Skip to main content
Header

NOS não instala em todas as moradas que a DS Telecom lhe fornece

• February 21, 2025
  • 8 comentários
  • 131 visualizações

CP001

O problema é o seguinte: a NOS contratou umas tantas centenas de milhares de moradas fibra à DS Telecom, tal como MEO e Vodafone o fizeram. Mas a NOS recusa-se a instalar em algumas delas, ao contrário do que fazem MEO e Vodafone. Dada a elevada distância ao PDO,  a NOS, por não querer passar mais metros de fibra, não instala, não dá como cobertas as moradas. Esta situação é visível no site geo ANACOM  https://geo.anacom.pt/publico/home

Pergunta-se: haverá um problema no licenciamento dos postes? Não há… desde 2023 que transitar e passar para os postes da antiga PT (MEO) é gratuito, passar um cabo que vai do PDO até casa do cliente pelos postes da MEO é gratuito https://anacom.pt/render.jsp?contentId=1729618 https://anacom.pt/render.jsp?contentId=1477072

Haverá perda de sinal por mais uns metros de fibra? Não há. Qualquer pessoa que estudou engenharia sabe que por mais uns metros de fibra a perda de sinal é insignificante, porque se trata de um percurso quase reto o dos postes.

Recusam-se a passar os clientes que estão em HFC para FTTH, e agora isto. Em que planeta vivem os administradores da NOS? 

Os clientes querem instalar, têm dinheiro para pagar à NOS, mas a NOS não quer clientes. Nunca se viu uma coisa assim em lado nenhum do mundo.

Quero sugerir que acabem com estas práticas, anulem isto, mais ninguém funciona assim. Deixem os clientes instalar como nos outros operadores e deixem os clientes passar de HFC para FTTH, porque todos os outros operadores são FTTH e a NOS não tem as mínimas condições para competir com eles com uma rede HFC.

8 Comentários

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • February 22, 2025

sabe se foi autorizado? “Este projeto de decisão da ANACOM será agora submetido a consulta à Comissão Europeia, BEREC e às Autoridades Reguladoras Nacionais dos restantes Estados-Membros.” 

CP001
  • Autor
  • February 24, 2025

sabe se foi autorizado? “Este projeto de decisão da ANACOM será agora submetido a consulta à Comissão Europeia, BEREC e às Autoridades Reguladoras Nacionais dos restantes Estados-Membros.” 

Bom dia, ​@Olaf,

Refere-se ao facto de agora ser gratuito passar o drop da fibra para os postes da antiga PT (MEO)? Sei, sim. É precisamente o que está no segundo link.

https://anacom.pt/render.jsp?contentId=1729618 projeto

https://anacom.pt/render.jsp?contentId=1477072 decisão final

Assim entrou em vigor no início de 2023.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 24, 2025

Boa tarde ​@CP001,

A NOS trabalha para trazer o melhor serviço a todos os seus clientes. 

A sua questão, em particular, encontra-se a ser analisada através de mensagem privada, onde mais esclarecimentos podem ser prestados.

Obrigado 

CP001
  • Autor
  • February 24, 2025

Boa tarde, ​@João H. 

Se puder, por favor, faça chegar esta sugestão às chefias da NOS, de acabar com esta prática que só a NOS tem em zonas DS Telecom.

Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • February 26, 2025

Olá ​@CP001 

pois estranho.

Pelo que percebi não conseguiu passar da fibra hfc para a fibra ftth na sua morada. É isso?

Se sim, lamento que não tenha conseguido ficar com a fibra do ftth. Mas se calhar pode ser alguma questão de princípios ao exceder mais esses X metros que fala, por alguma perda de qualidade ou não garantir melhor ou mais serviço. Seria isso?

Não teria de ser a DST também a fazê-lo ou garantir mais proximidade? Já se que são acordos celebrados com essa empresa 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 26, 2025

Boa noite ​@DalleyBorges e ​@CP001,

A situação já se encontra a ser verificada através de mensagem privada. 

Obrigado,

CP001
  • Autor
  • February 27, 2025

Olá ​@CP001 

pois estranho.

Pelo que percebi não conseguiu passar da fibra hfc para a fibra ftth na sua morada. É isso?

Se sim, lamento que não tenha conseguido ficar com a fibra do ftth. Mas se calhar pode ser alguma questão de princípios ao exceder mais esses X metros que fala, por alguma perda de qualidade ou não garantir melhor ou mais serviço. Seria isso?

Não teria de ser a DST também a fazê-lo ou garantir mais proximidade? Já se que são acordos celebrados com essa empresa 

É mais ou menos isso.

Na realidade estou a queixar-me das duas situações em termos genéricos, apesar de só uma delas me afetar diretamente a mim…

Queixo-me em geral dessa situação de estarem a obstaculizar ao máximo a passagem de clientes em HFC para FTTH.

Queixo-me também, e principalmente, de um assunto totalmente distinto desse, que se trata  do facto de na rede da DS Telecom a NOS ter contratado determinadas moradas e não querer instalar quando todos os outros operadores instalam. Parece que não querem clientes 

Tudo acontece porque no dia da instalação a NOS se recusa a passar mais uns metros de fibra, quando os outros operadores passam à vontade. Assim a NOS excluiu de cobertura, votou ao desprezo, uns quantos de milhares de moradas apenas e só por estarem um pouco mais longe do PDO da rua.

@Mário P. obrigado. Já agora, encaminharam a sugestão que dei para a NOS deixar de ter este tipo de situação? Não têm nenhum ganho económico com a situação, apenas perdas porque os clientes vão para outro operador. Não se compreende, porque as moradas estão montadas, não há nenhum custo

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 27, 2025

Boa tarde ​@CP001,

Agradecemos o seu testemunho e partilha.

O seu testemunho é importante para nós e, como tal, analisado internamente pelas equipas responsáveis.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado