Skip to main content
Header

Bom dia, sou cliente NOS à 5 anos e na semana passada mudei o meu plano de 100 mbs para 500 mbs, vieram cá os técnicos da NOS e tudo em ordem, muito prestável. Eu tenho o router na sala e tenho um cabo de rede esta ligado do router até ao switch no meu quarto, mas como o meu switch é de 100 mbs era normalíssimo que não atingisse os 500 mbs em todos os aparelhos que tenho no meu quarto ligado a esse switch. Então fiz a compra de um novo switch e de um novo cabo de rede de 20 mbs( cat 5e) pois o cabo de rede que tinha anteriormente pelo que li na internet nunca iria conseguir passar os 500 mbs.

Então parti para a instalação do cabo de rede, mas antes disso testei o cabo de rede pelo chão cá de casa e ligando ao router e ao meu computador e tive os 500mbs de internet, pensei que  o meu caso iria estar resolvido. Para fazer instalação do cabo de rede tive que cortar as pontas RJ45 pois essas não passam aqui na canalização de casa, fiz a instalação do cabo de rede e do switch cá de casa tudo direito, cravei as rj45 nas extremidades como manda a lei e vou a fazer o teste e só tenho os 90 e poucos mbs de net, pensei eu o que tinha feito de errado. Mudei a sequencia de cores nas RJ45 depois de ler alguns artigos na net e nada, neste momento estou com a sequencia (branco-laranja/laranja/verde-branco/azul/azul-branco/verde/castanho-branco/castanho) e continuo a ter os 90mbs. Tinha cá um cabo de rede e testei no portátil e tive os 500 mbs em seguida cortei uma das pontas do RJ45 e cravei outra vez e para surpresa minha fiz o teste e tenho 90mbs. Acho que descobri onde será o problema. 

A minha pergunta final é se depois de cortas os RJ45 originais o cabo de rede nunca mais terá a mesma precisão de velocidade de internet?

Desculpem o texto longo, mas já não sei mais o que fazer

Atenciosamente!

Sim de certeza que será isso pois nos testes anteriores tinha 500mbps.

Mas queria saber se há maneira de resolver, obrigado

Olá @RuiNeto10 e @Guimas

Desde já, pedimos imensa desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:
Para que nos seja possível ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 

Numero cliente-

Aguardo resposta

Boa tarde @RuiNeto10

Editámos o seu comentário por conter o seu número de cliente. Sugerimos que não partilhe os seus dados pessoais em público.

No entanto, estivemos a verificar e, de momento, não existe nenhuma dificuldade com o serviço NOS. 

Obrigado 

Claro que não existe nenhum problema com o meu serviço NOS , mas dêem se ao trabalho de voltar a ler o meu primeiro post, enfim

Olá @RuiNeto10,

Pedimos desculpa pela demora na resposta.

Existem alguns fatores que podem estar a influenciar a velocidade.

Confirme se as extremidades estão bem cravadas e se o switch está bem configurado.

Quando o cabo tem muitos metros, poderá existir perda de velocidade.

Obrigada

Já percebi que percebem ainda menos do que eu

Obrigado na mesma 

Já percebi que percebem ainda menos do que eu

Obrigado na mesma 

Mas o senhor já chegou a uma conclusão logo no seu post! Que dúvida é que ainda tem?

Tenho contrato para 500Mb/s, fiz o teste junto router e deu uns míseros 90Mb/s, gostaria de resolver o problema, porque estou a pagar os 500Mb/s. Não me venha com os problemas, da casa, dos aparelhos, porque isso não é o problema. O meu PC tem a capacidade para ler 1Gb/s....  Queria que resolvessem o problema. Obrigado

Tenho contrato para 500Mb/s, fiz o teste junto router e deu uns míseros 90Mb/s, gostaria de resolver o problema, porque estou a pagar os 500Mb/s. Não me venha com os problemas, da casa, dos aparelhos, porque isso não é o problema. O meu PC tem a capacidade para ler 1Gb/s....  Queria que resolvessem o problema. Obrigado

Boa tarde @criogenio,

As condições para fazer o teste de velocidade são as seguintes:

1. Utilize, preferencialmente, um computador com porta de rede Gigabit.
  2. Ligue o computador ao router com um cabo de rede CAT5E ou superior.
  3. Desligue todas as aplicações e equipamentos ligados ao router.
  4. Garanta que o seu equipamento tem todas as atualizações disponíveis e que tens conhecimento de todas características técnicas (CPU, memória RAM, etc.) que podem afetar a velocidade e os resultados.
  5. Faça vários testes ao longo do dia para obter um valor representativo da velocidade.
  6. Realize o teste em https://www.nos.pt/net/medir-a-velocidade-da-internet

Obrigado

Sou um profissional das tecnologias, fiz tudo o foi sugerido. O que eu penso e que o meu canal e partilhado, por toda gente que vive no prédio. Penso  mesmo desistir deste serviço. Acho que toda gente é enganada. Oferecem 500 e depois só dão 90. Publicidade enganosa...

Sou um profissional das tecnologias, fiz tudo o foi sugerido. O que eu penso e que o meu canal e partilhado, por toda gente que vive no prédio. Penso  mesmo desistir deste serviço. Acho que toda gente é enganada. Oferecem 500 e depois só dão 90. Publicidade enganosa...

Se está nos 90mbps provavelmente é o pc ou o cabo que utiliza que está limitado aos 100mbps. Verifique isso andes de mandar bitaites.

Boa tarde @criogenio,

Agradecemos a sua mensagem. A comunidade partilhou uma boa ajuda sobre o tema.

Partilhe connosco, por favor, que faça um teste de velocidade através de cabo de rede Cat 5 E ou superior, através da plataforma NOS, e partilhe connosco o resultado.

Obrigado

Boa tarde. Agora sim, fiz o teste de velocidade e o resutado foi de facto o esperado tal como mostra na imagem abaixo.

Sem mesmo necessário fazer alarido. Vamos ver daqui algumas semanas como é que se encontra a velocidade.

Obrigado

Boa tarde @criogenio,

Agradecemos o seu testemunho e partilha.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Comentário