Skip to main content

Liguei para a NOS no dia 21/06/2022 para realizar o cancelamento contratual dos meus serviços. Pelo motivo de emigração do pais.

Fui atendida por em total 4 pessoas. No fim destas chamadas de 79 minutos, não só não resolvi o meu problema original, mas também tive outro grande problema.

O primeiro atendente ignorou completamente o meu pedido de cancelamento, falou das coisas muito ridículas como “a senhora pode levar os equipamentos NOS para Alemanha para continuar a usar o nosso serviço” ou “aqui não parece que já faça probabilidade do número para Vodafone, então ainda tem que pagar a mensalidade do teu número”. O engraçado é que perguntei a uma funcionária sobre isto numa loja NOS, e ela disse que eu não teria de pagar mais a minha renda mensal porque o meu número já era de Vodafone.

No fim da conversa, eu já estava muito cansada, e o atendente aproveitou para me aplicar uma dedução de pacote.

Quando precisou da minha confirmação de SMS, ele praticamente gritou comigo, como "Responda SIM quando receber o texto! Responda! Diga-me o email! Preciso confirmação", algo assim, todo impaciente. Nessa altura já tinha reparado fortemente que algo estava errado, mas era tarde demais.

Como um novo contrato, eu agora tenho que pagar mais 24 meses! Eu perguntei-lhe mesmo se ele fizesse isso de propósito, porque foi uma fraude de certeza. Ele repetiu: “Eu consegui uma dedução para a senhora! Agora pode pagar menos! E pode transferir o serviço para outra pessoa mais facilmente! Só preciso um novo número de contribuinte!” Mas sabe quanto é essa dedução? 1 euro! 1 euro de cada mês!

Estou ciente de que, globalmente, muitos idosos pobres são vulneráveis a serem enganados desta forma, e tendo passado dois anos a banhar num mar de bondade portuguesa, negligenciei o meu estatuto de estrangeira e caí facilmente nesta armadilha.

Chocada e furiosa, eu desliguei e liguei mais uma vez para a linha, e esta vez veio um atendente muito optimista. Ele confirmou que eu podia fazer o cancelamento, por causa de emigração, e o meu contrato já estava no fim de contrato (até outubro). Ele também disse que eu não seria multada e que apenas teria de compensar os restantes três meses de taxas.

Fui então transferida para o departamento encarregado do desligamento. Nesta altura, o terceiro atendente era uma senhora que tinha problemas com o computador, por isso fui obrigada a ouvir uma longa pausa de música, depois da qual fui transferida para outro lugar, e naquele momento já não fazia ideia em que departamento eu estava e o que estava a passar.

O quarto atendente, no entanto, negou novamente o meu pedido. Nesta altura, eu estava numa montanha russa de emoções. Como colega, ele deu uma boa palavra ao primeiro senhor, e claro que sabia que eu estava numa posição passiva. Assim, ele disse que iria pedir que este meu contrato de 24 meses fosse cancelado e que eu teria de esperar 3 dias por uma resposta. Ele confirmou-me repetidamente, "A senhora não queria fazer alterações, certo?” Sendo demasiada cansada, eu também repeti que sim, não queria. Qualquer pessoa que oiça aquelas gravações minhas com a NOS vai chorar de empatia por mim. Este senhor também acabou por fazer algumas piadas comigo para aliviar um pouco o meu sofrimento.

Parece-me que este senhor provavelmente me ajudaria a cancelar o novo contrato enganado, mas não necessariamente o serviço com NOS, que é o meu principal objetivo. No entanto, eu sei que:

 

Conforme o artigo 437.º, n.º 1.

Alteração das circunstâncias

As situações de alteração anormal das circunstâncias nas quais se baseou a decisão de contratar do cliente podem permitir o cancelamento do contrato sem penalização ou a alteração das condições contratadas, nos termos do Código Civil (artigo 437.º, n.º 1).

Poderão ser consideradas alterações anormais de circunstâncias as situações de desemprego, emigração, mudança de morada, entre outras, sendo sempre necessária uma análise caso-a-caso das circunstâncias.

 

Então eu não sei mesmo porque é que tinha que sofrer tudo isso. Passar por duas lojas NOS, tive numa chamada de 79 mins com 4 pessoas, e o mais importante é, todos eles falaram coisas diferentes. Isso faz me não querer mais voltar a Portugal, quanto mais tocar no serviço NOS. 

Espero que mais pessoas estejam cientes desta situação e, eu estou mesmo desesperada por ajuda.

Obrigada.

Boa noite @Vandom,

Lamentamos a situação que descreve. Dê-nos, por favor, oportunidade de ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado


Até agora ainda não foi resolvido.


Bom dia @Vandom

Vamos responder à sua mensagem o mais rápido que nos for possível. 

Por favor, aguarde. 
Obrigado


Comentário