Skip to main content
Header

Boa tarde, a NOS contactou-me por telefone com uma campanha para substituir o meu plano actual só de internet fixa.

Após a instalação não fiquei satisfeita e pretendo exercer o meu direito de livre resolução. Entrei em contacto com o apoio da NOS que me disse que poderia faze-lo mas que teria de pagar os custos associados à instalação que rondam os 400€ por ser actual cliente de outro serviço deles (internet fixa)

O apoio cliente citou esta clausula do comprovativo:

"No caso de atuais clientes, e para o cálculo dos encargos pela cessação antecipada do contrato durante o período de fidelização, acrescem às vantagens atribuídas ao cliente (aqui

identificadas e quantificadas) o valor da instalação/ativação que não tenha sido recuperado à data do contrato."

Ora eu não estou a "cessar anticipadamente" o contrato. Foi-me informado no momento da celebração de contrato por telefone que teria 14 dias para experimentar e desistir sem custos. 

Gostava de saber se a NOS tem o direito de cobrar pelo custo da instalação neste caso.

Boa tarde @Sandrina Silva, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 

Diga-nos, por favor, quando é que foi aceite as condições propostas e aceites por si ou, caso tenha sido um contrato presencial, quando assinou o contrato. 

Obrigado,

As condições foram aceites por telefone há 4 dias, no dia 18 Março 2024 e a instalação foi feita no dia 19 Março 2024. Não houve contrato presencial.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de contribuinte para verificarmos a situação, @Sandrina Silva

Obrigado, 

No caso de livre resolução de contrato no prazo legar de 14dias, uma coisa é cobrar o custo da instalação, ou seja a vinda do técnico a casa que poderia rondar os 20-40€ outra coisa totalmente diferente é incluir os equipamentos neste custos de instalação o que faz logo subir para os ~400€. Tendo em conta que estes equipamentos são devolvidos.

Concordo que o custo de instalação seja cobrado mas não faz qualquer sentido pagar pelos equipamentos que são devolvidos.

No comprovativo de compra este valor vem agregado (Instalação/activação/equipamento) mas devia vir descriminado separadamente, são tipo diferentes de serviços, uma coisa é mão-de-obra que não pode ser devolvida, outra coisa são os equipamentos.

Peço à NOS para ter em conta este ponto de forma a fornecer um serviço mais transparente e justo aos seus clientes.

@Mário P. Já enviei mensagem privada com o meu contribuinte para @Forum mas não obtive qualquer resposta.

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @Sandrina Silva,

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Boa tarde @Sandrina Silva,

Não tem de pagar nada!

O período de resolução é 14 dias e existem procedimentos a cumprir, ficando assim escrito.

Considero importante que deixe claro que pretende reverter para o serviço anterior.

• Pode fazer o pedido pessoalmente em loja, online ou por correio: 

Reúna os seguintes documentos: 

• Formulário de pedido de cessação do contrato. Este formulário tem de ser assinado pela pessoa em nome de quem está o contrato, e a assinatura deve ser igual à do seu documento de identificação;  

• Fotocópia de um documento de identificação com assinatura. Se não quiser enviar fotocópia do documento, pode enviar apenas o formulário de cessação. Nesse caso, a sua assinatura tem de ser reconhecida num notário ou por um/uma advogado/a. Ou, em alternativa, pode deslocar-se a uma loja e preencher o formulário de confirmação de dados pessoais com apresentação do documento de identificação. 

Os documentos podem ser: 

• enviados através deste Formulário selecionando a opção “Enviar documentos para cessação contratual” 

• entregues numa Loja NOS  

• enviados por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa 

Obrigado

Obrigado @Jorge C, mandei mensagem privada para @Fórum de forma a obter uma resposta concreta da NOS.

Depois de me fazerem várias perguntas disseram-me que ia ser contactada durante o dia de ontem mas até hoje ninguém o fez.

No total, acerca deste tópico no forum já falei com 5 pessoas diferentes, @Mário P., @João H. , Inês B, Maria P., André P.  e nenhuma delas me soube dar uma resposta concreta. Só me resta continuar a aguardar a chamada telefónica que me prometeram para ontem, enquanto que os 14 dias a que tenho direito para exercer livre resolução se esgotam rapidamente.

Porque é uma questão legal, devem ter dito que encaminharam não? 

Obrigado @Jorge C, mandei mensagem privada para @Fórum de forma a obter uma resposta concreta da NOS.

Depois de me fazerem várias perguntas disseram-me que ia ser contactada durante o dia de ontem mas até hoje ninguém o fez.

No total, acerca deste tópico no forum já falei com 5 pessoas diferentes, @Mário P.@João H. , Inês B, Maria P., André P.  e nenhuma delas me soube dar uma resposta concreta. Só me resta continuar a aguardar a chamada telefónica que me prometeram para ontem, enquanto que os 14 dias a que tenho direito para exercer livre resolução se esgotam rapidamente.

Estou aqui para ajudar os clientes sem qualquer outro interesse e como ainda está no prazo legal dos 14 dias, sugiro que realize o procedimento que descrevi anteriormente aqui.

Obrigado

Bom dia, @Sandrina Silva.

Estamos a acompanhar este tema e vamos responder-lhe o mais rápido que nos for possível.

Agradecemos a compreensão

Boa tarde Sabrina,

Encontro-me na mesma situação que a senhora. Hoje também liguei a NOS para cancelar o meu serviço dentro dos 14 dias de livre resolução, e fui também informada que teria que pagar cerca de 400€ pela instalação.

A senhora poderia-me dizer como ficou resolvida a sua situação? Agradecia ainda se algum assistente deste forum me possa ajudar neste assunto.

Na minha situação, devido a hoje ser o ultimo dia dos 14 dias e mediante esta situação que só posso chamar de "aldrabice", da qual não fui informada e não encontro contemplada no contrato, me levar a não querer estar associada a NOS, procegui com o cancelamento. Falei ainda com a DECO que me aconcelhou a cancelar se assim o pretendesse e depois, caso a NOS insista em cobrar este valor, avançar com um processo juridico contra a NOS.

Se me pudesse indicar como resolveu o seu assunto agradecia.

Obrigada,

Ines Batista

Boa tarde @Ines Batista,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

• O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

Olá @Ines Batista 

Na altura também pedi aconselhamento à DECO e disseram-me que mesmo com direito de livre resolução as operadoras tem o direito de cobrar pelos equipamentos/instalação. 

Infelizmente isto é tudo um esquema da NOS para fidelizar clientes, ligam para as pessoas, prometem maravilhas e asseguram-nos que temos 14 dias para experimentar o serviço e se não ficarmos satisfeitos podemos cancelar. Mas nada disto é verdade, assim que alguém liga para exercer o direito de livre resolução, eles respondem que há este valor da instalação por pagar.

Para evitar perder os 400€, a NOS propôs-me uma alteração de pacote, só INTERNET fixa em vez de TV+INTERNET+MOVEL, mas mantendo a fidelizarão de 24 meses. Acabei por aceitar por não ter alternativa. 

Seguiu-se a isto mais complicações quando eles vieram recolher os equipamentos, porque o técnico se esqueceu de repor as configurações de origem e fiquei sem os canais abertos. Mais uma vez não quiseram assumir a culpa e reencaminharam-me para a ANACOM que cobra 80€ por cada intervenção. 

Enfim, depois de tudo isto, a única coisa que quero é que passem os 24 meses e me possa ver livre finalmente desta operadora.

Boa tarde @Sandrina Silva,

Agradecemos o seu testemunho e partilha. 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Partilho cá a minha indignação, revolta e minha opinião sobre este roubo e aldrabice que a empresa NOS fez comigo. À história repete se com todos. 

Encontro-me na mesma situação. Hoje também liguei a NOS para cancelar o meu serviço dentro dos 14 dias de livre resolução, e fui também informado que teria que pagar cerca de 420€ pela instalação.

@PAULO JUNIOR contacte a ANACOM para se informar sobre a melhor forma de proceder. No meu caso decidi proceder na mesma com o cancelamento dentro dos 14 dias de direito livre de resolução e portanto contactei a ANACOM e a CICAP (por indicação da ANACOM), uma vez que entendo esta situação como abusiva e que não se enquadra nos procedimentos legais. Fui aconselhada a proceder a normal devolução em loja do equipamento, levando comigo um documento com a lista dos equipamentos que estiu a devolver e pedir para que a assinem para atestar que os devolvi. Disseram-me que na eventualidade de haver alguma recusa de recepção do equipamento (surpresa par amim que tal podia ser uma possibilidade) devo contactar a polícia. No acto de entrega, aconselharam-me igualmente a escrever no livro de reclamações os pormenores da minha queixa e aguardar resposta dessa reclamação por parte da ASAE. Espero ter ajudado, mas por favor contacte a ANACOM para poder aconselhar-se sobre o seu caso específico.

Muito obrigado @Ines Batista !!!

Boa tarde, @PAULO JUNIOR.

Estamos aqui para ajudar. 

Deste modo, para o podermos fazer, pedimos que nos envie, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

• O número de contribuinte; e
  • Número de contacto;

Obrigado

Bom dia a todos,

No dia 22/08/2024 foi instalado o serviço da NOS na minha morada, que contratei na minha residência, no final o técnico deu-me o tablet para assinar o comprovativo de intervenção técnica, o qual me disse que era para finalizar o serviço!

No dia seguinte, quando li o que recebi por email, deparei-me com uma situação pela qual não concordo, a da não aplicação da livre resolução do contrato, sem ter experimentado o serviço na totalidade, nem ter verificado se tinha a funcionar todos os serviços contemplados no contrato, como podia eu dizer que estava a funcionar normalmente!

Posto isto, resolvi enviar uma reclamação a provedoria a indicar que ficasse registado que o serviço não está a trabalhar com normalidade como o indicado na folha que me fizeram assinar, pois não tenho a totalidade dos serviços contratados a funcionar, e indiquei que não abdicava do meu direito de livre resolução do contrato previsto por lei, segundo DL n.º 24/2014, de 14 de fevereiro.

Na sequência deste contacto com a provedoria, tomei a decisão de denunciar o contrato por livre resolução, segundo DL n.º 24/2014, de 14 de fevereiro, para o efeito, dirigi-me à loja no dia 27/08 e de acordo com o informado pelo vosso colaborador, foi preenchido um formulário de denuncia, onde foi colocado insatisfação com informações comerciais, no entanto, tinha dito que não queria dar um motivo.

Após este denuncia, recebi no dia 29/08 uma chamada, perguntando se queria dar seguimento ao pedido feito em loja e proceder ao desligamento. Mais uma vez, à semelhança de outras chamadas que recebi da vossa parte, inclusive comercial apresentando uma nova proposta para me reter, a pressão psicológica manteve-se, alegando que ficaria isento dos valores de fidelização, mas teria que pagar a instalação, e quase fui obrigado a ter que dar um motivo para a livre resolução quando por lei não sou obrigado!

Como referi várias vezes ao telefone não é minha intenção pagar tais valores, nem aceito que tenha que os pagar, acredito que apenas tenho de pagar os dias de serviço usufruído, pois foi alegado no contacto comercial que a instalação era gratuita!

Alerto que deste telefonema, em que me disseram que teria de pagar um valor de aproximadamente 383€, foi gerado um email no qual tem a indicação que terei de pagar €785.83 pelos 23 meses que faltam, e um pouco mais tarde recebi um SMS com a informação que teria de pagar 500€. Como posso confiar num empresa que para além de exercer uma pressão psicológica, apresenta esta a incongruência dos valores nas informações passadas?

Nesta chamada também solicitei que o serviço fosse desligado o quanto antes, e no email recebido e num SMS tenho a indicação do dia 16/09.

Entrei novamente em contacto com a provedoria e relatei tudo o que indiquei acima, e solicitei que revessem toda esta situação, e que procedessem à rescisão por livre resolução no período dos 14 dias, sem cobrança de qualquer valor, retirando estes custos registados na minha conta cliente, como me foi comentado na última chamada com a provedoria do dia 27/08. Desta vez, recebi uma sms dia 02/09 a indicar que teria de reportar esta situação pelos canais digitais mais convenientes para mim, que a provedoria NOS só conseguirá ajudar caso essa resolução não seja conclusiva…

Gostaria de saber se alguém aqui no fórum me pode ajudar, e indicar o que devo fazer mais, o qual agradeço desde já!

Melhores Cumprimentos

Bom dia

@João H. podes dar uma ajuda?

Obrigado desde já!

Boa tarde @earm,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

• O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

Boa tarde, 

Já enviei a informação solicitada. 

Obrigado desde já pela ajuda!

Cumprimentos

Boa tarde @earm,

Agradecemos o seu testemunho,

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Bom dia,

Agradeço a vossa intervenção, no entanto, recebi uma chamada da linha de cancelamento de contratos, que após ouvir todo o meu relato, diz que receberei uma factura no valor de 383€ (instalação), a qual não estou disposto a pagar! Não achando que o processo foi conclusivo, entrei com uma nova reclamação na provedoria, para que tomem alguma ação no sentido de quando ocorra o desligamento, fique somente com o valor referente ao serviço usufruido para pagar. Estou a aguardar um contacto.

Melhores Cumprimentos,

Comentário