Skip to main content
Header

partilha indevida de dados

Venho por este meio apresentar uma reclamação formal contra a vossa empresa, na sequência da deteção de cobranças indevidas relativas a um “seguro de fatura” nos últimos três meses, sem que eu o tenha solicitado ou autorizado.

No início de junho, ao analisar a minha fatura, reparei pela primeira vez na cobrança deste serviço. Contactei o vosso apoio ao cliente, tendo-me sido dito que o mesmo teria sido subscrito presencialmente com um agente da MetLife numa loja NOS. Refiro, no entanto, de forma inequívoca, que nunca me desloquei a qualquer loja NOS, tratando sempre todos os assuntos exclusivamente por telefone.

Solicitei de imediato a identificação da loja em questão, algo que me foi recusado, sob o argumento de que a informação não estava disponível — algo que considero grave e suspeito. Pedi então o cancelamento do serviço e a devolução das quantias cobradas. Informaram-me de forma inaceitável que eu própria teria de me deslocar a uma loja ou contactar a MetLife, algo sem sentido tendo em conta que não fui parte ativa na subscrição do serviço nem recebi qualquer documento contratual.

Durante vários contactos com o vosso serviço de apoio ao cliente, fui tratada com desrespeito e arrogância, com especial destaque para a colaboradora Juvenália Silva, que demonstrou má educação e total falta de empatia. Só após múltiplas insistências e ameaças de denúncia à ANACOM e ao regulador da proteção de dados (CNPD), é que um operador/supervisor aceitou cancelar o serviço.

Para esclarecer a situação, contactei diretamente a MetLife no dia 5 de junho, onde me foi confirmado que os meus dados pessoais foram fornecidos pela NOS e que o contrato foi feito através da vossa entidade, sem a minha autorização expressa, o que configura uma violação grave do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

Face ao exposto, venho exigir:

Um pedido de desculpas formal;

Uma compensação pela partilha abusiva dos meus dados e pelos danos morais causados;

A resolução definitiva desta situação sob pena de:

Reclamação formal junto da ANACOM, CNPD, DECO e Livro de Reclamações Eletrónico;

Abertura de queixa-crime por uso indevido de dados pessoais e fraude contratual;

Pedido de rescisão contratual por justa causa, sem penalizações.

Adicionalmente, informo que, até que esta situação esteja totalmente resolvida, não efetuarei o pagamento das faturas em atraso, não admitindo qualquer corte ou interrupção dos serviços associados aos meus contratos. Esta suspensão do pagamento deve-se à vossa falha grave, quer na prestação do serviço, quer na proteção dos meus dados, e será mantida até à regularização total da situação.

Sou cliente da NOS há mais de 10 anos, em duas moradas distintas, e considero vergonhoso e inaceitável o tratamento que me foi dado neste processo.

Aguardo resposta escrita num prazo máximo de 10 dias úteis.

Atenciosamente,

Sónia Silva 

7 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • July 14, 2025

Não acho que consigas muito mais por aqui do que conseguiste pela linha de apoio. 

Rescisão do contrato por justa causa não te vão dar, até porque são 2 coisas diferentes.

Se deixares de pagar apenas vais incorrer em mais custos por atraso de pagamento e o serviço será suspenso automaticamente se isso acontecer.

Boa sorte

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • July 14, 2025

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 14, 2025

Boa noite, ​@SoniaGT 

O ​@Guimas e o ​@Jorge C deram uma boa ajuda. 
A ativação do produto é feita exclusivamente numa loja NOS ou ligando diretamente para a Linha dedicada 800 100 561, sendo que para tal é necessário a confirmação de dados. Assim, para ativação foi necessário a confirmação de dados. 

No entanto, e face ao que indica, podemos endereçar para que seja verificado e, se necessário, atuaremos em conformidade. 

Quanto à compensação, no limite, ser-lhe-á atribuído crédito quanto aos 3 meses de serviço, no entanto, quanto aos demais pedidos não há lugar a compensação. 

Relativamente aos dados privados, saiba tudo sobre a proteção da privacidade e dos dados pessoais dos nossos clientes e utilizadores dos nossos produtos e serviços em nos.pt
Obrigado, 

• Autor
  • Kilobyte
  • July 18, 2025

Não acho que consigas muito mais por aqui do que conseguiste pela linha de apoio. 

Rescisão do contrato por justa causa não te vão dar, até porque são 2 coisas diferentes.

Se deixares de pagar apenas vais incorrer em mais custos por atraso de pagamento e o serviço será suspenso automaticamente se isso acontecer.

Boa sorte

Obrigada 

• Autor
  • Kilobyte
  • July 18, 2025

Boa sorte

Obrigada 

• Autor
  • Kilobyte
  • July 18, 2025

Boa sorte

Obrigada 

Boa noite, ​@SoniaGT 

O ​@Guimas e o ​@Jorge C deram uma boa ajuda. 
A ativação do produto é feita exclusivamente numa loja NOS ou ligando diretamente para a Linha dedicada 800 100 561, sendo que para tal é necessário a confirmação de dados. Assim, para ativação foi necessário a confirmação de dados. 

No entanto, e face ao que indica, podemos endereçar para que seja verificado e, se necessário, atuaremos em conformidade. 

Quanto à compensação, no limite, ser-lhe-á atribuído crédito quanto aos 3 meses de serviço, no entanto, quanto aos demais pedidos não há lugar a compensação. 

Relativamente aos dados privados, saiba tudo sobre a proteção da privacidade e dos dados pessoais dos nossos clientes e utilizadores dos nossos produtos e serviços em nos.pt
Obrigado, 

Obrigada 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 20, 2025

@SoniaGT, boa tarde. 

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado,