O problema é o seguinte: a NOS contratou umas tantas centenas de milhares de moradas fibra à DS Telecom, tal como MEO e Vodafone o fizeram. Mas a NOS recusa-se a instalar em algumas delas, ao contrário do que fazem MEO e Vodafone. Dada a elevada distância ao PDO, a NOS, por não querer passar mais metros de fibra, não instala, não dá como cobertas as moradas. Esta situação é visível no site geo ANACOM https://geo.anacom.pt/publico/home
Pergunta-se: haverá um problema no licenciamento dos postes? Não há… desde 2023 que transitar e passar para os postes da antiga PT (MEO) é gratuito, passar um cabo que vai do PDO até casa do cliente pelos postes da MEO é gratuito https://anacom.pt/render.jsp?contentId=1729618 https://anacom.pt/render.jsp?contentId=1477072
Haverá perda de sinal por mais uns metros de fibra? Não há. Qualquer pessoa que estudou engenharia sabe que por mais uns metros de fibra a perda de sinal é insignificante, porque se trata de um percurso quase reto o dos postes.
Recusam-se a passar os clientes que estão em HFC para FTTH, e agora isto. Em que planeta vivem os administradores da NOS?
Os clientes querem instalar, têm dinheiro para pagar à NOS, mas a NOS não quer clientes. Nunca se viu uma coisa assim em lado nenhum do mundo.
Quero sugerir que acabem com estas práticas, anulem isto, mais ninguém funciona assim. Deixem os clientes instalar como nos outros operadores e deixem os clientes passar de HFC para FTTH, porque todos os outros operadores são FTTH e a NOS não tem as mínimas condições para competir com eles com uma rede HFC.

