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Reclamação por falhas graves de serviço e pedido de crédito pelos dias sem rede

  • October 30, 2025
  • 3 comentários
  • 24 visualizações

Exmos. Senhores,

Venho, por este meio, apresentar uma reclamação formal relativamente às falhas graves e prolongadas no serviço de rede e dados móveis associadas ao meu contrato com a NOS.

Durante o final do mês de setembro e o início de outubro, o serviço esteve inoperacional durante vários dias consecutivos, impedindo totalmente a realização de chamadas, o envio e receção de mensagens e a utilização de dados móveis (essenciais para os empregos).

 

Em concreto, verificaram-se as seguintes ocorrências:

 

  • 30 de setembro, a partir das 13h00: interrupção total da rede e dos dados móveis;

  • 28 de outubro, a partir das 18h, ao qual me foi informado que havia uma avaria mas foi resolvidas as 18:11, ao qual o problema permaneceu.

  • 29 de outubro: ausência de dados móveis e falhas constantes de rede, impossibilitando chamadas;

  • 29 de outubro, 15h02: receção de SMS da NOS a indicar que os serviços estavam restabelecidos, o que não correspondia à realidade;

  • Noite de 29 para 30 de outubro: falhas sucessivas de rede, impedindo qualquer comunicação;

  • 30 de outubro (manhã): falhas constantes, sem possibilidade de efetuar ou receber chamadas e mensagens;

  • 30 de outubro (tarde): novo contacto com o apoio da NOS, recebendo a mesma resposta padrão — “Até ao final do dia esperemos que o problema esteja resolvido” — sem qualquer solução efetiva.

 

 

Estas falhas configuram uma violação clara das obrigações contratuais da NOS e do direito do consumidor a um serviço contínuo, de qualidade e devidamente compensado, conforme previsto no artigo 52.º da Lei n.º 16/2022 (Lei das Comunicações Eletrónicas).

Desta forma, requeiro o crédito proporcional ao período em que o serviço esteve inoperacional, bem como uma explicação formal sobre as causas das falhas e as medidas corretivas adotadas.

Mais informo que, caso a situação se repita ou não seja devidamente resolvida, considerarei que se verifica justa causa para rescisão do contrato, nos termos legais aplicáveis, sem qualquer penalização, por incumprimento da NOS na prestação do serviço contratado.

Em tal caso, reservo-me ainda o direito de apresentar reclamação junto da ANACOM e no Livro de Reclamações Eletrónico, por incumprimento contratual.

Aguardo resposta e regularização da situação com a urgência que o caso exige.

Com os melhores cumprimentos,

Madalena Sofia dos Santos Joaquim

3 Comentários

Guimas
Super User
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  • Super User
  • October 30, 2025

Não vais ter justa causa por esse motivo.

Não vais ter explicação formal nem quais foram as medidas aplicadas sobre a situação. Se for avaria/manutenção é resolvido o quanto antes, mais nada a relatar.

Relativamente a crédito também não é atribuido neste tipo de situações.


Diogo N.
Super User
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  • Super User
  • October 31, 2025

Olá ​@madalenajoaquim e ​@Guimas ,

Lembrar que a Anacom diz:

Em qualquer caso, todos os utilizadores têm o direito legal a serem compensados, sempre que, por motivo que não seja da sua responsabilidade, os serviços contratados se mantiverem indisponíveis por um período superior a 24 horas, consecutivas ou acumuladas por período de faturação. Nessa situação, têm direito ao crédito do valor equivalente ao preço que seria devido pela prestação do serviço durante esse período. Este valor deve ser pago pelo operador, independentemente do pedido de reembolso, através de crédito na fatura seguinte ou, no caso de serviços pré-pagos, por crédito no respetivo saldo.

Se a indisponibilidade dos serviços, depois de reportada ao operador, se mantiver por um período superior a 15 dias, o utilizador tem ainda o direito legal de cancelar o contrato sem qualquer custo.

Saibam mais em Quais são os meus direitos em caso de avaria do serviço?


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • October 31, 2025

Boa tarde ​@madalenajoaquim,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado