Skip to main content
Header

Reclamação – Atendimento inaceitável e desvalorização de cliente de longa data

• November 13, 2025
  • 6 comentários
  • 38 visualizações

Exmos. Senhores,

O meu nome é Liliana Pinheiro, cliente da NOS há cerca de 18 anos, com o número de cliente C********* e NIF *********.

Venho, por este meio, expressar o meu profundo desagrado relativamente ao tratamento recebido durante o processo de rescisão do meu contrato e, em particular, ao atendimento prestado por um dos vossos colaboradores, identificado como Telmo, no dia 13 de novembro de 2025, por volta das 19h30, em chamada telefónica que, conforme é habitual, se encontra gravada “para nossa segurança”.

Na sequência do pedido de rescisão de contrato que efetuei presencialmente no passado domingo, fui informada na loja que o processo apenas poderia ser concluído por telefone. Assim, na 2.ª feira anterior, fui contactada pela NOS para esse efeito.

Desejo sublinhar que o contacto de 2.ª feira foi exemplar — apesar de demorado, o atendimento foi educado, esclarecedor e de enorme cordialidade, pelo que nada tenho a apontar relativamente à colaboradora que me atendeu.

Contudo, durante quase um ano de tentativas de renegociação do valor, nunca me foi apresentada qualquer proposta vantajosa — pagando atualmente cerca de 122 € por mês, o máximo que me foi oferecido foi a manutenção do valor mediante “mais serviços”, os mesmos que seriam concedidos a um novo cliente. Apenas agora, depois de ter celebrado contrato com outra operadora, a NOS me apresentou uma proposta de redução para cerca metade do valor atual. No entanto, apesar de considerar isto uma total desconsideração por uma cliente fiel de 18 anos, educadamente concluiu-se o contacto no maior respeito.

Atualmente, encontra-se em curso o processo de portabilidade dos números de telemóvel associados ao contrato (6 dos 7 números), e um deles — *** *** *** — encontra-se impossibilitado de receber chamadas da operadora NOS (“o número para o qual ligou, não se encontra atribuído”). Após contacto com a operadora de destino (Amigo), foi-me explicado que deve tratar-se de um problema de portabilidade e que estão a tentar resolver o problema.
Por ainda ser cliente da NOS até ao final do mês (relativo ao serviço de Internet e TV fixa), considerei legítimo contactar a NOS para esclarecer a situação.

Durante essa chamada, o meu filho, maior de idade, conversou educadamente com o primeiro colaborador. Sem qualquer aviso prévio, a chamada foi então transferida para o colaborador Telmo, cujo comportamento foi absolutamente inaceitável: interrompeu repetidamente, recusou-se a ouvir, e quando o meu filho pediu, com toda a educação, para poder terminar o que estava a dizer, o colaborador ficou em silêncio cerca de dez segundos e, em tom de sarcasmo e escárnio, respondeu: “Já acabou? O problema é da outra operadora. Posso ajudar em mais alguma coisa?”.

Considero este comportamento inadmissível e contrário aos princípios de respeito e profissionalismo que sempre associei à NOS. Após 18 anos de fidelização, sinto que a cordialidade e o reconhecimento pelo cliente terminaram quando manifestei a intenção de rescindir o contrato.

Ainda que esteja a cessar a minha ligação à NOS, acredito que esta não é a imagem que a empresa pretende transmitir. Por esse motivo, considero importante que sejam tomadas medidas internas adequadas relativamente a este colaborador, e que a minha reclamação seja devidamente registada e analisada, assim como, que me seja dado feedback lógico relativamente ao meu problema acima exposto.

Com os melhores cumprimentos,
Liliana Pinheiro
Cliente nº C*********
NIF *********

6 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • November 13, 2025

Lembre-se que isto é um forum publico, está a colocar dados seus para todos verem.

Ligou para a NOS por um problema que é da amigo, e pelo que percebo do seu texto o sr telmo tentou explicar-lhe isso mesmo e assumo que tenham tentado contra argumentar as informações, que é o que muitas vezes acontece. Então deixou o seu filho terminar, deu-lhe a informação necessária e disponibilizou-se para mais questões que tivesse. Por mais que lhe tenha parecido rude, tratou da situação como deveria. 

Agradeço o seu comentário, mas permita-me esclarecer alguns pontos essenciais.

Antes de mais, não tenho qualquer problema com os meus dados pessoais. Sou uma cliente identificada, com histórico longo e transparente com a NOS, e não tenho nada a esconder relativamente ao que vivi enquanto consumidora. O facto de ser um fórum público não muda em nada a veracidade da situação que descrevi.

Quanto ao contacto com a NOS:
É verdade que o problema de portabilidade está a ser tratado pela operadora de destino, mas continuo a ser cliente da NOS até ao final do mês. Por isso, é totalmente legítimo esclarecer a situação com ambas as operadoras. E foi exatamente isso que fiz.

O problema aqui não foi a informação transmitida, mas sim a forma completamente inadequada como o colaborador o fez.
Em contexto de atendimento ao cliente:

• interromper repetidamente,

• não permitir que a pessoa termine uma frase,

• manter silêncio prolongado em tom de desprezo,

• e finalizar com um “Já acabou?” em tom sarcástico

não é profissional, não é aceitável e não corresponde minimamente aos padrões de qualidade que a NOS diz defender.

Informar é uma coisa;
ser mal-educado, condescendente e sarcástico é outra totalmente diferente.

Portanto, não: o colaborador não “tratou da situação como deveria”.
Transmitiu a informação, sim — mas de forma desrespeitosa e absolutamente inapropriada, e é justamente isso que estou a relatar.

Aliás, faço questão de reforçar que também tive atendimentos excelentes — como o da 2.ª feira, que foi impecável e merece elogio.
É por saber que a NOS tem bons profissionais que este episódio se torna ainda mais lamentável.

Ainda,

Agradeço desde já as respostas, mas gostaria de obter um esclarecimento concreto.

Apesar de não ter qualquer problema com os meus dados pessoais, um fórum público não é, obviamente, o local adequado para formalizar uma reclamação, até porque “tudo fica à mostra” e não existe qualquer privacidade ou registo oficial da situação.

Por esse motivo, e dado que já me foram indicados vários caminhos — nenhum deles com informação clara ou um contacto direto — solicito, por favor, que me indiquem:

➡️ Qual é o endereço de e-mail oficial ou o canal correto onde posso apresentar a minha reclamação formal à NOS?

Preciso de um meio apropriado, privado e registado, que não seja este fórum nem o chat, para submeter a situação com o devido detalhe.

Agradeço desde já a indicação do canal correto.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 14, 2025

Bom dia ​@Liliana Pinheiro, seja bem-vinda ao Fórum NOS.
Editámos o seu comentário por conter os seus dados pessoais e para proteção dos mesmos.

Lamentamos a situação e os transtornos causados. Não nos revemos no género de prática que descreve, pelo que vamos endereçar esta questão internamente para que seja verificada pelas equipas responsáveis.

De momento, os meios de contacto com a NOS são aqueles que são comunicados no site NOS, pelo que não dispomos de um email que possamos fornecer.
No entanto, encontramo-nos disponíveis para ajudar, por aqui, no Fórum NOS.

Obrigado,

Bom dia ​@Liliana Pinheiro, seja bem-vinda ao Fórum NOS.
Editámos o seu comentário por conter os seus dados pessoais e para proteção dos mesmos.

Lamentamos a situação e os transtornos causados. Não nos revemos no género de prática que descreve, pelo que vamos endereçar esta questão internamente para que seja verificada pelas equipas responsáveis.

De momento, os meios de contacto com a NOS são aqueles que são comunicados no site NOS, pelo que não dispomos de um email que possamos fornecer.
No entanto, encontramo-nos disponíveis para ajudar, por aqui, no Fórum NOS.

Obrigado,

Agradeço-lhe encarecidamente.

Aguardo comentários.

Tenha um excelente dia. 

Melhores cumprimentos,

Liliana Pinheiro

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • November 15, 2025

Não há email, tem apenas os contactos indicados no site, Loja NOS e livro de reclamações