórum  e aguardar ser contactada. 

Obrigada.  Já foi feito tudo isto, na minha morada anterior eu tinha fibra, na nova disseram que não tinha e que teria que ser satélite.  O técnico foi até lá e disse que satélite não poderia ser por ser condomínio e que era possível e simples a instalação via cabo.  Pedi essa instalação e estou aguardando há 10 dias o contato para esse agendamento.  Também já enviei mensagem privada para o Forum, 2 e-mails e telefono todos os dias para a operadora, mas não tem previsão, dizem que eles não tem disponibilidade de data para instalar.  O curioso é que quando era satélite, quiseram até mesmo antecipar a visita.

Reputação 7
Crachá +5

@Juliana T Parece ser conveniente obter uma resposta por parte dos moderadores, porque se na sua nova morada há satélite, mas, seria possível instalar por cabo, mas, nem por cabo nem por satélite é feita a instalação, deve insistir com a moderação do Fórum para esclarecimento da situação.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Juliana T
Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. 

Para podermos ajudar, como indicado por mensagem privada, vamos reforçar o pedido junto da equipa responsavel. 
Lamentamos a situação mas vamos contactá-la o mais rápido possível. 
Obrigado

Obrigada, problema resolvido. 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Juliana T:slight_smile:

Agradecemos o seu feedback. 

Qualquer questão que tenha, por favor, não hesite em partilhar connosco. 
Estamos aqui para ajudar. 

Obrigado

Comentário