Skip to main content
Header
Bit
September 15, 2026

práticas comerciais enganosas

• September 15, 2026
  • 2 comentários
  • 25 visualizações

Fui contactada por um comercial da NOS em março de 2026, quando estava à procura de um fornecedor de internet fibra para a minha casa de férias. Disse inúmeras vezes que só precisava de internet e não de TV, uma vez que já tinha TV gratuita por cabo através do condomínio da minha casa de férias.

O comercial garantiu-me várias vezes que na NOS era possível contratar só internet fixa pelo preço de 29,49€ por mês.

Em abril de 2026, assinei um contrato (Documento de confirmação de compra) com a NOS, onde estava o preço de 29,49€/mês. O comercial confirmou novamente que a mensalidade a pagar era de 29,49€/mês.

Pouco tempo depois, veio um técnico instalar a ligação à rede fibra, mas além do router necessário para ter acesso à internet, instalou também a box para a TV. Quando disse que não tinha contratado serviço de TV, respondeu que era obrigatório instalar também TV e que o serviço estava incluído no preço da mensalidade.

No final de abril, recebi a primeira fatura, no valor de 39,42€. Telefonei para a linha de apoio da NOS, onde fui informada que o valor era mais alto por não ter aderido ao débito direto. Aderi ao débito direto e a partir daquele momento, só comecei a receber faturas no valor de 29,49€/mês.

De repente, em setembro de 2026 foi debitado, por débito direto, o valor de 43,43€. Liguei para a linha de apoio e disseram-me que o valor de 29,49€/mês só era válido durante 4 meses, já que tinha box e TV. Quando falei em cancelar o serviço de TV que afinal não preciso, a funcionária disse-me para “tentar” cancelar, mas que podia existir uma penalização.

Trata-se claramente de práticas comerciais enganosas, devido à falta de clareza na duração dos descontos. Além disso, o comercial que me contactava diretamente, mentiu descaradamente, apenas para atingir as metas de venda e obter a sua comissão.

Pelo exposto, exijo o cancelamento do serviço de TV e da devolução da box, passando a ser aplicável a mensalidade de 29,49€ durante os restantes meses do período de fidelização.

2 Comentários

Super User
September 15, 2026

Boa tarde ​@KATRIEN, também eu andei muito até perceber tudo aquilo que tinha de perguntar para que eu tenha realmente o que queria. Parece-me que ainda tem de fazer esse caminho. Está de facto a pagar o serviço de tv que não queria, volte a ler o que assinou porque antes de confirmar o agente devia ter repetido as condições principais antes de assinar ou deve ter recebido um SMS com essas condições se o fez ao telefone. Queira contactar a mediação ​@Fórum com o seu numero de cliente ou de contribuinte e aguarde a sua intervenção.

João H.
Gestor da comunidade
September 16, 2026

Boa tarde ​@KATRIEN,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do ​@atcrs sobre o tema. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.