Skip to main content
Header
Pergunta

Negociação de renovação - Enviaram proposta com oferta errada e não resolvem

• Kilobyte
  • 2 comentários

Boa Tarde a todos.

Sou Cliente NOS há mais de 15 anos. Como a minha fidelização acaba no final deste mês, recebi um contacto telefónico no dia 08/01/2025 (telefone: 219016995), onde negociei as condições com o assistente por mais de meia hora. Ficou de enviar a proposta por e-mail, mas avisou que poderia demorar alguns dias, visto que incluía a instalação de Fibra e os pedidos estão um pouco atrasados.

Fazia parte desta oferta um crédito no valor de uma mensalidade, que entretanto já surge na minha conta de cliente.

Passada uma semana, recebo por e-mail um contrato para aceitar com uma oferta totalmente diferente do negociado, inclusive eliminando um dos meus telemóveis, e uma confirmação de data de instalação, que nunca foi tratada nem falada comigo!

Naturalmente que não aceitei as condições desse contrato e dirigi-me de imediato a uma loja. Registaram uma não aceitação das condições (“CNC”) e fui contactado logo de seguida telefonicamente. Disseram que tinha razão, que não percebem o que recebi por e-mail e que o pedido negociado por telefone do dia 08/01/2025 continua pendente e tenho de aguardar que os colegas me voltem a contactar para dar seguimento à confirmação desse pedido. Não conseguem dar qualquer previsão sobre quando esse contacto será feito!

Como já passaram mais de 10 dias. não considero este serviço como adequado nem normal e creio que o melhor a fazer será terminar a de vez com a minha ligação com a NOS e aceitar a proposta que tinha da concorrência.

Já alguém passou por isto? Se sim, como resolveram?

Obrigada,

LF 

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

5 Comentários

Jorge C
Super User
  • Super User
  • 7514 comentários
  • 19 de janeiro de 2025

Boa tarde ​@LF_BF,

Segundo a ANACOM “(...) nos contratos por telefone, o operador deve enviar ao consumidor as condições que foram acordadas telefonicamente, no prazo máximo de 5 dias (seguidos) e num suporte que este possa guardar e servir de prova (por exemplo, em papel, por SMS ou e-mail). O consumidor deve sempre verificar as condições que recebe do operador.”

• Se o telefonema for feito pelo operador, o contrato só será válido depois de o consumidor o assinar ou enviar o seu consentimento por escrito ao operador. Se as condições que o consumidor receber não forem as que combinou por telefone não deve dar o seu consentimento. Se o consumidor não der o seu consentimento escrito, o operador não lhe pode exigir o cumprimento de quaisquer obrigações, por exemplo de pagamento de faturas ou de pagamento de encargos pelo incumprimento do período de fidelização.

• Se o telefonema for feito pelo consumidor, o contrato é válido mesmo sem o seu acordo escrito. Se as condições que o operador enviar ao consumidor não forem as combinadas por telefone, é possível pedir ao operador a gravação da chamada.

Pode e deve reclamar caso a situação não seja resolvida no âmbito deste Fórum. 

Sugiro que envie uma mensagem privada para ​@Fórum com o seu número de cliente. 

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 19 de janeiro de 2025

Grata pela resposta.

Assim farei.

LF

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 28355 comentários
  • 20 de janeiro de 2025

Boa tarde, ​@LF_BF
Respondemos à sua mensagem privada, pelo que sugerimos que consulte a sua caixa de mensagens. 

Esta situação já se encontra em análise pela equipa especializada neste tema e reforçámos a urgência no tratamento. Vamos ligar-lhe o mais brevemente possível. Por favor, aguarde.

Obrigado, 

• Autor
  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 21 de janeiro de 2025

Bom dia.

Grata pela atenção e pela resposta.

Já estou de facto em contacto com a área especializada e estamos a resolver este tema.

Agradeço a todos a colaboração e respostas.

LF

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 28209 comentários
  • 21 de janeiro de 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@LF_BF.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado