Skip to main content
Header

Boa tarde ao Forúm,

Gostaria de saber como proceder na minha situação particular, já tentei por várias vezes falar com os operadores da NOS mas ninguém me sugere a melhor solução.

A situação é a seguinte, eu vendi a minha casa, a escritura foi assinada no dia 2 de Janeiro de 2020, a venda da casa foi decidida após eu e a minha esposa termos comprado um terreno para construção de uma casa, a minha ideia inicial era transferir os serviços todos para a nova casa assim que esta estivesse concluida, acontece que a casa ainda nem sequer está construida e ainda deverá demorar cerca de um ano para estar feita.

Ora, eu fui a uma loja NOS expor a situação e passaram o caso para os operadores de telefone, os quais me indicam que não podem suspender os serviços por mais de 60 dias, sugeriram-me então que eu cancele o serviço, e para tal terei de pagar um valor pois ainda tenho cerca de 1 ano de fidelização, a outra proposta foi porem-me a pagar um serviço minimo de cerca de 14€ por mês, serviço esse que eu iria pagar sem sequer estar a usar nada, lucro de 100% para a NOS.

Eu acho que não sou a primeira pessoa nesta situação, nem serei o último, tenho os documentos todos para provar a minha situação (escritura da venda da casa, escritura da compra do terreno, etc), eu não quero cancelar nada, só quero que me suspendam os serviços até ter uma morada para onde transferir os serviços.

Espero que alguém neste fórum me possa ajudar, pois estou a ficar cansado desta situação e sinceramente já penso que o melhor será mesmo cancelar tudo e nunca mais ter nada com a NOS…

Cumprimentos,

Paulo Meira

@Paulo Carvalho Meira Boa tarde, quem o pode ajudar no esclarecimento dessa situação é apenas a moderação do Fórum, envie por mensagem privada o seu numero de cliente NOS a um moderador @Tiago C.  ou @Ana P. para que lhes seja possivel tomar conhecimento do estado em que se encontra o seu processo e poderem informá-lo do que será possível fazer. 

@Paulo Carvalho Meira , nao existindo acordo com o operador resta-lhe o recurso a Resolução Alternativa de Litígios de Consumo.

As provas que refere servem apenas para suportar o PEDIDO de rescisao sem penalizaçao previsto no Codigo Civil (Resolução ou modificação do contrato por alteração das circunstâncias - art. 437.°) ao qual a outra parte pode opor-se apresentando alternativas.

Consegue assegurar ao operador que a suspensao dos serviços se limitara ao prazo que agora indica como previsivel? Assumira as consequencias no caso de derrapagem do prazo de construçao indicado?

Após conversa com o construtor e estando ainda à espera das devidas autorizações para a construção dizem-me que para a construção da casa precisam de 1 ano após todas as licenças estarem aprovadas.

Eu já pedi à NOS a suspensão durante o período de construção mas continuam a dizer que só podem suspender durante 60 dias, o que é um prazo manifestamente curto. 

Cumprimentos 

@Paulo Carvalho Meira , sei tratar-se de um exercicio complicado quando estao em jogo interesses que defendemos, mas tente colocar-se no lugar do operador e procure razaoes para a forma como responde nestas situaçoes. O periodo de 60 dias tera certamente uma razao de ser. Calculo eu que nao seja uma resposta exclusiva para o seu caso.

Repare que nos casos de atrasos no pagamento de faturas o operador avisa por escrito de que o serviço pode ser suspenso e da mais 30 dias para pagar. Decorrido o prazo 
concedido, o operador deve suspender o serviço durante 30 dias. Se não for pago o valor em dívida ou não existir um acordo escrito para pagamento, o contrato será automaticamente cancelado após o período da suspensão.

Sao situaçoes díspares mas em que deve existir alguma equidade de criterios... 

A soluçao passara sempre por um acordo entre as partes, com ou sem a ajuda de entidades independentes.

@C24XXXX201 Compreendo perfeitamente o seu ponto de vista, daí eu ter começado por pedir a suspensão dos serviços durante o periodo de construção da casa, eu próprio estou contente com os serviços da NOS à mais de 7 anos, nunca tive razões de queixa.

Entretanto já entrei em contacto com o CACCL e já me disseram que, nestas situações é possivel cancelar o contrato sem qualquer custo para mim.

Estive também a ler as Condições Gerais para Prestação de Serviço de Comunicações Electrónicas e Serviços Conexos da NOS, e no ponto 12.10 diz: A NOS ou o Cliente poderão, ainda, rescindir o Contrato nos casos em que a utilização do Serviço seja impedida por facto imputável a terceiros ou não sejam obtidas as autorizações necessárias para a instalação dos meios técnicos indispensáveis à prestação do mesmo ou nos casos em que se alterem as condições de utilização desses meios técnicos que comprovadamente prejudiquem a qualidade de prestação do Serviço, nomeadamente, causando interrupções, interferências ou outras graves dificuldades na sua utilização pelo Cliente.

Posso sempre pedir transferência dos serviços para o meu terreno e eles lá não têm meios técnicos para a prestação dos serviços… Visto que não existe lá nada.

Hummm... nao me parece.

O contrato que pretende rescindir tem uma morada de instalaçao e nao é nesse tal terreno… pelo que o "...facto imputável a terceiros ou ... as autorizações necessárias para a instalação dos meios técnicos indispensáveis..." se referem a atual instalaçao dos serviços contratados.

A alteraçao de morada implica um novo contrato em substituiçao do anterior. Ora o operador nao vai aceitar fornecer serviços em local sem condiçoes para tal…

Sim, " ...é possivel cancelar o contrato sem qualquer custo..." desde que, p.ex. o operador aceite o seu PEDIDO, tal como referi anteriormente. Nao é, de forma nenhuma, obrigado a faze-lo. Depende de que? Da sua argumentaçao, da sua insistencia, das suas feiçoes... do que o operador quizer.

Mas as condições de utilização não alteraram? a casa já não é minha desde ontem

Mas pronto, não vale a pena discutir isso, eu estou a tentar levar as coisas a bem, gosto pouco de conflitos e volto a dizer, a minha intenção não é cancelar nada, é suspender até poder transferir os serviços assim que a casa esteja pronta. Até porque, volto a dizer, sempre gostei da NOS, trabalhei na NOS mais de 5 anos, sempre defendi os serviços da NOS, inclusive os meu pais e irmãs têm outras operadoras e sempre lhes disse para mudarem para a NOS.

Entregue um pedido formal por escrito (p.ex. via Provedoria NOS) a solicitar uma suspensao extraordinaria e apresente todos os argumentos que julgue convenientes para convencer o operador a aceitar a proposta.

Com operadores de call center nao vale o tempo perdido nestes casos... nao teem decisao na materria e apenas repetem scripts.

Olá @Paulo Carvalho Meira, @Jose Rodrigues e @C24XXXX201

@Paulo Carvalho Meira, queremos ajudá-lo. Para isso, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS ou o número de contribuinte do titular, por favor. 

Obrigada  

Obrigado @C24XXXX201 pela dica, vou tratar de enviar um pedido por escrito no site que indica, a ver se tenho mais sorte, só terei de digitalizar o documento da escritura para anexar pois não o tenho comigo neste momento.

@Ana P. Já lhe enviei a mensagem com os dados pedidos. Obrigado

Comentário