Skip to main content

No dia 5 de Maio liguei para a NOS a perguntar quais os serviços e promoções que estavam a prestar no momento, visto o meu equipamento (router + box) já ser relativamente antigo.

(no momento em que aderi à NOS a minha TV ainda não aceitava ligação HDMI e apesar de já existirem box mais recentes tive de colocar uma que aceitasse ainda ligação SCART)

 

Importa salientar que o período de fidelização do último contrato havia terminado no passado 24 de Novembro de 2019.

 

Propuseram-me então um upgrade do pacote de serviço de fibra TV+Internet+Telefone de 100 Mbps para 200 Mbps por um valor de mensalidade similar e, consequentemente o upgrade do equipamento.

Foi agendada a  respectiva instalação para o dia 7 de Maio.

 

No dia 7 de Maio substituíram o equipamento antigo pelo equipamento do pacote de serviços novo, entre os quais um router Wi-Fi 4.0.

 

Já depois do técnico ter ido embora, quando fui ligar o meu telefone fixo ao router, reparei que não havia linha telefónica.

Depois, ao efetuar um teste à velocidade da internet, através da aplicação que a NOS disponibiliza online, deparei com um sinal bastante inferior ao contratado junto ao router (40 Mbps) e inexistente em outros pontos do apartamento, nomeadamente na divisão onde eu mais preciso de internet que é o escritório, localizado a cerca de 8 metros da sala, divisão onde foi instalado o router, pois agora ele tem de ser obrigatoriamente instalado junto à box.

 

No dia 8 de Maio liguei para a NOS a informar que não tinha linha telefónica e que o sinal de internet era bastante inferior ao contratado e inexistente em algumas divisões do apartamento. A questão da linha telefónica ficou resolvida e propuseram-me o upgrade para um router Wi-Fi 5.0, que em princípio resolveria o problema.

 

No dia 11 de Maio vieram instalar o router Wi-Fi 5.0.

O Técnico demorou bastante tempo a instalar o router, fazendo reset à instalação e ligando para a Central várias vezes.

O router ficava com uma luz intermitente entre laranja e azul e daí não passava (segundo o manual de instalação: "com serviço internet mas sem serviço de telefone aprovisionado").

Enquanto esperávamos pela luz contínua azul, aproveitei para testar a velocidade da internet na aplicação online da NOS e deparei-me com valores de sinal igualmente fracos aos do router Wi-Fi 4.0. e algumas divisões do apartamento sem sinal.

Questionei de imediato o Técnico e depois dele falar novamente com a Central disse que em 24h a linha telefónica iria estar disponível, a luz do router deixaria de piscar entre laranja e azul, e com isso o sinal de internet eventualmente também melhoraria. E com isso, foi embora.

 

O meu grau de tolerância perante o serviço deficiente que me estavam a oferecer ia diminuindo mas aguardei as tais 24h.

A realidade é que no dia seguinte nada aconteceu e até hoje (14 de Maio) continuo a não ter linha telefónica, a luz do router continua intermitente entre laranja e azul e a velocidade de internet continua muito abaixo do valor contratado e não chega a todo o apartamento.

 

No dia 13 de Maio voltei a ligar para NOS para demonstrar a minha insatisfação geral.

Passaram-me ao apoio técnico, no qual me dizem que não têm registo no sistema de que me foi instalado um router Wi-Fi 5.0 e que teriam de averiguar porquê, dando-me uma resposta em 24h.

Perante mais uma demonstração de incompetência disse que pretendia então cancelar este novo serviço, dado que ainda estava dentro do prazo legal de 14 dias para livre resolução de contrato.

Fui então informado que poderia rescindir o contrato mas teria de pagar uma multa por rompimento com o novo período de fidelização, igual a 287 € (instalação e ativação de equipamentos).

Manifestei o meu completo desacordo e discordância para com essa informação visto no meu pacote antigo já ter vencido o período de fidelização e em relação ao pacote novo ter 14 dias para livre resolução do contrato, sem quaisquer encargos associados, de acordo com o Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro, na redação em vigor:

 

Artigo 10.º

 

Direito de livre resolução nos contratos celebrados à distância ou celebrados fora do estabelecimento

 

"1 - O consumidor tem o direito de resolver o contrato sem incorrer em quaisquer custos, para além dos estabelecidos no n.º 3 do artigo 12.º e no artigo 13.º quando for caso disso, e sem necessidade de indicar o motivo, no prazo de 14 dias a contar:

a) Do dia da celebração do contrato, no caso dos contratos de prestação de serviços;

b) Do dia em que o consumidor ou um terceiro, com exceção do transportador, indicado pelo consumidor adquira a posse física dos bens, no caso dos contratos de compra e venda,"

 

Ainda na mesma chamada telefónica, a operadora refere como única alternativa à situação atual, a reversão do serviço ao pacote anterior contratado, que se traduz na prática à recolha do equipamento novo e reinstalação do equipamento anterior e, só depois então fazer o pedido da resolução do contrato, suponho do contrato anterior.

 

Confesso não ter entendido bem os contornos desta sugestão, pois não pretendo com a reversão ao serviço anterior contratado correr o risco de iniciar um novo período de fidelização a esse mesmo contrato, ficar refém de equipamento desatualizado e, eventualmente cair na mesma situação de me exigirem o pagamento de multa pela resolução deste.

Tendo em seguida procurado esclarecimento junto da ANACOM.

 

Para concluir, perante esta sucessão de demonstrações de serviço deficiente, venho por este meio reclamar o livre arbítrio para resolução do novo contrato em causa, sem qualquer tipo de encargos associados,  alegando como principal motivo o mau serviço prestado e publicidade enganosa face ao serviço oferecido.

Bem-vindo ao Fórum NOS @Quirio Ramalhinho

Desde já, lamentamos todo o transtorno causado. :sweat:

Para que nos seja possível ajudar, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 


...

Para concluir, perante esta sucessão de demonstrações de serviço deficiente, venho por este meio reclamar o livre arbítrio para resolução do novo contrato em causa, sem qualquer tipo de encargos associados,  alegando como principal motivo o mau serviço prestado e publicidade enganosa face ao serviço oferecido.

Se pretende accionar a Livre Resolução, esta não carece da apresentação de motivos, por isso é que é “livre”.

O operador solicitou-lhe uma pedido expresso para instalar o novo serviço antes de decorrido o prazo da Livre Resolução?

Tal pedido pode estar implícito na aceitação da instalação… Assinou o relatório de instalação?

As dificuldades verificadas na instalação dos serviços ficaram registadas nos relatórios técnicos das intervenções? A instalação foi dada como concluída na totalidade ou ficou condicionada?


Se pretende accionar a Livre Resolução, esta não carece da apresentação de motivos, por isso é que é “livre”.

O operador solicitou-lhe uma pedido expresso para instalar o novo serviço antes de decorrido o prazo da Livre Resolução?

Tal pedido pode estar implícito na aceitação da instalação… Assinou o relatório de instalação?

As dificuldades verificadas na instalação dos serviços ficaram registadas nos relatórios técnicos das intervenções? A instalação foi dada como concluída na totalidade ou ficou condicionada?

 

 

Bom dia @C24XXXX201 

O operador enviou um email, após cada um dos dois agendamentos, com um link para “confirmar e finalizar o processo” dentro dos 14 dias. Aos quais nunca procedi à confirmação.

Rubriquei apenas o relatório da segunda instalação. No entanto, o mesmo foi-me dado a rubricar a meio da instalação, agora não sei se por pressa do técnico instalador ou por alguma salvaguarda futura face às dificuldades que se estavam a verificar durante a instalação.

Tanto que as dificuldades verificadas nem ficaram registadas em ambos os relatórios técnicos das intervenções.

Sendo assim, a instalação nunca podia ter sido dada como concluída e, por sua vez, a contratação do serviço consumada.


@Quirio Ramalhinho , nao me vou referir em concreto ao seu caso mas antes a generalidade das situaçoes semelhantes.

Ao assinar/rubricar qualquer documento devemos estar cientes do seu conteudo. Os tecnicos necessitam de justificar perante a empresa para quem trabalham e perante o operador a quem prestam o serviços, os equipamentos entregues ao cliente e a mao de obra empregue na intervençao e para tal necessitam da validaçao do cliente. Perfeitamente compreensivel que solicitem a rubrica no documento, mao nao a meio dos trabalhos, mas nao sem completarem as informaçoes das condiçoes finais da instalaçao/activaçao, nao sem referirem no documento as condicionantes verificadas e nao resolvidas.

Das duas uma: ou pegam nos trastes e levam tudo de volta ou escrevem no relatorio da intervençao as reais condiçoes em que a instalaçao fica no momento em que abandonam o local. As desculpas que leva x horas para que o serviço y fique activo, sao bullshit. Ou escrevem ou nada feito.

Quando as coisas nao correm bem, lembramo-nos sempre de como nao deveriamos ter agido por omissao... Da um aspecto de pessoa pouco simpatica, né?! Pouco me importa quando sou eu a pagar!


A NÓS finalmente deu uma resposta prática, prometendo enviar hoje um técnico e colocar de forma gratuita um repetidor de sinal.
Vamos ver se se concretiza e se fica resolvido o problema do WI FI.
No entanto o mosaico apresentado na emissão televisiva, depende da renovação da linha exterior que será demorada ?!

Hoje recebi a fatura do serviço de telemóvel onde tenho pedido apoio técnico à NÓS e só no mês de agosto são cerca de 200 Euros em chamadas e não devolvem ??!! apenas creditarão 10 Euros.
Não existe nenhuma gravação a indicar que a chamada é taxada e por vezes nem sequer atenderam ??
O que devo fazer para ser ressarcido ?
E ainda falta a fatura de setembro !!!!!


@Hedua  Boa tarde, para obter uma resposta à sua questão, saber a razão da cobrança de chamadas, deve remeter por mensagem privada o seu numero de cliente NOS ou NIF para a moderação do @Fórum e aguardar ser contactado.


Olá @Hedua e @Jose Rodrigues

@Hedua, o @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda!

Para que nos seja possível ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 


Nick - Hedua

Hélder Duarte,

Nº Cliente C262603401

 

Bom dia Ana P. veja por favor  meu drama…

Ainda ontem agurdei a colocação de um repetidor, conforme combinado e ao chegarem, o serviço tinha sido “retirado” ????.

Foi reagendado para dia 22 próximo.

Gastei 200 Eur em chamadas para a assistência em agosto e segundo indicação da Vodafone, neste momento tenho mais 140 Euros em setembro.

O caos instalado, continuo sem WIFI e a TV emite com mosaicos em especial depois das 19.00h ??

 

Como posso resolver o contrato e fechar esta conta ?

Aguardo resposta urgente - 917574520

Melhores Cumprimentos


Bom dia eu ao mexer configurações do cartão no telemóvel acabei instalando o e sim do telefone e não estou conseguindo reativá-lo pelo app WTF preciso de ajuda pois estou desconectado do telefone e não consigo ligar para nós para tentar resolver essa questão


Mas quer reativar o cartão sim, penso que só em loja.. 


Não A questão não é só reativar e não tenho a possibilidade de estar em loja pois estou fora do país a questão é a seguinte eu acabei por desativar o Ésim do telefone que é o chip digital tenho o código e tentei ativar novamente porém ele não me deixa ativar e preciso de ajuda


Boa tarde, @isaias de souza

Lamentamos a situação. 
No entanto, e uma vez que eliminou o eSIM é necessário adquirir um novo eSIM. 

Obrigado,

 


Comentário