Header

Reclamação


Reputação 1

Reclamação dos serviços NOS

 

Resolvi partilhar com o fórum a minha situação actual e o quanto me sinto desgostoso com os serviços da NOS.

 

Passa-se o seguinte:

 

Tenho uma avaria no serviço da NOS desde o dia 5 de Junho e que, através da linha de apoio (16990), reportei na tarde desse mesmo dia [nota: a avaria impossibilita-me o acesso aos canais de TV (de todos os canais e em todas as tv's existentes na minha casa), à internet e ao telefone fixo].

 

No contacto com a linha de apoio, e depois de efectuados os habituais procedimentos que o operador me ia sugerindo fazer para resolver/detectar a avaria, o operador concluiu que seria necessária a presença de um técnico para, in loco, resolver a questão. A visita do técnico ficou marcada para o início da tarde do dia 9/06 (4 dias após a ocorrência da avaria), tendo-me sido explicado ser impossível que o técnico viesse em prazo mais curto.

 

No dia 9/06 recebi a visita do técnico da NOS e este, após alguns testes efectuados dentro e fora da minha casa, concluiu que a avaria era externa à moradia (mais concretamente no poste público que se encontra no início da rua onde habito) e que teria de ser outra equipa a resolvê-la já que o tipo de avaria em questão ultrapassava as suas competências. Ao despedir-se, disse-me que, no prazo de 48 horas, iria ser contactado pelos serviços da NOS para resolução da avaria pendente.

 

“Escaldado” com os prazos praticados pela NOS para a resolução de avarias (lembro que se tinham passado 4 dias entre o início da avaria e a marcação da 1.ª visita do técnico), resolvi não esperar pelo contacto da NOS e, cerca das 15,30h desse mesmo dia (9/06), apenas alguns minutos após o técnico ter concluído os seus trabalhos, liguei novamente com a linha de apoio da NOS a explicar a situação e a tentar saber se o agendamento da nova visita de técnicos já estava solicitado (porque, uma vez que a situação não ficou resolvida, pus a hipótese de ter sido o próprio técnico que acabara de sair da minha casa a requerê-lo) ou se tinha de ser eu a fazê-lo.

 

Quem me atendeu acedeu à minha ficha de cliente para tentar inteirar-se da situação, mas, em virtude de falha técnica nesse instante – «ficou sem sistema» –, não conseguiu dizer-me se a nova assistência estava marcada nem, caso não estivesse, conseguia registá-la nesse momento, tendo-me pedido que ligasse mais tarde e quando a falha do sistema informático da NOS estivesse ultrapassada.

 

Durante essa tarde, tal como me tinha sido pedido, liguei mais 3 vezes com a linha de apoio, mas sempre sem sucesso porque o sistema continuava «em baixo». Por fim, já cerca das 21,30h do dia 9/06, consegui falar com um operador da linha de apoio que, após ter verificado não existir qualquer pedido de agendamento para assistência técnica na minha ficha de cliente, agendou-a a meu pedido.

 

A nova visita de assistência técnica encontra-se agora marcada para o próximo dia 17/06 e, apesar da perplexidade do operador que me atendeu (que considerou, nas palavras do próprio, uma «situação inaceitável» e pouco usual), explicou-me que esta era a data mais breve que lhe aparecia no sistema, sendo-lhe impossível registá-la mais cedo, ou seja, o melhor que se conseguiu foi 8 dias após a 1.ª visita técnica e 12 (DOZE!) dias após o início da avaria.

 

A minha reclamação consiste no seguinte:

 

1)         é inadmissível o tempo que medeia o aparecimento da avaria e a resolução da mesma (e, para o efeito, estou a assumir que esta ficará resolvida a 17/06 porque, a bem da verdade, nada me garante assim seja) e é inadmissível o desamparo que os clientes sentem por parte de um empresa que, na minha opinião, devia ser um exemplo de confiança e credibilidade.

 

Foi nessas condições que resolvi estabelecer contrato comercial com a NOS e se deste lado todas as obrigações e deveres são cumpridos (os equipamentos, se amanhã precisarem de ser devolvidos, vão em perfeitas condições de uso e como novos; os pagamentos das facturas mensais são feitos através de débito directo e pagos, religiosamente, ao dia 28 de cada mês), fica-se com a clara sensação de que do outro lado não há o mesmo cuidado e preocupação.

 

2)         é inaceitável que, estando um cliente privado de todos os serviços que contratou (TV, internet e telefone fixo) devido a uma avaria alheia à sua responsabilidade, como é o caso vertente, isto não despolete um qualquer sentido de urgência e responsabilidade adicional em querer resolver o problema por parte da empresa NOS. Ninguém aqui exigia que a situação ficasse resolvida no próprio dia ou no dia seguinte, mas esperar 12 dias (e reforço, uma vez mais, que os 12 dias será na melhor das hipóteses!) para resolução de uma avaria ultrapassa todos os limites da razoabilidade e é aquilo a que vulgarmente dizemos como “gozar com a cara das pessoas”.

 

O meu pai, com quem vivo, viúvo, reformado e com 71 anos de idade, tem na TV praticamente a grande companhia do seu dia-a-dia e da qual se tem visto privado há já 8 dias e assim continuará, pelo menos, até dia 17/06.

 

            3)         é igualmente incompreensível que a empresa NOS não assegure que as suas equipas de intervenção técnica sejam compostas, em número, meios e com diferentes capacidades e competências de forma a criarem complementaridade entre eles, por profissionais capazes de assegurar que, fosse qual fosse a natureza da avaria reportada, esta seria soluccionada naquela visita e não, como acontece no caso vertente, em que a resolução da avaria se dá em modo prestacional.

 

Nota: esta reclamação seguiu, na passada sexta-feira, para o livro de reclamações electrónico.


16 Comentários

Reputação 1

Editado.

@PEDRO MIGUEL PINHO VIEIRA , presumo que não existam alternativas. Quando assim é, têm a faca e o queijo nas mãos…

Porém, esta má gestão na assistência técnica também prejudica a empresa, pois vão ter de compensar o cliente pelo período em que os serviços não foram prestados de forma continuada.

Reputação 1

É verdade que também os prejudica, @C24XXXX201 , mas numa proporção bem diferente daquela que me estão a prejudicar.

Enquanto que eu me vejo privado de ter acesso a qualquer serviço (TV, internet), pelo menos, durante 12 dias, o preço da má gestão da NOS reflectir-se-á no montante que deixarei de pagar pela não prestação dos serviços, mas que será sempre um valor diminuto e que representa uma gota no oceano que corresponde à facturação da NOS.

Acresce ainda que o valor que me irão “poupar” com a sua má gestão, muito provavelmente até já gastei porque entretanto, como a internet é fundamental para mim nesta altura de teletrabalho, tive de arranjar uma solução temporária que me permitisse ter acesso à mesma (instalei um hotspot com aquisição de cartão de dados de internet móvel para um período de 15 dias).

 

Reputação 1

Começando por agradecer toda a atenção que a moderação teve com este meu assunto, volto ao contacto para informá-los do seguinte:

 

Hoje, dia 17/06/2020, recebi a 2.ª visita técnica da NOS para tentativa de soluccionar o problema (avaria) que tenho desde o dia 5/06/2020 e, mesmo depois de eu ter ligado em devido tempo com a linha de apoio, ter explicado todo o historial da situação e ter solicitado que, mediante as informações/conclusões que me tinham sido prestadas pelo 1.º técnico que me visitou, a nova assistência fosse efectuada por profissional com competências para resolver a avaria exterior - e isto é facilmente verificável pela gravação das chamadas que fiz durante todo este período -, a NOS conseguiu enviar um técnico com as mesmas competências do 1.º e cujo trabalho redundou na mesmíssima coisa que já havia sido feita no passado dia 9/06/2020.

 

Portanto, recapitulando,

  1. no dia 9/06/2020, 4 dias após o início da avaria, o 1.º técnico da NOS conclui que esta tem origem no exterior (nas ligações dos postes públicos) e que tem forçosamente de ser resolvida por uma equipa especializada;
  2. apesar de me terem dito que alguém me iria contactar nas 24/48 horas seguintes, eu, por via das dúvidas e de forma a acelerar o processo, nesse mesmo dia ligo para a linha de apoio a relatar o historial da avaria e, uma vez que nada constava na minha ficha sobre a marcação da visita da nova equipa técnica, solicito a sua marcação;
  3. por ser impossível agendar tal visita mais cedo, marcam a 2.ª assistência técnica para o dia 17, 12 dias após o início da avaria;
  4. apesar de todos os alertas que fiz aquando desta marcação, alerta que voltei a fazer na passada segunda-feira, data do meu último telefonema para a NOS, e que por esta me foi garantido que a pessoa que viria para 2.ª visita reunia as competências para resolver, de uma vez por todas, a origem da avaria, o técnico que veio tinha as mesmas funções do que tinha vindo a 1.ª vez e o seu trabalho redundou no que já havia sido feito então.

 

Estou há 12 dias sem acesso a qualquer canal de TV e internet, e ninguém me sabe responder quantos mais serão precisos até que a avaria esteja ultrapassada. Tanto pode ser nas próximas 24 horas, em 48 horas ou daqui por dois anos, e até lá tenho é de fazer cara bonita… Sei que no dia 28 vai cair na conta da NOS a minha mensalidade e nisso eu sei que a NOS não se atrasará! 

 

Estou demasiado incomodado para ligar para a linha de apoio a demonstrar o meu descontentamento. Incomodado e, sinceramente, até desmotivado porque não vale a pena pois ninguém quer saber! O problema sou eu que o tenho.

 

Boa tarde a todos.

 

 

 

 

@PEDRO MIGUEL PINHO VIEIRA , acrescente os últimos desenvolvimentos à reclamação já efectuada no Livro de Reclamações Online - basta efectuar nova reclamação e mencionar no campo RECLAMAÇÃO ASSOCIADA o número da anterior reclamação. A entidade reguladora vai gostar de saber como é que esta malta se comporta com os consumidores...

Reputação 7
Crachá +5

@PEDRO MIGUEL PINHO VIEIRA Boa tarde, para que seja possível a moderação do Fórum interessar-se e providenciar uma mais rápida intervenção e consequente resolução da anomalia que está a afetar os seus serviços, deve enviar por mensagem privada o seu numero de cliente NOS à moderadora @Ana P.. Relativamente aos dias sem serviços a Operadora não os deverá faturar.

Reputação 1

@PEDRO MIGUEL PINHO VIEIRA Boa tarde, para que seja possível a moderação do Fórum interessar-se e providenciar uma mais rápida intervenção e consequente resolução da anomalia que está a afetar os seus serviços, deve enviar por mensagem privada o seu numero de cliente NOS à moderadora @Ana P.. Relativamente aos dias sem serviços a Operadora não os deverá faturar.

Boa tarde.

Aproveitando a sugestão de outro user, fiz isso na passada segunda-feira ao moderador @Tiago C. , mas sem sucesso.

Tentarei fazê-lo agora para a moderadora @Ana P. ,esperando obter melhor resultado.

Obrigado pela sua mensagem.

Reputação 1

@PEDRO MIGUEL PINHO VIEIRA , acrescente os últimos desenvolvimentos à reclamação já efectuada no Livro de Reclamações Online - basta efectuar nova reclamação e mencionar no campo RECLAMAÇÃO ASSOCIADA o número da anterior reclamação. A entidade reguladora vai gostar de saber como é que esta malta se comporta com os consumidores...

Irei fazê-lo!

Obrigado pela sua resposta.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @PEDRO MIGUEL PINHO VIEIRA, @Jose Rodrigues e @C24XXXX201,

@PEDRO MIGUEL PINHO VIEIRA, já respondemos à sua questão aqui.

Obrigada 

Reputação 1

Bom tarde a todos.

Desta vez mais calmo, volto à carga para trazer boas notícias :slight_smile:

A situação da avaria ficou resolvida na passada sexta-feira (dia 19), ao final da manhã.

A NOS, em virtude de eu ter estado privado de todos os serviços praticamente durante 15 dias completos, irá creditar-me um valor correspondente a metade da mensalidade deste mês e já hoje, em resposta à reclamação online que tinha apresentado, recebi um telefonema da Provedoria da NOS a comunicar-me que, como medida para compensar-me pelos transtornos causados, irão também creditar-me a mensalidade do próximo mês na totalidade.

Se a primeira nota de crédito é da mais elementar justiça, a segunda, no meu entender, já não seria exigível e revela boa-fé e elegância.

Tal como disse ao @Tiago C. em mensagem privada, faço questão de vir relatar-vos os últimos acontecimentos porque acho que os outros users merecem saber as boas condutas por parte da NOS e não só as más e os meus lamentos. 

Agradeço a todos quantos se interessaram pelo meu caso e pela sua resolução, desde a moderação aos outros users.

Queria ainda agradecer a uma profissional da linha de apoio da NOS, de nome Ana Vieira, que se interessou pela minha situação numa das (muitas) chamadas que efectuei e que me ligou várias vezes depois para acompanhar o processo. Apesar de nada ter que ver com o Fórum, queria deixar-lhe o meu Obrigado e agradecer-lhe a simpatia.

Para o bem de todos, espero que não voltem a ter mais notícias minhas… Era bom sinal!  :smile::sweat_smile:  :joy::rofl:

Cumprimentos. 

Obrigado pelo feedback @PEDRO MIGUEL PINHO VIEIRA ! Infelizmente poucos utilizadores do fórum o fazem, especialmente após lhes ser oferecida alguma compensaçao pelas dificuldades…

Infelizmente tambem, o que relatou nao é novidade nenhuma! E ai é que reside o problema. O operador só reage dessa forma quando pressionado pelas reclamaçoes com conhecimento do regulador. Pior ainda, é que nem assim deixam de se comportar da mesma forma recorrentemente…

O valor das coimas deveria afastar os maus comportamentos mas infelizmente sao uma anedota.

Reputação 2

Já gastei mais de 15 euros em chamadas para a NOS desde o dia 17 de Setembro.

Gozam com os clientes (neste caso já ex-cliente) pondo-nos em espera mais de meia hora como foi o caso de hoje  em que fui atendida por uma operadora e no fim deste tempo desligou-me a chamada!

É preciso meter um advogado para tratar do meu assunto?

Não há respeito nenhum pelos clientes, o que querem é actualizar contratos para garantir o período de fidelização!!

Já agendaram por duas vezes o dia para virem levantar o material de devolução, já que rescindi o contrato, e não  apareceu ninguém, nem deram qualquer satisfação.

E hoje a operadora teve a grande lata de me desligar o telefone na cara (por volta das 12,30 h.) depois de me ter colocado em espera mais de 20 minutos a dar-me música, dando como justificação que ia ver como estavam as marcações. Isto é DIGNO de uma empresa que dever a sua existência aos clientes que são tão mal tratados?

DEIXO AQUI O MEU MAIS INDIGNADO PROTESTO!!!! 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @OMartel
Lamentamos o que nos conta, não é essa a experiência que queremos que tenha. 
Deste modo, para podermos ajudar e melhor compreender o que se passou, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum, por favor. 
Obrigado

“Pagamento de facturas em atraso”

Lamento ter que recorrer a esta forma para expressar o meu descontentamento em relação ao pedido de pagamento de facturas em atraso, por SMS.

Já reclamei  vezes sem conta para o  nº 16990, tb 931699000 e a resposta é sempre mesma. “ não existe nada em divida, queira desculpar, vamos informar os serviços correspondentes  já não vai receber nenhuma  informação”.

No dia seguinte  e até hoje,  continuo receber novamente outras SMS com mesmo conteúdo. Esta situação já dura há 30 dias !!!…, e sempre a aumentar o valor !!…  

Podia passar ao lado e ignorar e deixar andar, mas torna-se incomodativo ter que “levar” todos os dia com a mesma m…..da.

SMS diz assim :  Pague os valores em divida dos serviços NOS sem sair de casa p MB . -   Ent; 21879  -  Ref. 103518143  -  Valor 75,80E) 

Será possível acabar com esta palhaçada, após esta exposição ?!!…

Cumprimentos

AM

 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @aires martins para que a moderação possa verificar essa situação e poder esclarecer, deve enviar por mensagem privada o seu numero de cliente para o perfil @Fórum e aguardar a resposta dos moderadores.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @aires martins, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Lamentamos a situação. 
O @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda. 
Por favor, envie-nos uma mensagem privada, para o perfil @Fórum, com o seu número de cliente e o número em que recebe as notificações. 

Obrigado

Comentário