Skip to main content
Header

Seguro de fatura NOS cobrado indevidamente e sem consentimento

• February 12, 2025
  • 6 comentários
  • 225 visualizações

Boa noite.

Há vários meses que a NOS me cobra um seguro de fatura que nunca me foi proposto e por isso nunca aceitei. Tentaram colocá-lo à socapa na fatura, o que já de si me deixou bastante insatisfeito. Após detetar e me fazerem o crédito de todos os meses cobrados, segui as instruções e cancelei o mesmo seguro junto da seguradora MetLife em novembro. De lá para cá, todos os meses continuam a cobrar o seguro e todos os meses eu tenho de ligar para a linha 16990 (porque não há outra forma de tratar este assunto) e reclamar para me fazerem o crédito. Alguns meses nem o crédito da chamada me fazem, sendo que isto não pode ser gerido na app.

Ou seja, cobram-me um serviço que nunca pedi nem aceitei, eu é que tenho de andar atrás para cancelar o mesmo e depois de cancelar ainda tenho de tentar perceber o que fazer, porque a NOS diz-me para falar com a MetLife e a MetLife diz-me para falar com a NOS.

Eu não quero estar a passar todos os meses por isto, por isso de uma vez por todas digam-se o que preciso de apresentar para que se resolva de uma vez por todas.

Obrigado.

6 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 12, 2025

Boa noite, ​@Daniel Passos

A adesão ao seguro de fatura é realizada numa das Loja NOS ou através do número 800 100 561.

Contacte a linha MetLife exclusiva para clientes NOS através do 211 591 110 para proceder ao cancelamento. 

Obrigado, ​

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • February 12, 2025

Boa noite ​@Daniel Passos

Sugiro que contacte a linha MetLife exclusiva para clientes NOS através do 211 591 110 disponível nos dias úteis das 9h às 19h e sábados das 9h às 15h. 

Obrigado.

@Mário P. ​@Jorge C 

Obrigado pela resposta, mas primeiro: qual adesão? Eu não fiz nada, simplesmente começaram a cobrar-me todos os meses… Nunca me dirigi a uma loja NOS ou liguei para requisitar o serviço ou sequer o propuseram…

Relativamente à sugestão de contacto, se calhar não fui claro: eu já liguei para esse número, já falei com a Metlife, tenho 2 emails a confirmar a cessação do contrato, tenho 1 ficheiro em pdf a comprovar essa cessação. Posso até reproduzir aqui o que foi dito pela MetLife:

Vimos por esta via informar que a data de cancelamento é 05/11/2024, pelo que em Dezembro efetuámos a última faturação, correspondente a Novembro.

Sugerimos que verifique qual o período de faturação indicado na fatura da NOS. Caso seja posterior a Novembro, a NOS terá de devolver os prémios cobrados.”

Ou seja, volto a referir, as duas entidades não se entendem sobre quem tem de cancelar isto, e muito menos devo ser eu, que nunca fui tido nem achado nisto, a resolver um problema que não fui eu que o criei.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 12, 2025

@Daniel Passos, boa noite. 
A única forma de que o serviço seja ativo é uma das formas indicadas. 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o número de contribuinte para o perfil ​@Fórum vamos verificar a que se deve o débito. 
Obrigado, 

Caro ​@Mário P.

Se a única forma de ativar o serviço são essas alternativas, então temos um problema porque, como já disse, o serviço nunca me foi proposto nem eu tinha conhecimento dele até aparecer na minha fatura em Abril ou Maio de 2024, se não me falha a memória. Já não vou a uma loja NOS há alguns anos e nunca liguei para um número desses. Tudo é tratado através da app ou do 16990. A única hipótese que coloco é não ter lido alguma alínea de uma dos últimas propostas de contrato e aceite alguma coisa que não queria. Quero deixar isso claro porque só me faltava agora insinuarem que fui eu que voluntariamente contactei a NOS para ativar esse serviço.

Vou enviar a mensagem privada para que possam averiguar. Obrigado. 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 13, 2025

Boa tarde ​@Daniel Passos,

Agradecemos o seu testemunho.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado