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Proteção de dados


Pela segunda vez uma loja NOS acede aos meus dados a pedido de outra pessoa, ou por erro na indicação do número de telemóvel dado para os efeitos solicitados. Não consigo compreender . Não sei se fazem confusão com o número de contato ao ponto de aceitarem, por exemplo, alterações ou esclarecimentos de dúvidas sem terem a certeza que sou eu, pedido por exemplo o meu cartão de cidadão. Não sei que confusão se está a passar mas a proteção dos meus dados está em causa. Sinto me extremamente insegura quando vocês têm toda a informação sobre mim e aceitam que qualquer pessoa possa aceder às informações da minha conta. 

9 Comentários

João H.
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  • Gestor da comunidade
  • June 21, 2023

Boa tarde @Clara Isabel da Silva Coelho,

Agradecemos a sua mensagem. Detalhe-nos a situação, por favor.

Alterações aos serviços contratados carecem sempre de validação de dados de titular.

Obrigado


Boa tarde, 

Não sei de facto de que forma isso possível. Só para dar um exemplo eu vivo na Amadora e soube que ontem acederam a minha conta numa loja do Mogadouro que fica em Bragança e o assistente deixou inclusive notas na conta. Tal situação nunca aconteceu com mais nenhum outro serviço ou entidade. 


Jorge C
Super User
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  • Super User
  • June 21, 2023

Boa noite @Clara Isabel da Silva Coelho,

Compreendo e existem vários relatos aqui no Fórum NOS com situações idênticas.

Talvez esteja na hora de implementar algumas medidas de segurança, como por exemplo, colocar em prática uma autenticação através do envio de um código para o telefone da conta.

Fica a sugestão de melhoria.

Obrigado

 


@Jorge C sim, é uma ideia que me parece que iria ajudar bastante. Neste momento, sinto me muito insegura. Falei com o atendimento hoje e aguardo informações do departamento de fraude... Ficou inclusive registado que no toca ao meu serviço, embora me cause transtornos, qualquer informação ou alteração só presencial com o meu cartão de cidadão. Enquanto não souber o que se passa não pode ser de outra forma.

Confesso que me sinto muito preocupada com a atitude desta loja, Mogadouro,em Braga. Espero que as pessoas sejam devidamente responsabilizadas. 


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • June 22, 2023

Bom dia @Clara Isabel da Silva Coelho e @Jorge C
Desde já agradecemos o vosso alerta como, também, sugestão. 

Compreendemos o que nos referem e, por isso, vamos endereçar a vossa sugestão. 
No entanto, recordamos que não são realizadas alterações ao serviço ou à conta de cliente NOS sem que exista uma confirmação, seja na Loja NOS, linha de atendimento ou mesmo, aqui, no Fórum NOS. 

Obrigado


@Mário P. Embora esse seja o procedimento legal não é o procedimento por parte de alguns funcionários. 

Vocês têm de falar com eles e responsabiliza los. Nao vale tudo para vender.

Irei contatar a provedoria para reclamação desta situação. 


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • June 22, 2023

Não nos revemos no género de prática que descreve. 

Se tiver alguma questão, por favor, fale connosco, @Clara Isabel da Silva Coelho

Obrigado


  • Byte
  • June 12, 2025

Exmos. Senhores,

 

Venho, por este meio, solicitar com urgência a correção do meu primeiro nome associado à conta de cliente NOS, que se encontra incorretamente registado.

 

O erro foi cometido aquando da criação da conta por parte de uma funcionária da NOS, a qual, após o meu alerta imediato, solicitou internamente a correção, no entanto, até à data, o nome permanece incorreto.

 

Esclareço que, de acordo com toda a documentação enviada e válida legalmente, o meu nome correto é Susana, com “s” e não com “z”. Esta incorreção, além de representar uma violação do dever de correção e atualização de dados pessoais por parte da NOS, pode ainda comprometer a validade de serviços contratados por via da vossa plataforma, nomeadamente o contrato com a Securitas, cujos dados devem corresponder aos constantes nos meus documentos oficiais.

 

Nos termos da Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto (Lei de Execução do RGPD em Portugal) e da Lei n.º 24/96, de 31 de julho (Lei de Defesa do Consumidor), exijo a correção imediata dos meus dados pessoais, sob pena de me ver forçada a cancelar o serviço associado, uma vez que a permanência de dados incorretos inviabiliza a legalidade e segurança do contrato.

 

Fico a aguardar a vossa confirmação da correção com a máxima urgência.

 

Com os melhores cumprimentos,

Susana 


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • June 12, 2025

Boa tarde ​@SusanaMC,

Agradecemos a sua mensagem.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado