Skip to main content
Header
Kilobyte
July 24, 2025
Respondido

NOS 5G+

Boa tarde.

Recebi recentemente uma chamada da NOS para aderir à NOS 5G+.

Dadas as condições que me eram oferecidas aderi à vossa proposta.

Porém, desde então deixei de ter acesso à rede 5G.

Continuo a fazer o mesmo trajeto casa-trabalho-casa (região de Almada e Lisboa) e onde antes o meu telemóvel captava redes 5G agora deixou de o fazer. Alguma razão para tal? Na altura disseram-me que não necessitava de alterar o cartão (neste caso, trata-se de um eSIM). O facto é que desde que aderi à vossa proposta não tenho acesso ao 5G. 

Melhor resposta por Jorge C

Boa tarde ​@PJOINACIO,

🛑 Porque é que poderá ter deixado de aceder à rede 5G?

Com base na sua descrição, existem alguns pontos críticos a considerar:

1. Alteração do Perfil Técnico

Com a migração para o NOS 5G+, pode ter ocorrido uma alteração no perfil de rede associado ao seu número, o que pode afetar a forma como o dispositivo se liga ao 5G.

Em muitos casos, o perfil técnico 5G SA ainda não é suportado por todos os equipamentos, ou requer atualizações específicas no software do operador (NOS).

✔️ O que pode fazer agora?

1. Verifique a compatibilidade do seu equipamento com 5G SA (NOS 5G+):

• Consulte a lista oficial 

• Confirme se o seu equipamento tem firmware atualizado e certificado pela NOS.

Partilhe feedback com a comunidade.

Obrigado.

4 Comentários

Jorge C
    Super User
    Jorge CSuper UserResposta
    Super User
    July 24, 2025

Boa tarde ​@PJOINACIO,

🛑 Porque é que poderá ter deixado de aceder à rede 5G?

Com base na sua descrição, existem alguns pontos críticos a considerar:

1. Alteração do Perfil Técnico

Com a migração para o NOS 5G+, pode ter ocorrido uma alteração no perfil de rede associado ao seu número, o que pode afetar a forma como o dispositivo se liga ao 5G.

Em muitos casos, o perfil técnico 5G SA ainda não é suportado por todos os equipamentos, ou requer atualizações específicas no software do operador (NOS).

✔️ O que pode fazer agora?

1. Verifique a compatibilidade do seu equipamento com 5G SA (NOS 5G+):

• Consulte a lista oficial 

• Confirme se o seu equipamento tem firmware atualizado e certificado pela NOS.

Partilhe feedback com a comunidade.

Obrigado.

Kilobyte
    July 24, 2025

O meu equipamento é um Pixel 7 Pro.

Com efeito não consta na lista de equipamentos acima indicada.

Mas, a questão mantém-se: se antes acedia a 5G, porque motivo deixou de o fazer?

Jorge C
    Super User
    Super User
    July 26, 2025

O meu equipamento é um Pixel 7 Pro.

Com efeito não consta na lista de equipamentos acima indicada.

Mas, a questão mantém-se: se antes acedia a 5G, porque motivo deixou de o fazer?

Does the Google Pixel 7 series support 5G networks? ! XDA Developers  

Obrigado.

Mário P.
    Gestor da comunidade
    July 26, 2025

Boa tarde ​@PJOINACIO,

Agradecemos a sua mensagem.

O ​@Jorge C deu uma boa ajuda.

No entanto, verificámos que o tarifário atual não é compatível com a rede 5G+ (5g SA), sendo apenas com a rede 5G.

Uma vez que está sem acesso à rede em questão, sugerimos que verifique nas configurações do seu equipamento se tem a rede 4G/5G configurada como preferida. 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.