Header
Respondido

Promessa oral não cumprida para aliciar cliente a celebrar novo contrato e transitar de satelite para fibra


Bom dia a todos 

Solicitei os seguintes esclarecimentos à NOS:

Aumento de 2 euros na faturação , em relação ao contratado : Justificação dada: Atualização de preços de mercado

Suspensão da abertura dos canais TV Cine que faziam parte do contrato Satélite que eu possuía, que transitaram para o contrato Fibra (foi condição acordada no momento da celebração do novo contrato em tecnologia fibra). Justificação dada : Não consta do contrato que celebrou.

Analisemos as seguintes “premissas”:

  • Sou cliente da empresa e atravessei as suas diferentes fases, anexando gradualmente todas as minhas comunicações particulares à mesma, ao longo do tempo. 20 anos .
  • Considero-me um cliente LEAL, até aqui FIEL à empresa, pois independentemente de existirem outras empresas no mercado , sempre procurei satisfazer as minhas necessidades enquanto consumidor dentro da NOS.

Eu tinha um serviço satélite, ativo numa aldeia do norte de Portugal, que servia perfeitamente o propósito da sua existência. Possuo ainda um outro pacote numa outra modara urbana. Portanto, atualmente tenho dois pacotes ativos.

Após vários contactos da Nós para renovar contrato e insistência para transitar (na aldeia) de um serviço satélite para a tecnologia Fibra , acebei por aceitar essa proposta, ajustando o serviço , e alargando até o mesmo . 

Na verdade foram celebrados 2 contratos ( 1 primeiro que deu problemas, pois o comercial que tratou do processo fez asneiras, e nada do que tínhamos falado estava consagrado. um 2º que apos eu ter contactado a linha, foi reajustado por um outro operador, que de acordo com a minha perceção , apos vários dias conseguiu restabelecer a normalidade do serviço. )

Para que eu transitasse para fibra  , foi solicitada como condição, a manutenção integral do pacote TV que eu detinha até então, pacote que oferecia os canais TVCINE todos , e que eu tive abertos durante anos (era promocional e dizia o colaborador vitalício) .

Após a celebração do contrato FIBRA, os canais TVCINE mantiveram-se abertos durante aproximadamente 1 ano, pensando eu que tudo estava em conformidade .

De há umas semanas para cá, os canais foram suspensos sem qualquer explicação.

Contactei por esse motivo a NOS e aguardei esclarecimentos.

Fui Contactado pelo Colaborador João Meireles Às 21:24 h do dia 23 de Agosto que amavelmente e de forma muito profissional  me esclareceu todas as duvidas e me disse mais ou menos o seguinte:

 

“Os canais TVCINE estiveram aberto neste novo por razoes desconhecidas que não lhe consigo explicar , pois estes não constam do seu contrato”

“Não duvido do que me diz, mas de acordo com a informação que me é disponibilizada , não há qualquer direito legal para usufruir desses serviços, uma vez que eles não constam do seu contrato , e não tenho forma de poder alterar isso”

“Por razoes que não consigo explicar-lhe, usufruiu indevidamente dos serviços TVCine , e por esse motivo poderão ter sido suspensos, pois não há menção aos mesmos no seu contrato”

 

Em suma, eu entendo que  :

Como se costuma dizer, para conseguir convencer-me a celebrar um contrato, transitar de tecnologia  , e fidelizar-me mais dois anos,  a NOS instruiu os seus comerciais e “comeu-me de cebolada” Vale Tudo?. Aliciou-me , prometeu-me , mas não firmou o verbalmente prometido . Ao manter os canais abertos durante algum tempo, tudo pareceria normal, afinal foi um rebuçadinho?

Tenho ativos dois pacotes em duas moradas diferentes . Todas, mas absolutamente todas as minhas comunicações particulares são da NOS.

Tive imensos vários incómodos na fruição dos serviços, ate que tudo se regularizasse (apesar de sempre ser prontamente atendido e de procurarem resolver ), e agora sou surpreendido desta forma.

 

O que o colaborador João Meireles propôs : 

Melhorar o serviço ( melhorando características nas comunicações , onde elas não são necessárias do ponto de vista da sua utilidade prática)

Integrar os canais TVCINE novamente 

Estas melhorias levariam a uma redução de 30 cêntimos na fatura.

 

Contrapartidas :

Inicio de um novo contrato com duração de 2 anos(faltam 8 meses para o fim do atual).

Ou seja, a nós não pode reabrir os canais TVCINE no contrato atual, pq não há legitimidade legal escrita para o realizar, mas se eu me fidelizar mais dois anos, já é possível e ate com melhorias de contrato. Algo não está bem.

 

Como me sinto?

Desrespeitado 

Deliberadamente manipulado 

Traído

Conclusão: 

Estou a pagar um serviço que não possui os TVCINES , e portanto é Caro , pois se não o possuo, esse valor deveria ser descontado, o pacote mais barato.

Se me apresentam uma solução mais barata , que integra os canais TVCINE e ainda melhora as características das comunicações moveis, então é porque estou a pagar caro. É Indecente.

Sinto-me profundamente traído e frustrado.

Nestas circunstancias não há justificação para um cliente manter a Lealdade e Fidelidade 
 

Obrigado ao João Meireles por procurar ajudar com as ferramentas e orientações que possui, mas na verdade acho indecente que me proponha uma solução um contrato de mais dois anos . 

Algo não está bem na cultura da empresa. estas situações não deveriam acontecer de modo algum.

Seguramente há profissionais que ao logo do processo não honraram a NOS , enganam os clientes apenas para conseguir objetivos comerciais. Muito Triste.

Isto não favorece a empresa. A Empresa tem muito mais a ganhar ao ir de encontro Às expectativas dos seus clientes .

O que eu espero:

Espero que a empresa me resolva a situação . 

Penso que deveria repensar em  reabrir os canais TVCINE ou então diminuir o valor da fatura.

 

Se fizer isso , ficarei feliz

Se tal nao for possível à NOS:

Poderei voltar a ser cliente , poderei até continuar a ser cliente , mas a fidelidade emocional à empresa ( que na minha opinião não tem preço, pois mantem os clientes a vida toda e muitas vezes até a família) termina aqui.

Estou profundamente magoado enquanto consumidor. Não me sinto correspondido no que respeita à conduta da empresa para comigo. Houve má fé de quem apenas quis garantir comissões com celebração de contrato e alcance de objetivos pessoais.

De hoje em diante terão obviamente  considerados todos os operadores do mercado , e o que me apresentar melhor proposta será quem vou contratar (nunca fiz isso em 20 anos, nem tencionava fazer, nem me agrada fazer isso, mas não terei alternativa, a manter-se este cenário.)

A confiança perde-se.

Irei continuar a cumprir com as minhas obrigações quanto consumidor, mas a manutenção do SENTIMENTO de PERTENÇA , Lealdade e fidelidade emocionais  à empresa ficam difíceis de manter, se este cenário não for acionado.

Como devem compreender, não poderei manter o meu discurso de cliente feliz junto dos meus pares , e na sociedade em que me envolvo diariamente. 

 

Com os melhores cumprimentos. 

 

Rui Carvalho

icon

Melhor resposta por Jose Rodrigues 23 August 2022, 10:53

Ver pergunta inicial

5 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia @RBCarvalho a moderação quer ajudar, envie por mensagem privada o seu numero de cliente para o perfil @Fórum para que os moderadores possam analisar as situações reportadas na sua mensagem e aguarde ser contactado. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @RBCarvalho,

Lamentamos a situação. Vamos ajudar.

Como sugerido pelo @Jose Rodrigues envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

O operador referiu “ indevidamente “ mas não foi o caso. Se ficou durante 1 ano foi porque lhe foi ativo por voucher 12 meses os tvcines. Caso contrário eles nunca teriam funcionado tanto tempo. É só pedir outro voucher de 12 meses e está resolvida a situação.

Bom dia

Guimas, grato pela sugestão, análise e preocupação.

A justificação técnica que permitiu os canais estarem abertos, como cliente, não é relevante, assim como o processo técnico que eventualmente possa permitir que os mesmos se mantenham abertos no futuro. Como cliente importa que os canais estejam  acessíveis. 

O que se verifica é que já lá vão semanas e os canais estão fechados, e a fatura de quase 70 euros mantem-se . Não me parece sensato. 

Não tenho qualquer duvida de que pague o que eu pagar com ou sem TVCINE, não vou alterar a data contratual e fidelizar mais dois anos um contrato que na prática é igual ao anterior  (mesmo que ate possa ficar mais uma vida como cliente). Isso não é correto.

A empresa terá  objetivos , estou certo, e provavelmente um deles é manter ou aumentar a receita. Como cliente , o meu objetivo é melhorar a qualidade do serviço e diminuir a despesa. Tem de se encontrar um equilíbrio.

Nestas semanas  a minha despesa manteve-se, e qualidade do serviço diminuiu . Não posso estar agradado.

Mas a meu descontentamento aqui prede-se sobretudo com a gestão do processo, que através dos seus vários colaboradores intervenientes à data da génese da transição para fibra, claramente pretenderam convencer-me a mudar ocultando-me informações. 

O colaborador , após assinatura contratual, desapareceu sem deixar rasto e só fez trapalhada deixando-me entregue ao apoio telefónico (deviam selecionar melhor os agentes de vendas ).

O 2ª resolveu com muito profissionalismo  as trapalhadas do primeiro , mas para fazer os ajustes de acordo com o que necessitava, não incluiu os TVCINES no contrato refeito (parece-me) .

Mas tudo correu bem até a suspensão dos canais.

Estou certo que tudo se vai resolver e de que o bom senso vai imperar.

Com os melhores cumprimentos

 

Rui Carvalho

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @RBCarvalho

Estamos aqui para ajudar. 
Compreendemos o que nos indica mas como indicado, pelo @Guimas, pode tratar-se de uma situação de direitos de visualização. 

Existem ofertas regulares na NOS, no entanto, os canais premium, em regra, têm um prazo. Assim, para compreendermos melhor e responder de forma assertiva, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Obrigado. 

Comentário