Há muitos anos, a minha família e eu decidimos confiar todos os nossos serviços de telecomunicações à vossa empresa. Somos cinco cá em casa, e ao longo deste tempo, sempre mantivemos uma relação tranquila e de confiança. Nunca falhámos um pagamento, as faturas foram sempre liquidadas a horas e, quando surgiram problemas técnicos, fomos sempre compreensivos, sabendo que estas coisas podem acontecer, e contando com o apoio técnico que foi sempre solicito e ágil a resolver os problema que foram surgindo.
Ao longo dos anos, sempre que o contrato se aproximava do fim, o processo de renovação corria de forma simples e justa. O atendimento era rápido, e as condições que nos apresentavam faziam sentido, tendo em conta a nossa lealdade como clientes.
Recentemente, porém, as coisas começaram a mudar. O nosso contrato chegou ao fim e já não estamos vinculados por fidelização, o que nos deixa abertos a renegociar. No entanto, em vez de recebermos uma proposta justa, temos sido contactados (e também por iniciativa própria) com ofertas muito acima do que achávamos razoável e, para nosso espanto, bem piores do que as condições que outros clientes estão a receber, o que nos é realmente difícil de perceber e aceitar.
Isso deixou-nos bastante desanimados, uma vez que a sensação de que uma empresa com quem mantivemos uma relação tão longa não está a ser justa conosco é frustrante. Só queremos algo que reconheça a nossa lealdade, o histórico que temos convosco, e que faça justiça à confiança que sempre depositámos na vossa empresa (extensível claro a todos os clientes que se encontram na mesma situação).
Tenho consciência de que talvez seja um pouco ingénuo ao acreditar que uma empresa com centenas de milhares de clientes se vai preocupar com apenas um. No entanto, ainda acredito num mundo onde as pessoas e as empresas agem de forma justa com quem é correto e em que as decisões não são movidas por ameaças, jogos entre cliente/NOS, ou outros comportamentos menos positivos. O nosso tempo (clientes e NOS) é muito valioso, e perder horas a negociar um contrato de telecomunicações não será a forma mais produtiva de o gastar.
Certamente, estas serão "palavras atiradas ao vento", mas sinto que é importante passar esta mensagem. Ela reflete tanto a frustração pela situação como a esperança de que a empresa possa rever as suas políticas de aquisição e retenção de clientes, valorizando aqueles que sempre se mantiveram fiéis e corretos.
Com os melhores cumprimentos
Um cliente da NOS