Skip to main content
Header
Resposta

Instalação de fibra

• January 25, 2025
  • 16 comentários
  • 189 visualizações

Forum|alt.badge.img

Boa tarde. Recentemente uma habitação na minha rua colocou Fibra NOS na sua casa.

A distância entre as duas habitações ronda uns 200 metros, é possível pedir para trazer a fibra até minha casa visto que agora está mais próxima?

Obrigado

Melhor resposta por Mário P.

Boa tarde, ​@pedrosafotografia

Para conseguirmos verificar a viabilidade de instalar fibra na sua casa, precisamos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de contribuinte e a morada completa para o perfil ​@Fórum

Obrigado,

16 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • January 25, 2025

Boa tarde, ​@pedrosafotografia

Para conseguirmos verificar a viabilidade de instalar fibra na sua casa, precisamos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de contribuinte e a morada completa para o perfil ​@Fórum

Obrigado,

Forum|alt.badge.img

Boa noite, não existe um email por onde possa comunicar e enviar um print do maps do local onde fica a minha casa e a casa com fibra mais próxima?

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • February 3, 2025

É só seguir o exposto acima

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 3, 2025

Não, ​@pedrosafotografia
Pode indicar-nos através da mensagem privada as localizações para verificarmos e a sua morada completa, incluindo o código postal completo. 
Obrigado, 

Boa tarde. Sou cliente Nos há muitos anos e pago um pacote dito de FIBRA, também há muitos anos e tenho instalado um Router 6.0, mas só tenho instalada cablagem coaxial na minha residência. Nos testes que efetuei no site e na App a minha área de residência aparece como coberta por Fibra, mas apesar de ter efetuado várias tentativas na Loja do Forum Sintra, para que a minha instalação coaxial fosse substituída por Fibra Óptica (a última das quais a 17/18 de Agosto de 2025) de que resultou a promessa de contacto para marcação da referida instalação, que até esta data não se concretizou.

Portanto, solicito uma resposta, para o meu pedido de instalação de Fibra óptica, na minha residência, sita em 2635-276.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 15, 2025

Boa tarde ​@Rui José Figueiredo Ramalhete,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a analisar o seu pedido.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 15, 2025

@Rui José Figueiredo Ramalhete, por favor, não partilhe os seus dados pessoais publicamente para os proteger. 
Conforme indicado pelo ​@João H., por favor, envie os dados através de mensagem privada para o perfil ​@Fórum
Obrigado,

Bom dia. Não sei como “enviar os dados através de mensagem privada para o perfil ​@Fórum”. 

Agradeço ajuda.

Informo que já descobri como enviar “Mensagem Privada” para ​@Fórum .

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 16, 2025

Boa tarde ​@Rui José Figueiredo Ramalhete,

Agradecemos o seu testemunho,

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

• Megabyte
  • October 26, 2025

Sou cliente Nos desde o principio sempre fiel mas  a NOS neste momento esta a gozar comigo  pois a anos que pago um serviço que deveria ser fibra e não tenho a desculpa é não estar dispinivel ,mas passado tantos anos descobri que no meu predio ja existe fibra e alguns vizinhos meus tem fibra e são  NÓS. 

Ultimamente estou a ser contactado pela nos para ter mais Internet e baixar me 2 € na factura  isso porque meu tempo de 24 meses acabou, antes de aceitar perguntei se iriam me colocar fibra ,o que dizem não  ter fibra,hoje foi a concorrência e pelo memos preço  me colocam fibra .

Gostava de perguntar a NÓS se vluentes com mais de 20 anos ja nao intressa,vou avancar co queixa ao consumidor derivado a pagar fibra que nunca tive

Boa noite.

Desde Setembro/Outubro que venho mantendo um diálogo surdo neste Forum NOS, através de Mensagens Privadas, com alguns possíveis colaboradores da NOS, sobre a instalação e a disponibilização de FIBRA, na minha habitação sita na Rinchoa - Rio de Mouro, num prédio no qual está disponibilizada Fibra para os Condóminos aderentes da VODAFONE, AMIGO e MEO. 

Eu como Cliente NOS desde há muitos anos (nem sei quantos) continuo sem direito a Fibra e por essa razão reproduzo aqui as mensagens privadas trocadas nesse contexto, para quem tiver paciência ler e tirar as suas conclusões e ensinamentos.

Boa noite Rui José Figueiredo Ramalhete,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos esclarecer.

Os clientes Cabo têm acesso aos mesmos serviços e beneficiam das mesmas inovações tecnológicas dos clientes Fibra, assim, não existe necessidade de alteração de tecnologia.

Se tiver mais alguma questão, por favor, fale connosco.

Obrigada,

Patrícia P.

R

Rui José Figueiredo Ramalhete 9 dias atrás

Sr.ª Patrícia P.

Não sei se intervém neste assunto, como Responsável da NOS ou mera interventora neste Fórum.

Instalação de FIBRA ÓPTICA

A minha constatação pessoal é que a NOS é a pior operadora, na satisfação dos seus Clientes em termos de instalação de Fibra Óptica, pois conheço vários familiares, amigos e conhecidos, nesta área de residência e noutras, que contrataram com a MEO ou VODAFONE e que já têm Fibra Óptica, há anos e eu que sempre tenho procurado e pago para ter a última tecnologia, ao meu dispor, ainda não consegui.

A procura de solução é tenebrosa, pois nem através da Loja do Fórum Sintra, nem do contacto com o Apoio ao Cliente, via 16990, não resultou.

Ainda ontem 15/10/2025, via 16990, , na escolha de assunto a tratar, ao responder vocalmente ao sistema de atendimento automático “FIBRA ÓPTICA” ou “Instalação de FIBRA ÓPTICA” a chamada foi de imediato desligada.

Portanto, o Cliente sente que bateu numa parede intransponível e surda, pois não obtém o contacto de uma voz humana, de uma pessoa que do outro lado da linha nos ouça e permita que exponhamos a questão em causa e nos faculte respostas.

Só agora, através deste meio intitulado "FÓRUM NOS" que não é facilmente acessível a todos os Clientes e que já me fez dispender demasiado tempo, obtive uma resposta/esclarecimento "Os clientes Cabo têm acesso aos mesmos serviços e beneficiam das mesmas inovações tecnológicas dos clientes Fibra, assim, não existe necessidade de alteração de tecnologia", que me deixou muito desagradado.

Como Cliente de longa data (de somenos importância para a NOS), que tem pago por um serviço de excelência intitulado NOS Quatro, com consta das faturas que tenho pago, reivindico o direito, a ter a Tecnologia que pretendo, a servir o pacote de serviços que pago e portanto, solicito que me instalem Fibra Óptica, sem custos associados para a minha conta e faturação e no mais curto prazo.

A Tecnologia de Fibra Óptica, existe há muito tempo e já está implantada em Portugal e nomeadamente na minha área de residência.

A não satisfação desta solicitação, sem custos associados para a minha conta e faturação, virá a contribuir para a minha decisão de procurar por todos os meios legais e entidades que supervisionam a vossa Atividade, a requerer a Rescisão do Contrato vigente com a NOS.

Fico a aguardar resposta.

Fórum

Fórum 9 dias atrás

Boa tarde, Rui José Figueiredo Ramalhete.

Verificámos que já esteve em contacto com a nossa linha de apoio ao cliente.

Diga-nos, por favor, se ficou alguma questão por esclarecer.

Obrigado,

Rui R.

R

Rui José Figueiredo Ramalhete 2 dias atrás

Não consegui falar com ninguém, pois as 2 tentativas que fiz, foram abruptamente desligadas.

Fórum

Fórum 2 dias atrás

Boa tarde Rui José Figueiredo Ramalhete,

Compreendemos o que nos indicou.

Encaminhámos a situação à nossa equipa especializada, será contactado o mais rapidamente possível.

Obrigado,

André P.

Sr. André P.

Agradeço a sua resposta, mas estão decorridos 2 dias e ainda não fui contactado. Sei que me referiu "será contactado o mais rapidamente possível" sem definição de data concreta, mas para mim esta espera ao fim de tanto tempo, à procura de solução para ter FIBRA ÓPTICA, instalada em minha casa é desesperante.

Solicito que seja informado a vossa área de Cobranças, de que efetuei este pagamento solicitado por email de 26/10/2025.

Pagamento efetuado

Serviços e compras

Olá RUI RAMALHETE,

Na sequência do pedido efectuado através do Homebanking Cetelem, foi efetuado o pagamento com os seguintes dados, no Homebanking da CETELEM:

Tipo de Operação: Pagamento de serviços e compras

Entidade: 21579

Referência: 119780855

Montante do Pagamento: 117,21 €

Data: 28-10-2025 11:16

R

Rui José Figueiredo Ramalhete 1 dia atrás

Reparei agora que terei sido contactado através do meu telefone fixo (216023648), pelo nº9316990000 ou seja 16990, mas porque poderia estar ausente de casa, não atendi, pelo que, solicito que me contactem pelo meu telemóvel 919823832 e nunca pelo telefone fixo (216023648).

Fórum

Fórum 1 dia atrás

Boa noite, Rui José Figueiredo Ramalhete.

Obrigada pela sua mensagem.

O número de telemóvel que temos como sendo o seu contacto, não parece estar atualizado.

Para podermos adicionar o novo número que nos indicou e pedir o contacto, pedimos, por favor, que nos confirme os seguintes dados:

- Número de identificação (Cartão de Cidadão ou BI);

- Número para o qual mais liga a partir de um dos números do seu pacote de serviços;

- Número do cartão SIM correspondente ao número;

- Marca do telemóvel onde utiliza o número;

- Valor da última ou penúltima fatura;

- Morada completa.

Assim que tivermos esta informação, poderemos atualizar os seus dados de contacto e pedir que liguem para si.

Obrigada,

Maria S.

R

Rui José Figueiredo Ramalhete 1 dia atrás

A/c de Maria S.

Bom dia.

Mais uma vez, os Serviços e Sistemas da NOS, alteram os meus elementos pessoais, sem a minha autorização e depois geram este caos, em que o meu nº de telemóvel que vos indiquei está substituído por um dos outros três que fazem parte do meu pacote.

Através do MY NOS, acabei de alterar os números em causa, pelo que, poderão constatar a respetiva correção.

Tudo isto porque a NOS emitiu para o mês de Setembro uma fatura de 299,59€, que reclamei e não paguei em 04/10/2025 e posteriormente corrigiram o erro grosseiro e emitiram em 14/10/2025 a N.C. nºe25/207604 de 182,38€, de que resultou o valor a pagar de 117,21€, que acabei de pagar de acordo com o seguinte:

Pagamento efetuado

Serviços e compras

Olá RUI RAMALHETE,

Na sequência do pedido efectuado através do Homebanking Cetelem, foi efetuado o pagamento com os seguintes dados:

Tipo de Operação: Pagamento de serviços e compras

Entidade: 21579

Referência: 119780855

Montante do Pagamento: 117,21 €

Data: 28-10-2025 11:16

Portanto, julgo não ser necessário, fornecer os elementos solicitados na vossa mensagem anterior.

Cumprimentos,

Fórum

Fórum 19 horas atrás

Boa tarde Rui José Figueiredo Ramalhete.

Confirmamos o pagamento que nos indicou de €117,21.

Obrigado,

André P.

R

Rui José Figueiredo Ramalhete 16 horas atrás

Ainda não recebi resposta à questão que remeti ao cuidado da Sra. Maria S como resposta ao pedido de elementos que me solicitou.

Fórum

Fórum 23 horas atrás

Confirmamos que não será necessário fornecer os dados que pedimos já que fez a correção do número.

Voltámos a pedir à nossa equipa especializada que entre em contacto consigo, o que vai acontecer em breve.

Estamos disponíveis para ajudar se surgirem mais questões.

Obrigado,

João C.

R

Rui José Figueiredo Ramalhete

Sr. João C.

Informo que efetivamente fui contactado pela NOS, cerca das 14,00H e que fui devidamente esclarecido, de que neste momento e nos meses mais próximos, a minha área de residência 2635-276 Rinchoa/Rio de Mouro, não está nem estará coberta por FIBRA da NOS.

Fórum

Fórum 3 dias atrás

Boa noite Rui José Figueiredo Ramalhete,

Agradecemos o feedback.

Obrigada,

Patrícia P.

R

Rui José Figueiredo Ramalhete 3 dias atrás

Hoje à tarde, perguntei ao meu vizinho do 6º Esq. se tinha Fibra em casa e a resposta foi que já tem há muitos anos e que já teve nesses mesmos anos contratos com a MEO, VODAFONE,DIGI e atualmente com a AMIGO, sempre com FIBRA.

Só a NOS, não acompanha a concorrência. Como é possível perceber esta situação!

Fórum

Fórum 1 dia atrás

Percebemos o que nos indica, mas com o serviço que tem atualmente beneficia das mesmas inovações tecnológicas. Confirme-nos, por favor, se atualmente sente alguma dificuldade no acesso aos serviços para o podermos ajudar da melhor forma possível.

Obrigada,

Ana M.

R

Rui José Figueiredo Ramalhete neste momento

Ana M.

Bom dia.

A questão não é "com o serviço que tem atualmente beneficia das mesmas inovações tecnológicas", porque essa é a opinião deturpada pela NOS, pois a própria NOS na publicidade que faz atualmente

dos Pacotes FIBRA, enaltece as vantagens/qualidades da FIBRA em relação à cablagem COAXIAL, que continuo a ter que utilizar, até conseguir libertar-me deste Contrato abusivo e baseado em premissas falsas.

.

Fórum

Fórum 3 dias atrás

Compreendemos o que nos indica, mas até ao momento, não é possível esta alteração de Cabo para Fibra.

Diga-nos, por favor, se verifica alguma dificuldade com o serviço, ao qual consigamos ajudar.

Agradecemos a sua compreensão,

André P.

FIM DE CITAÇÂO:

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • November 15, 2025

Ou seja, a resposta foi negativa. Algum motivo especifico para querer fazer a alteração ou é só porque sim?

Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • November 15, 2025

Boa tarde ​@Rui José Figueiredo Ramalhete por favor partilhe, percebi que tem contratado 500/100 de velocidade; para avaliar, só por este prisma, se vale a pena, faça um teste de velocidade, a partir do router, e veja, se tem próximo de 500 de download (450-500) e próximo de 100 de upload (90-100), em varias horas, especialmente à fim da tarde, noite; então não vale a pena alterar, significa que o caminho do coaxial não é grande até a sua residência. A fibra vai dar o mesmo resultado.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • November 15, 2025

Se outros operadores têm, vá para esses… 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 15, 2025

Boa tarde, ​@Rui José Figueiredo Ramalhete 

O objetivo de o encaminharmos para mensagem privada foi confirmar a informação a prestar e garantir que o poderíamos ajudar da melhor forma. No entanto, conforme já indicado tanto aqui como por mensagem privada, não existem, por agora, desenvolvimentos de Fibra na vertente FTTH na localidade. Caso tenha alguma questão adicional, estamos ao dispor.

Obrigado,