Venho por este meio apresentar uma reclamação formal relativamente a uma situação extremamente grave ocorrida na vossa loja NOS do Fórum Algarve, em Faro.
O meu pai deslocou-se a essa loja para entregar o seu telemóvel, que apresentava problemas, ficando este para reparação. Durante o período de arranjo, foi-lhe disponibilizado um telemóvel de substituição por parte da loja. O colaborador responsável pela entrega do equipamento de substituição chama-se Laurentino, com o utilizador LAALBERNARDO. O processo encontra-se identificado com o número da nota de intervenção 300911732.
Ao chegar a casa, o meu pai, que não tem grande à-vontade com tecnologia, pediu-me ajuda para aceder ao dispositivo e recuperar os seus dados. Informou-me ainda que, na loja, tinha solicitado ao colaborador a transferência de informações do seu telemóvel para o equipamento de substituição, ao que o colaborador aceitou fazer essa operação, mas não realizou qualquer transferência. Foi com enorme espanto e preocupação que verifiquei que esse telemóvel ainda continha todos os dados da anterior utilizadora. Aparentemente, tratava-se de uma senhora chamada Alzira (nome visível no WhatsApp), sendo possível aceder às suas fotografias, contactos, conversas, aplicações pessoais, entre outros dados sensíveis.
Esta situação representa uma falha gravíssima na proteção de dados e demonstra uma total ausência de procedimentos de segurança e respeito pela privacidade dos vossos clientes. O equipamento em questão não foi sujeito a qualquer formatação ou verificação de dados nem aquando da sua receção pela loja, nem no momento da entrega ao cliente seguinte — neste caso, o meu pai.
Caso esta informação tivesse caído nas mãos de alguém mal-intencionado, as consequências para a senhora poderiam ter sido desastrosas. Esta ocorrência fere frontalmente os princípios do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) e coloca em causa a confiança que os clientes depositam na vossa marca.
Considerando o potencial impacto negativo para a anterior utilizadora, é importante que esta situação seja avaliada com atenção e que sejam consideradas medidas para evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer.
Para piorar a situação, após pedido do livro de reclamações é me dito noutro dia por outro colega que podia escrever na Provedoria NOS que seria a mesma coisa, depois recebo a mensagem a dizer que o mesmo não servia de nada antes de contactar pelos canais digitais…
Aguardo uma resposta com as informações relativas a esta ocorrência.
Com os melhores cumprimentos,
Bruno Ervideira