Header
Respondido

Incompetência ou comercialização agressiva e fraudulenta de serviços


Reputação 1

Boa tarde

Em Março, derivado à atual situação de pandemia e por forma a dar assistência mais próxima aos meus pais, avós e restante família, decidi deixar a minha residência tendo-me mudado para residência dos meus pais por tempo indeterminado. Estando o prazo de fidelização terminado, no princípio do mês Maio decidi que não se justificava manter os serviços da NOS na minha residência e desloco-me à loja NOS no CascaisShopiping para cancelar serviço.

Dia 13/05, já na loja, informam-me que não podem receber os aparelhos com que me fiz deslocar e só podem proceder ao cancelamento dos serviços após receber uma chamada da própria NOS cujo único intuíto é tentar vender agressivamente serviços e aliciar os clientes a não abandonar o que por si só é considerada uma estratégia agressiva de comercialização. Durante esse contacto oferecem-me mundos e fundos, que passo a citar:

Pacote de 180 canais;

Pacote extra de canais;

Pacote TV cine;

200 MB de internet;

Telefone com chamadas ilimitadas;

Aparelhos de última geração;

Tudo isto por €29,99 em vez dos €35,82 que estava a pagar na altura.

Informam-me também que apesar do período de facturação terminar só no dia 16 do mês que me irão cobrar a mensalidade do mês seguinte, de Junho, no valor de €35,82 mesmo estando a terminar contrato anteriormente a essa data, dia 13/05 e não ir usufruir do serviço o que por si só é ilegal tendo em conta que o período de fidelização estava terminado.

Não acedi e como informado pelo comercial da loja após essa chamada e recebimento de um SMS que me informava que já poderia proceder ao cancelamento dos serviços (mais uma vez, a meu ver um abuso de poder por parte da entidade NOS) faço então o cancelamento dos serviços.

No próprio dia, 13 de Maio recebo SMS da NOS que diz:

18:51 “Vamos desactivar os seus serviços no dia 16-06-2020. Se esta fidelizado, sera facturado o valor relativo a cessação antecipada do contrato. Obrigado.”

Ora, a NOS não havendo período de fidelização não pode legalmente impor mais uma mensalidade de serviços não prestados quando o cliente no mês anterior cancela o serviço.

Dia 15 de Maio, tendo as condições (agressivas de comercialização surtido efeito) decido ligar para a NOS com a intenção de cancelar o cancelamento de serviços e ficar com o pacote que a senhora comercial ao telefone tão exaustivamente me ofereceu e para esclarecimento de outras dúvidas.

O contacto é efectuado, e no final de alguns muitos minutos a rondar horas concordo com a proposta feita pela comercial que constava em:

Pacote de 180 canais Tv;

Pacote extra de canais incluindo o canal Playboy (este falado pela comercial, tendo eu inclusivamente pensado para mim mesmo que me iria causar problemas com a minha mulher, mas sendo “oferecido” não iria eu dizer que não);

Pacote Tv cine;

Pacote 200 MB internet ilimitada;

Telefone com chamadas ilimitadas;

Período de fidelização de 24 meses.

Mensalidade de €29,99

*Aqui já não se ofereceu os aparelhos de última geração.

Questionei se o pedido de cancelamento de serviços estava cancelado e se o atual pacote seria acionado de imediato, a comercial NOS garantiu que sim, questionei se a próxima factura de Junho já viria no valor de €29,99 e foi-me também dito que sim.

Não estando na minha residência, não pude confirmar se o serviço tinha realmente sido accionado, não tendo tido qualquer usufruto do mesmo, tudo corria bem ou mal até ao dia 1 de junho em que recebo a factura referente ao mês de junho por correio electrónico no valor de €35,82 em vez dos €29,99 que a comercial me tinha garantido.

A agravar mais a situação, no dia 04 de Junho recebo novamente SMS da NOS que diz:

10:21 “Vamos desactivar os seus serviços no dia 16/jun. Caso não queira, para já, ficar sem serviço, ligue 16990”

Estranhando a factura e esta mensagem, não tenho possibilidade de ligar no momento para pedir esclarecimentos, por não estar na minha residência e não poder confirmar o estado do serviço até que recebo no dia, 16/06 nova chamada da NOS para procederem a marcação do levantamento dos equipamentos. Questiono a razão tendo em conta que procedi a cancelamento do cancelamento de serviços e que se tinha procedido a negociação e alteração do pacote e condições. O mesmo colaborador não me soube responder e reencaminhou chamada para outro departamento. Falo com outra colaboradora da NOS, Cláudia Ferreira, como se identificou, é-me pedido desculpas pelo equívoco alegando problemas informáticos na actualização da informação, que iria proceder à actualização da mesma informaticamente e aproveito para confirmar as condições que a colaboradora confirma:

Pacote de 180 canais Tv;

Pacote extra de canais incluindo o canal Playboy;

Pacote canais Tv cine;

Pacote 200 MB internet ilimitada;

Telefone com chamadas ilimitadas;

Período de fidelização de 24 meses.

Mensalidade €29,99

Questiono a Comercial sobre a facturação, de €35,82 em vez dos €29,99 no mês de junho ao que me é dito que me iriam passar a chamada para o departamento de facturação e que iriam creditar o valor excedente. Fiquei a aguardar minutos, a chamada “caiu” e não tive qualquer resposta a esta questão nem a NOS se dignou a proceder à ligação tendo isso em conta.

Como sou um homem de palavra mas não gosto de fiar ninguém nem de ser credor no dia 12/06 procedo ao pagamento da factura de Junho mas no valor de €29,99 acordado com a comercial e não no valor de €35,82 que me querem indevidamente cobrar.

Quarta-feira, 17/06, recebo a seguinte SMS:

“Tal como nos pediu, alteramos o seu pacote de televisão. Para adicionar ou remover serviços adicionais de televisão, use o menu da sua box. Para mais informações, ligue 16990,”

Farto de tanta confusão, dia 19/06 decido dirigir-me a minha residência propositadamente para confirmar o que se passava. Chego à minha residência, ligo os equipamentos e não se passa nada. Nem pacote extra de canais, nem pacote de canais Tv cine e irritado ligo novamente para a NOS.

Primeiro fico a “saber” que tenho uma dívida da diferença do valor acordado com o valor indevidamente cobrado em que não tenho qualquer outra hipótese senão pedir dados de pagamento para poder continuar a chamada (considero mais uma forma abusiva e agressiva de cobrança por parte da NOS).

Segundo, mais grave ainda, a chamada informa-me que tenho um agendamento para o dia seguinte, sábado, dia 20/06 entre as 8h00 e as 13h00, para recolha dos equipamentos (só podem estar a gozar!!!), segue a chamada… a colaboradora atende e peço esclarecimentos devido ao facto de estar a 19/06, ter acordado condições a dia 15/05 que segundo a comercial iria entrar de imediato e não tenho serviço. A colaboradora NOS pede-me então para retirar o cartão da Box, limpá-lo e tornar a coloca-lo ao que acedo e passo então à confirmação presente das condições acordadas. Tudo ok até que chegamos ao canal Playboy! A colaboradora dá-me a indicação que não tenho o canal Playboy no pacote e que é impossível tê-lo mas que poderia tentar pedir um voucher. Ora Isto não foi o que eu acordei. Aliás, nada do que me foi dito pela comercial NOS e acordado por mim está até ao momento realmente a ser prestado. A colaboradora tenta vender-me outro pacote com mais canais por menos dinheiro, €29,00 (- €0,99) mas no meio diz que não consegue. Diz-me então que vai passar para outro departamento o que faz e mais do mesmo, não se pode chegar às condições que me foram propostas e que eu aceitei e oferecem-me mais um pacote com canais premium por um período de 3 meses que em nada me interessa porque não estarei na minha residência nesse período. Chateado, irritado no mínimo, peço para falar com alguém que realmente possa solucionar todos estes problemas porque naquele momento como agora encontro-me fartinho fartinho de incompetência, aldrabices e má conduta de vossa parte. Passam a outro departamento, teoricamente com competência para resolução de problemas, reclamo da questão dos valor que me estão a cobrar a mais, o comercial tenta justificar a questão com entrada do novo contrato, coisa que a mim nada me diz respeito no momento em que me é dito pela comercial da NOS que entra em vigor no imediato e que os valores seriam de €29,99 e não de €35,82 que me querem cobrar. Pior, as condições vendidas pela comercial não estão a ser prestadas até ao momento e o colaborador reforça a ideia que não pode ser feito nada. Pior, solicito que me sejam enviadas as gravações dos contactos estabelecidos por mim com a NOS e da NOS comigo, ao que me é dito que me será enviada uma declaração obrigatória de proibição de divulgação do conteúdo das chamadas nos meios/órgãos sociais coisa que mais uma vez, até à data de hoje, 01/07, não surpreendentemente, não foi realizado pela NOS e que procederão ao envio das referidas gravações também não disponibilizadas até ao momento.

Piorando mais umas vezes a situação, chegou no dia 25 de Junho de 2020

SMS:

10:19 “Oferta de 3 meses de canais premium já esta ativa na sua TV. Se tiver alguma duvida, ligue 16990”

14:59 “Tal como nos pediu, alteramos o seu pacote de televisão. Para adicionar ou remover servicos adicionais da televisão, use o menu da sua box. Para mais informações, ligue 16990.”

13:47 “O seu pedido ficou registado com o numero INC000067700315 e sera resolvido ate ao dia 06/jul. Mais informações ligue 16990.”

Correio electrónico: um contrato imaginário de serviços no valor de €34,83

Televisão:

Inclui 130 canais TV e 20 canais de rádio - nos.pt/lista-canais

Pack Canais Complementares

Inclui 1 Box HD+DVR

Internet fixa:

Velocidade anunciada/máxima: 200 Mbps

Inclui 1 Router Wi-Fi 4.0

Telefone fixo:

chamadas incluídas para a rede fixa nacional (24h/dia) e 50 destinosinternacionais (das 21h às 9h nos dias úteis e 24h/dia nos fins desemana e feriados)

Oferta de €50,00 de instalação (Instalação está feita!!!)

Mensalidade de €34,83/mês com período de fidelização de 24 meses

Está tudo louco, nunca acordei nada neste valor!!! Ir de cavalo para burro! Isto é uma ofensa!!!

Com isto, considero que houve uma falha por parte da empresa NOS no cumprimento da prestação dos serviços vendidos pela vossa comercial e por mim contratados e não irei como tal proceder ao pagamento de qualquer tipo de factura até os mesmos serem por vós prestados na íntegra e facturação anterior a isso ser rectificada.

Serviços contratados:

Pacote de 180 canais Tv;

Pacote extra de canais incluindo o canal Playboy;

Pacote canais Tv cine;

Pacote 200 MB internet ilimitada;

Telefone com chamadas ilimitadas;

Período de fidelização de 24 meses.

Valor de €29,99

Exijo, como cliente cumpridor, que me forneçam o registo de contactos, gravações de chamadas entre mim e a vossa empresa e vice-versa para consulta de advogado, que comecem a ser de uma vez por todas competentes e cumpridores dos termos e condições que se comprometem a prestar.

 

icon

Melhor resposta por C24XXXX201 2 July 2020, 16:03

Ver pergunta inicial

25 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

@Miguel Duarte Mansos Boa tarde, por mensagem privada, remeta à moderação do Fórum o seu numero de cliente NOS ou NIF para que um moderador possa tomar conhecimento dos factos que expoe no seu comentário e consequentemente possa fornecer-lhe as informações que pretende. 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Miguel Duarte Mansos,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos confirme por mensagem privada o seu número de Cliente NOS. 

Reputação 1

Boa tarde Sr. Tiago C.

Ontem procedi ao envio da informação solicitada, NIF, para o seu colega José Rodrigues por mensagem privada.

 

 

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde Sr. Tiago C.

Ontem procedi ao envio da informação solicitada, NIF, para o seu colega José Rodrigues por mensagem privada.

 

 


Mandou os dados para um cliente .. não para um moderador

@Miguel Duarte Mansos , para enviar mensagem PRIVADA aos moderadores do fórum, toque   num dos seguintes nomes:

Reputação 5
Crachá

Muito boa tarde. Estou com um problema que não faço a mínima ideia como resolver. Desde 2 feira passada que venho efectuando testes 

no site Fast-com (como sempre fiz) e estou a obter velocidades da 410 M. Antes e no mesmo site obtinha 1.3 G e por vezes 2.1G.

Tenho o tarifário 1G/20.

Também sucede com o senhor?

Obrigado 

Nao, @Pimentão . Tenho SEMPRE a velocidade contratada: 200/100.

Nisso o meu operador raramente falha. Razao pela qual renovei recentemente.

Reputação 5
Crachá

Desculpe mais uma vez. Mas no teste que eu mencionei?

Obrigado 

Caro @Pimentão , em redes HFC nao existem velocidades garantidas! As redes de cobre estao sujeitas a factores externos, como interferencias electromagneticas, etc.

A probabilidade da velocidade contratada nao ser efectiva é maior do que a probabilidade dos equipamentos serem danificados por descargas atmosfericas. Ambas admissiveis em redes HFC.

Reputação 5
Crachá

ok tudo bem.

Mas estava tudo bem e de repente aparece esta situaçao.

Muito Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde Sr. Tiago C.

Ontem procedi ao envio da informação solicitada, NIF, para o seu colega José Rodrigues por mensagem privada.

 

 

Boa tarde, Sr. Miguel, tendo havido um lapso já que interpretou a minha mensagem como se eu fosse um moderador e não sou, agradeço que faço o envio a um dos moderadores do Fórum identificados como Gestores ou moderadores. Obrigado, cumprimentos. 

 

Reputação 1

Boa tarde,

passados sete dias da presente reclamação, voltei a ser contactado pela NOS via telefone, no telefonema foi-me dito que já tinha sido notificado que não tinha razão, não sei como nem quando porque não recebi qualquer notificação e gostaria de uma vez por todas que me fossem disponibilizadas as comunicações realizadas entre mim e a NOS desde dia 13 de Maio do presente ano.
No telefonema de hoje, voltaram a confirmar pacote que nunca acordei, no valor de €35,82. Solicitaram-me também que tomasse uma decisão relativamente à continuidade da prestação de serviços ou não e que no caso de rescisão teria de pagar um montante superior a €200.
Os serviços contratados não estão a ser prestados e logo não existe qualquer rescisão a ser efectuada pois o contrato nunca entrou em vigor por falta da NOS que nunca prestou o serviço contratado. O valor do contratado seria de €29, 99, nunca de €35,82, mediante a prestação de serviço das condições que nunca foram prestadas, pacote de 180 canais + Pacote extra de canais (playboy incluido), Pacote Tv cines + 200 Mb internet ilimitada + Telefone fixo chamadas ilimitadas o que nunca foi completamente prestado pela NOS, logo, incumprimento de vossa parte pelo que não posso ser penalizado quando a empresa NOS não respeitou as condições supracitadas.
Peço celeridade no envio das comunicações para poder resolver de uma vez por todas esta situação que está a consumir o meu tempo e recursos.
Grato pela atenção dispensada

Miguel Mansos

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Miguel Duarte Mansos

Lamentamos a situação que nos conta. :sweat:

Verificamos que a sua questão ainda se encontra em análise. Assim, pedimos que nos confirme o melhor horário para lhe ligarmos juntamente com o seu contacto preferencial, por favor. 

Obrigada 

Bom Dia,  

Estou a terminar o período de fidelização com a NOS. O período de facturação termina a 31 de Julho.  Entreguei em loja no dia 15 de Julho o formulário e tudo devidamente preenchido.  Agora e depois de muitos contactos da NOS recebo uma mensagem a comunicar que os serviços vão ser desactivados a 1 de Agosto e não em Julho. Como o prazo necessário são só 10 dias, questiono porque insistem em fazer isto quando não é legal . Eu tenho documento entregue a 15 de Julho e carimbado pela loja e vou enviar para a Anacom porque não vou pagar nem mais um tostão do que o Julho!

Reputação 7
Crachá +2

Se cancelarem dia 1 há meia noite não pagas mais

Reputação 1

A NOS vai vivendo à custa de fraudes, publicidade enganosa, prepotência, incompetência e, para acabar a rimar, sem qualquer decência. Aproveita-se da legislação feita à medida e por encomenda - é vergonhoso !  Não tardará a chegar o dia em que  terão de passar a respeitar os clientes, a prestarem serviços de qualidade e acabarem com as fraudes e publicidade enganosa..

Reputação 7
Crachá +2

A NOS vai vivendo à custa de fraudes, publicidade enganosa, prepotência, incompetência e, para acabar a rimar, sem qualquer decência. Aproveita-se da legislação feita à medida e por encomenda - é vergonhoso !  Não tardará a chegar o dia em que  terão de passar a respeitar os clientes, a prestarem serviços de qualidade e acabarem com as fraudes e publicidade enganosa..


?

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Kury53
A NOS não se revê no género de pratica que descreve. 
Estamos aqui para ajudar. 

Deste modo, caso tenha alguma questão, por favor, não hesite em partilhar connosco. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Kury53
A NOS não se revê no género de pratica que descreve. 
Estamos aqui para ajudar. 

Deste modo, caso tenha alguma questão, por favor, não hesite em partilhar connosco. 
Obrigado

 

Ai revê revê! HÁ ANOS que a nos usa abusivamente o termo FIBRA: https://portaldaqueixa.com/brands/nos/complaints/nos-a-discriminacao-de-clientes-no-que-toca-a-velocidades-de-upload-22826718

ESCONDE propositadamente, até mesmo dos PARCEIROS COMERCIAIS, as velocidades da internet fixa! https://portaldaqueixa.com/brands/nos/complaints/nos-ausencia-de-informacao-detalhada-nos-tarifarios-de-internet-prejudica-o-consumidor-22334418

E decide UNILATERALMNTE re-fidelizar o consumidor sem o seu consentimento! https://portaldaqueixa.com/brands/nos/complaints/nos-renegociacao-unilateral-sem-consentimento-do-cliente-ma-fe-31728619

 

Mês passado tive uma chamada vossa com uma proposta de pagar menos e ter velocidade maior, aceitei, más como vocês sempre enganam as pessoas não avisaram, que o boxe e ida do técnico vai custar 40 EUR, a chamada foi gravada portanto verifiquem.Nao quero boxe nenhum, venham buscar,e quero o meu tarifário, não vou pagar 40 EUR, mas que aldrabices são estás, estão a brincar com as pessoas, Sem aviso  que vou pagar o boxe, aldrabice, vou  a Deco, De momento não estou em Portugal, portanto espero a resposta aqui ou por meu e-mail *******@gmail.com.

Inadmissível como posso continuar convosco?

Espero uma breve resposta, meu n 96*******

Aliona Sofrone

 

Reputação 7
Crachá +2

 

Mês passado tive uma chamada vossa com uma proposta de pagar menos e ter velocidade maior, aceitei, más como vocês sempre enganam as pessoas não avisaram, que o boxe e ida do técnico vai custar 40 EUR, a chamada foi gravada portanto verifiquem.Nao quero boxe nenhum, venham buscar,e quero o meu tarifário, não vou pagar 40 EUR, mas que aldrabices são estás, estão a brincar com as pessoas, Sem aviso  que vou pagar o boxe, aldrabice, vou  a Deco, De momento não estou em Portugal, portanto espero a resposta aqui ou por meu e-mail ********@gmail.com.

Inadmissível como posso continuar convosco?

Espero uma breve resposta, meu n 96******

Aliona Sofrone

 

Quando existe renegociação não há custo 40€. Se verificou na fatura fale com a faturação e é retirado

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia @ALIONA SOFRONE remeta por mensagem privada o seu numero de cliente NOS para o perfil @Fórum para que seja possível à moderação analisar essa situação e ajudarem. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @ALIONA SOFRONE,

Lamentamos a situação. Vamos ajudar.

Como sugerido pelo @Jose Rodrigues envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado
 

Há um mês fui contactado por uma agente comercial da NOS para alterar o serviço em casa dos meus pais para fibra ótica (é satélite). Como já antes tinha sido aldrabado por outro agente comercial (que prometeu serviço exatamente igual com mensalidade mais barata, mas depois tinha menos canais de TV; depois de 4 ou 5 telefonemas e de falar com 4-5 pessoas, lá consegui reverter a situação) disse-lhe não termos interesse. Ligou-me outra vez num dia a seguir, referindo estar à porta de casa dos meus pais e que poderia ir lá, ao que já não me lembro se não respondi ou se lhe reiterei não termos interesse. Isto já indicia um comportamento abusivo, persecutório, já com dose de excessiva agressividade comercial implícita.
Agora passado cerca de um mês, voltou a ligar-me, de número não registado, pelo que enviei SMS a pedir para se identificar, sendo que a resposta foi "Gleiciane Melo. NOS, para atualização do serviço". Respondi por SMS "Obrigado. Não estou interessado. Votos de bom trabalho". Logo a seguir recebo um telefonema de outro número, também fora dos meus contactos, então presumi que fosse a mesma pessoa a intentar via diferente e decidi não responder. Entretanto recebo um telefonema dos meus pais, a referir-me que lhe ligaram da NOS e que não tinham percebido muito bem mas já tinham combinado ir lá falar com eles. Coloquei-o ao corrente da situação e disse-lhe para não voltar a atender telefonemas de números que não conhece e principalmente não falar com ninguém da NOS, pois eu que sirvo de interface. Considerando ultrapassar todos os limites, enviei uma mensagem para aquele número "Se me volta a ligar ou ao meu pai, faço queixa de si na empresa e na polícia". Imediatamente a seguir liga-me, e eu para resolver a situação atendi, constatando que a pessoa estava completamente alterada a falar aos berros "Não me deixa fazer o meu trabalho!". Respondi "A senhora é uma mal-educada. Nunca mais nos volte a ligar" e bloqueei os dois números. Sem mais comentários. 

Submeti no livro de reclamações online.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @MarioFerreiraAlves,

Lamentamos a situação.

Não nos revemos no tipo de atuação que descreve. Dê-nos, por favor, oportunidade de ajudar.

Pedimos que nos envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o número de telemóvel do comercial que o contactou.

Obrigado

Comentário