A UMA ganhou um novo comando. O comando 5.0 encantou-me desde o primeiro minuto, principalmente pelo facto de já ter controlo por voz, algo que se havia perdido aquando da mudança da UMA v1 para a UMA v2. Mas não é só essa a sua grande vantagem - desde botões direcionados para apps de streaming até uma ergonomia reforçada, vale a pena dar uma segunda olhada neste novo comando da NOS.
Comparando com o anterior, é ligeiramente maior, mas também mais agradável e traz mais funcionalidades que permitem o acesso simples a características da UMA, tornando a experiência de televisão mais simplificada.
Longe vai o tempo em que os comandos da NOS eram longos e totalmente ergonómicos (como o caso dos comandos IRIS) mas também pouco práticos de arrumar. Estamos a assistir a uma mudança de paradigma no design e é preciso ter isso em atenção.
Imediatamente reconhecerão a falta do botão de pesquisa, que foi substituído pelo botão de pesquisa por voz que, dado o reconhecimento fácil que faz das expressões em português e inglês, torna tudo mais simples do que usar as teclas do comando qual Nokia 3310.
Pontos positivos
- Comando por voz - era algo que já queria há algum tempo e faz toda a diferença na navegação. Não nos obriga a navegar por menus infindáveis (não que a navegação na UMA seja difícil mas chegar simplesmente com um comando de voz é um descanso);
- Botões Netflix e Amazon Prime Video - quase que se torna ainda mais simples que pelo comando de voz;
- Qualidade de construção - face ao comando que tinha, nota-se uma firmeza muito superior neste comando, mesmo em termos ergonómicos. Tinha alguns riscos no meu comando antigo (e tratava-o com cuidado e este parece-me ser de construção superior, menos suscetível à degradação);
- Ecologia - apesar de não ser visível a olho nú, o facto de ser sustentável torna-o numa compra interessante e faz-nos acreditar (positivamente) que estamos a tomar uma boa decisão;
- Emparelhamento em segundos - o processo de emparelhar o comando com a box é feito em segundos, estando todas as funcionalidades disponíveis de imediato.
Pontos negativos
- Exige alguma curva de aprendizagem - para quem está habituado ao comando antigo, os menus estão em locais diferentes e parece não ser tão imediata a organização, mas é uma questão de dias/minutos;
- Não é possível controlar a TV - longe vai o tempo em que os comandos da NOS permitiam controlar igualmente as TVs. O comando era ideal para reduzir duplicação de comandos, mas ainda não foi desta.
- Não ser possível o upgrade gratuito para atuais clientes.
A meu ver, e em jeito de conclusão, trata-se de um upgrade future-proof, pecando apenas pelo preço e por exigir uma curva de aprendizagem ligeira (não será tão direta como a do comando anterior). No entanto, ou queremos futuro, ou queremos simples - não podemos ter os dois.