Skip to main content
Header

RECLAMAÇÃO


Este processo tem sido o mais frustrante e revoltante de sempre, e por isso não vejo como não apresentar uma reclamação.

Fui contactado no início de março por um comercial da NOS a propor uma renegociação de contrato, visto que em maio terminava a minha fidelização. Dada a má experiência passada em diversas situações, não aceitei de imediato pois pretendia mudar de operadora. No entanto, após insistência do comercial e melhoria das condições e de valor, considerei a proposta e pedi para ser novamente contactado na semana seguinte para ponderar melhor.

Na chamada seguinte, deixei bem claro que só aceitaria após receber, previamente, as condições por escrito. Já tinha acontecido mais de uma vez com a NOS acordarem comigo certas condições e depois apresentarem outras diferentes. O comercial garantiu-me que não haveria problema, pois tudo estava gravado e, caso necessário, poderia solicitar a gravação da chamada.

Mesmo assim, pedi que me voltasse a ligar para acompanhar o processo e garantir que tudo ficava como combinado. O comercial aceitou, agendou a chamada comigo e disse que receberia as condições para depois aceitar.

Três dias depois, recebi uma mensagem com condições diferentes das que tínhamos acordado e, em simultâneo, outra comunicação a informar que um técnico iria a minha casa para mudar os equipamentos, pois o serviço iria transitar para fibra.

Quando o técnico chegou, informei que não queria que fosse feita qualquer intervenção, pois as condições não estavam conforme o acordado. Mais grave ainda, fui informado que iriam substituir todos os equipamentos, incluindo a box UMA e a Nvidia Shield, onde tinha muitos conteúdos guardados para ver mais tarde. O técnico explicou que tinha ordem para trocar tudo.

Na semana seguinte, esperei a tal chamada do comercial para saber se estava tudo em conformidade. Nunca mais me ligou. Fui eu que voltei a contactar a NOS. Importa referir que, por diversas vezes, a chamada caía após longos períodos de espera, o que me obrigava a repetir toda a história vezes sem conta. Não tenho disponibilidade nem tempo para continuar a passar por este tipo de situações.

Falei então com uma nova comercial que reconheceu que o que me tinha sido enviado não estava certo. Disse-me para aceitar as novas condições, deixar o técnico instalar e pedir ao técnico o comprovativo da intervenção. Garantiu-me ainda que as boxes UMA e Nvidia Shield não seriam trocadas, para eu poder manter as gravações. Disse também que ligaria na semana seguinte para acompanhar o processo — o que, mais uma vez, não aconteceu.

No dia 15/4, o técnico deslocou-se novamente à minha residência e, para meu espanto, disse-me que tinha mesmo de trocar todos os equipamentos. Tentei contactar a comercial, sem sucesso, e acabei por permitir a troca. Foi-me pedido para entregar os equipamentos antigos numa loja.

Mais um problema: uma das condições acordadas era que os números do nosso tarifário passassem a ter internet ilimitada. O técnico deixou dois cartões novos e informou que eram esses os números com dados ilimitados, não os nossos atuais, e que teríamos de tratar da portabilidade para os nossos números.

Mais horas passadas ao telefone para resolver a situação. Estava tão cansado de todas as situações que foram ocorrendo que deixei o assunto pendente. Dias depois voltei a ligar, expliquei tudo novamente e, finalmente, passaram os nossos números para ilimitados.

Aproveitei também para reportar que o cabo de fibra na rua estava completamente desprotegido e vulnerável a danos, quer por terceiros quer por animais, o que podia deixar-nos sem serviço a qualquer momento. A NOS agendou uma visita técnica, mas o técnico que veio achou que vinha para substituir novamente os equipamentos dentro de casa. Inacreditável.

Não voltei a ligar, pois já não tinha forças para perder mais tempo. Mais tarde, recebi uma mensagem a informar que o processo tinha sido dado como concluído. No entanto, o cabo de fibra no poste continua por proteger até à data de hoje.

No dia 9/5, a minha mulher deslocou-se a uma loja da NOS para devolver os equipamentos antigos. Nessa noite, quando tentei aceder à app NOS TV na Nvidia Shield do quarto, apareceu uma mensagem a informar que teria de pagar €2,50 para aceder. Estranhei, pois sempre tive o serviço incluído no pacote.

Liguei novamente para a NOS. Após mais horas de espera, explicaram-me que na loja tinham registado erradamente a devolução da Nvidia Shield nova, em vez da antiga. Garantiram que em 24 horas o acesso seria restabelecido.

Passadas as 24 horas, continuava sem acesso. Voltei a ligar e mais horas perdidas em chamadas. A operadora que me atendeu disse que iria acompanhar o caso pessoalmente e que tudo seria resolvido o mais rapidamente possível.

Ligou-me até fora do horário (22h) para me informar que o problema não estava resolvido, mas que me ligaria no dia seguinte para dar seguimento.

No dia seguinte, recebo uma mensagem e um email a informar que “recebemos o seu pedido para ativar os seguintes serviços” e para assinar um novo contrato. Um contrato completamente diferente daquele que tinha assinado no dia 15/4.

Liguei imediatamente à gestora e recusei, pois não fazia sentido voltar a assinar com condições diferentes. Ela disse-me que era apenas uma formalidade e que não teria impacto na faturação. Recusei novamente, pois já sabia que mais tarde teria de perder horas a corrigir a fatura.

Ela comprometeu-se a resolver de outra forma e a ligar até às 22h.

No meio deste processo, recebo uma chamada de um técnico que estava à porta da minha casa para trocar a box novamente. Ninguém me tinha informado de tal agendamento. Além disso, já tinha voltado a programar toda a box, instalado apps e configurado contas. Disse-lhe que não autorizava a troca.

Essa gestora nunca mais ligou. Este texto foi inicialmente escrito no dia 23 de maio, altura em que decidi não o enviar, pois contactaram-me a indicar que o problema da NOS TV no quarto seria resolvido em breve, uma vez que estamos sem esse serviço desde o dia 9. Hoje é dia 5 de junho e continuo sem acesso à TV no quarto. Desde então, já falei com pelo menos cinco pessoas diferentes, todas prometeram resolver e voltar a contactar, mas nenhuma o fez. Esta situação é incompreensível, inadmissível e nunca ouvi um caso semelhante.

Escrevo agora ao Provedor com urgência, solicitando ajuda para resolver este problema, uma vez que, após ter falado com mais de 10 pessoas diferentes da NOS, nenhuma conseguiu dar uma solução, apesar de todas prometerem que o fariam.

Além disso, o cabo exposto no poste continua por resolver — uma situação grave, que pode a qualquer momento deixar-me sem acesso à internet.

Este processo tem sido exaustivo, incompreensível, revoltante e inacreditável.

Adicionalmente, ontem recebi a fatura referente ao período mais recente, onde consta a indicação de que “foi feita uma alteração nos seus serviços no dia 10 de maio”. Esta afirmação é completamente falsa, uma vez que não solicitei qualquer alteração nessa data. Presumo que se refiram à alteração efetuada unilateralmente pela NOS, sem o meu consentimento e em condições diferentes das acordadas.

Mais grave ainda, a fatura não reflete qualquer crédito ou compensação pelo período em que estive (e continuo) sem acesso ao serviço de TV no quarto — uma falha que já foi comunicada diversas vezes e objeto da reclamação enviada à Provedoria no passado dia 5 de junho, até hoje sem resposta.

Esta situação, além de profundamente desrespeitosa para com o cliente, é surreal e inaceitável. Aguardo resolução urgente, bem como a correção imediata da faturação.

Visto que por telefone não foi possível resolver, e que através da Provedoria da empresa também não obtive qualquer resposta até à data, recorro agora a este fórum público como última tentativa de obter uma solução.
Aguardo esclarecimentos e resolução urgente.

12 Comentários

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • June 17, 2025

Boa tarde ​@and_ben

Lamento a situação, infelizmente cada vez existem mais relatos de casos idênticos. 

A resposta que provavelmente terá, é que a provedoria o irá contactar. 

Obrigado.


  • Autor
  • Kilobyte
  • June 17, 2025

Boa tarde ​@and_ben

Lamento a situação, infelizmente cada vez existem mais relatos de casos idênticos. 

A resposta que provavelmente terá, é que a provedoria o irá contactar. 

Obrigado.

Boa tarde, Jorge C. Agradeço a resposta.

Nunca utilizei este fórum antes — estou aqui por total desespero e falta de alternativas. Pela sua mensagem, fico com a sensação que nenhum elemento oficial da NOS responderá diretamente aqui.
Confirma-se isso?

Se for o caso, lamento profundamente, pois recorri a este canal com esperança de ser finalmente ouvido por alguém da empresa. A situação já foi reportada telefonicamente, por email e até à Provedoria no dia 5 de junho, sem qualquer resposta até agora.
Agradeço qualquer esclarecimento adicional sobre o funcionamento deste fórum e se de facto há intervenção oficial da NOS por aqui.

Obrigado.


Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • June 17, 2025

Isto não é uma reclamação, é um manifesto…. nunca vi um texto tão grande num fórum.
Vou deixar ai um resumo do chatgpt:

O utilizador relata uma experiência extremamente frustrante com a NOS, desde março, durante um processo de renegociação contratual. Após aceitar uma proposta condicionada ao envio prévio das condições por escrito, recebeu comunicações contraditórias e inesperadas, incluindo a marcação de uma instalação sem consentimento. Apesar das garantias dadas por comerciais de que os equipamentos atuais, como a box UMA e a Nvidia Shield, seriam mantidos, tudo foi substituído. Surgiram também problemas com a ativação de cartões com internet ilimitada e com o acesso à app NOS TV, que continua indisponível no quarto desde 9 de maio. Além disso, foi identificada uma situação perigosa com o cabo de fibra exposto, que ainda não foi resolvida. A fatura mais recente inclui alterações não solicitadas e não apresenta qualquer compensação pelos serviços em falta. Após vários contactos telefónicos falhados e promessas não cumpridas por mais de dez colaboradores, o utilizador recorre agora a uma exposição pública, por não ter obtido resposta da Provedoria. Solicita uma resolução urgente e a correção da faturação.

se o problema é terem prometido coisas e não cumprido, tem 14 dias pra cancelar o serviço. 

se há cabos expostos, se é fora de casa, é ligar pro apoio e pedir pra cancelar.

no geral, nunca aceite vendas porta a porta. há callcenters e lojas pra fazer isso. ao aceitar contratos porta a porta está a coadunar com uma profissão que explora pessoas sem capacidade ou formação especifica, a continuarem a viver vidas precárias e enganar os outros.

Um bem haja

 


  • Autor
  • Kilobyte
  • June 17, 2025

 

Isto não é uma reclamação, é um manifesto…. nunca vi um texto tão grande num fórum.
Vou deixar ai um resumo do chatgpt:

O utilizador relata uma experiência extremamente frustrante com a NOS, desde março, durante um processo de renegociação contratual. Após aceitar uma proposta condicionada ao envio prévio das condições por escrito, recebeu comunicações contraditórias e inesperadas, incluindo a marcação de uma instalação sem consentimento. Apesar das garantias dadas por comerciais de que os equipamentos atuais, como a box UMA e a Nvidia Shield, seriam mantidos, tudo foi substituído. Surgiram também problemas com a ativação de cartões com internet ilimitada e com o acesso à app NOS TV, que continua indisponível no quarto desde 9 de maio. Além disso, foi identificada uma situação perigosa com o cabo de fibra exposto, que ainda não foi resolvida. A fatura mais recente inclui alterações não solicitadas e não apresenta qualquer compensação pelos serviços em falta. Após vários contactos telefónicos falhados e promessas não cumpridas por mais de dez colaboradores, o utilizador recorre agora a uma exposição pública, por não ter obtido resposta da Provedoria. Solicita uma resolução urgente e a correção da faturação.

se o problema é terem prometido coisas e não cumprido, tem 14 dias pra cancelar o serviço. 

se há cabos expostos, se é fora de casa, é ligar pro apoio e pedir pra cancelar.

no geral, nunca aceite vendas porta a porta. há callcenters e lojas pra fazer isso. ao aceitar contratos porta a porta está a coadunar com uma profissão que explora pessoas sem capacidade ou formação especifica, a continuarem a viver vidas precárias e enganar os outros.

Um bem haja

 

Mas não foi porta a porta, foi via telefone.


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 17, 2025

Boa tarde ​@and_ben,

Agradecemos a sua mensagem e partilha da comunidade. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado


  • Autor
  • Kilobyte
  • June 17, 2025

Boa tarde ​@and_ben,

Agradecemos a sua mensagem e partilha da comunidade. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Boa tarde, envio apenas o NIF ou junto a reclamação descrita no inicio também ?


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 17, 2025

Agradecemos a sua mensagem ​@and_ben.

Apenas necessita de partilhar connosco o seu NIF através de mensagem privada.

Obrigado


  • Autor
  • Kilobyte
  • June 17, 2025

Boa tarde ​@and_ben,

Agradecemos a sua mensagem e partilha da comunidade. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Boa tarde, envio apenas o NIF ou junto a reclamação descrita no inicio também ?

Enviado


Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • June 17, 2025

São diferentes equipas a tratar de um assunto, para o interior o cliente ainda é informado de algumas coisas mas para o exterior, absolutamente nada. Como são subcontratados, os técnicos levam com uma tampa na boca por parte da NOS e os que falam e mostram ao cliente alguns problemas, obrigado por isso, mas são problemas que o cliente não tem forma como acompanhar, os tais exteriores. Os comerciais precisam da quota pelo que o cliente pode estar sempre descansado mas quase nunca é assim. Os trabalhadores agora são colaboradores e chegamos a falar com centros que atendem para todas as operadoras porque já nada pertence as operadoras, o cliente devia ser informado mas nada. Em Portugal quase nada é enterrado e muito devia ser para evitar o caos nos postes, honestamente não sei a quem interessa isto mas deve de interessar porque nada se faz e a lei só serve aos politicos desonestos.


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 17, 2025

Boa noite ​@and_ben,

Agradecemos a sua mensagem.

Iremos responder em breve.

Obrigado, 


  • Autor
  • Kilobyte
  • June 23, 2025

Bom dia,

No seguimento deste assunto, fui contactado durante o feriado por um colaborador da loja NOS onde já estivemos por duas vezes, que me informou que teria de entregar o equipamento Nvidia Shield em loja para resolver a situação.

Contudo, essa indicação contradiz o que me foi dito anteriormente por telefone, onde me garantiram que não seria necessário deslocar-me novamente, e que o tema estava a ser resolvido por uma equipa superior. Disseram-me ainda que, sendo o erro da responsabilidade da NOS, iriam resolvê-lo sem que eu tivesse de me deslocar novamente.

Na altura, na própria loja, foi-me informado que, ao aceitar nova troca, estaria a validar o contrato enviado a 14 de maio — com condições diferentes daquelas que tinham sido acordadas e rececionadas a 23 de abril. Foi com este contrato (de 23 de abril) que me comprometi, com as condições negociadas aquando do contacto telefónico no final do contrato anterior.

Nesse contrato de abril, a segunda box, Nvidia Shield, tinha o valor de aluguer gratuito durante os 24 meses de vigência do contrato. Já no contrato rececionado a 14 de maio, constava que o aluguer seria gratuito apenas no primeiro mês. Até hoje ninguém consegue explicar por que motivo esse novo contrato foi enviado nem recebi qualquer contacto para esclarecer.

É extremamente frustrante e faz-nos perder imenso tempo útil, quando a situação é clara e simples de resolver. Toda esta confusão está a tornar-se insustentável.

Entretanto, recebi a fatura deste mês sem qualquer acerto ou compensação, apesar de me ter sido dito, também por telefone, que não seriam cobrados valores enquanto o serviço não estivesse a funcionar a 100% — e a verdade é que continuo sem acesso à TV no quarto.

Para agravar, nessa mesma fatura aparece mencionada uma suposta “alteração aos serviços no dia 10 de maio”, algo que não solicitei, nem autorizei, e sobre o qual não recebi qualquer explicação até à data. Exijo esclarecimento urgente sobre o que foi alterado, com que base e com que impacto contratual.

Além disso, o problema da TV no quarto mantém-se por resolver, o cabo de fibra na rua continua exposto e sem qualquer proteção, e a Provedoria da NOS, que recebeu a minha reclamação no dia 5 de junho, ainda não me contactou.

A situação arrasta-se há demasiado tempo, com falhas graves de comunicação, promessas não cumpridas e ausência total de acompanhamento.

Agradeço uma resposta clara, célere e uma solução definitiva.


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 24, 2025

Boa tarde, ​@and_ben 

Lamentamos  o transtorno causado por esta situação.

A questão será verificada com a maior brevidade possível.

Obrigado pela sua compreensão.