Boa tarde
Em Março, derivado à atual situação de pandemia e por forma a dar assistência mais próxima aos meus pais, avós e restante família, decidi deixar a minha residência tendo-me mudado para residência dos meus pais por tempo indeterminado. Estando o prazo de fidelização terminado, no princípio do mês Maio decidi que não se justificava manter os serviços da NOS na minha residência e desloco-me à loja NOS no CascaisShopiping para cancelar serviço.
Dia 13/05, já na loja, informam-me que não podem receber os aparelhos com que me fiz deslocar e só podem proceder ao cancelamento dos serviços após receber uma chamada da própria NOS cujo único intuíto é tentar vender agressivamente serviços e aliciar os clientes a não abandonar o que por si só é considerada uma estratégia agressiva de comercialização. Durante esse contacto oferecem-me mundos e fundos, que passo a citar:
Pacote de 180 canais;
Pacote extra de canais;
Pacote TV cine;
200 MB de internet;
Telefone com chamadas ilimitadas;
Aparelhos de última geração;
Tudo isto por €29,99 em vez dos €35,82 que estava a pagar na altura.
Informam-me também que apesar do período de facturação terminar só no dia 16 do mês que me irão cobrar a mensalidade do mês seguinte, de Junho, no valor de €35,82 mesmo estando a terminar contrato anteriormente a essa data, dia 13/05 e não ir usufruir do serviço o que por si só é ilegal tendo em conta que o período de fidelização estava terminado.
Não acedi e como informado pelo comercial da loja após essa chamada e recebimento de um SMS que me informava que já poderia proceder ao cancelamento dos serviços (mais uma vez, a meu ver um abuso de poder por parte da entidade NOS) faço então o cancelamento dos serviços.
No próprio dia, 13 de Maio recebo SMS da NOS que diz:
18:51 “Vamos desactivar os seus serviços no dia 16-06-2020. Se esta fidelizado, sera facturado o valor relativo a cessação antecipada do contrato. Obrigado.”
Ora, a NOS não havendo período de fidelização não pode legalmente impor mais uma mensalidade de serviços não prestados quando o cliente no mês anterior cancela o serviço.
Dia 15 de Maio, tendo as condições (agressivas de comercialização surtido efeito) decido ligar para a NOS com a intenção de cancelar o cancelamento de serviços e ficar com o pacote que a senhora comercial ao telefone tão exaustivamente me ofereceu e para esclarecimento de outras dúvidas.
O contacto é efectuado, e no final de alguns muitos minutos a rondar horas concordo com a proposta feita pela comercial que constava em:
Pacote de 180 canais Tv;
Pacote extra de canais incluindo o canal Playboy (este falado pela comercial, tendo eu inclusivamente pensado para mim mesmo que me iria causar problemas com a minha mulher, mas sendo “oferecido” não iria eu dizer que não);
Pacote Tv cine;
Pacote 200 MB internet ilimitada;
Telefone com chamadas ilimitadas;
Período de fidelização de 24 meses.
Mensalidade de €29,99
*Aqui já não se ofereceu os aparelhos de última geração.
Questionei se o pedido de cancelamento de serviços estava cancelado e se o atual pacote seria acionado de imediato, a comercial NOS garantiu que sim, questionei se a próxima factura de Junho já viria no valor de €29,99 e foi-me também dito que sim.
Não estando na minha residência, não pude confirmar se o serviço tinha realmente sido accionado, não tendo tido qualquer usufruto do mesmo, tudo corria bem ou mal até ao dia 1 de junho em que recebo a factura referente ao mês de junho por correio electrónico no valor de €35,82 em vez dos €29,99 que a comercial me tinha garantido.
A agravar mais a situação, no dia 04 de Junho recebo novamente SMS da NOS que diz:
10:21 “Vamos desactivar os seus serviços no dia 16/jun. Caso não queira, para já, ficar sem serviço, ligue 16990”
Estranhando a factura e esta mensagem, não tenho possibilidade de ligar no momento para pedir esclarecimentos, por não estar na minha residência e não poder confirmar o estado do serviço até que recebo no dia, 16/06 nova chamada da NOS para procederem a marcação do levantamento dos equipamentos. Questiono a razão tendo em conta que procedi a cancelamento do cancelamento de serviços e que se tinha procedido a negociação e alteração do pacote e condições. O mesmo colaborador não me soube responder e reencaminhou chamada para outro departamento. Falo com outra colaboradora da NOS, Cláudia Ferreira, como se identificou, é-me pedido desculpas pelo equívoco alegando problemas informáticos na actualização da informação, que iria proceder à actualização da mesma informaticamente e aproveito para confirmar as condições que a colaboradora confirma:
Pacote de 180 canais Tv;
Pacote extra de canais incluindo o canal Playboy;
Pacote canais Tv cine;
Pacote 200 MB internet ilimitada;
Telefone com chamadas ilimitadas;
Período de fidelização de 24 meses.
Mensalidade €29,99
Questiono a Comercial sobre a facturação, de €35,82 em vez dos €29,99 no mês de junho ao que me é dito que me iriam passar a chamada para o departamento de facturação e que iriam creditar o valor excedente. Fiquei a aguardar minutos, a chamada “caiu” e não tive qualquer resposta a esta questão nem a NOS se dignou a proceder à ligação tendo isso em conta.
Como sou um homem de palavra mas não gosto de fiar ninguém nem de ser credor no dia 12/06 procedo ao pagamento da factura de Junho mas no valor de €29,99 acordado com a comercial e não no valor de €35,82 que me querem indevidamente cobrar.
Quarta-feira, 17/06, recebo a seguinte SMS:
“Tal como nos pediu, alteramos o seu pacote de televisão. Para adicionar ou remover serviços adicionais de televisão, use o menu da sua box. Para mais informações, ligue 16990,”
Farto de tanta confusão, dia 19/06 decido dirigir-me a minha residência propositadamente para confirmar o que se passava. Chego à minha residência, ligo os equipamentos e não se passa nada. Nem pacote extra de canais, nem pacote de canais Tv cine e irritado ligo novamente para a NOS.
Primeiro fico a “saber” que tenho uma dívida da diferença do valor acordado com o valor indevidamente cobrado em que não tenho qualquer outra hipótese senão pedir dados de pagamento para poder continuar a chamada (considero mais uma forma abusiva e agressiva de cobrança por parte da NOS).
Segundo, mais grave ainda, a chamada informa-me que tenho um agendamento para o dia seguinte, sábado, dia 20/06 entre as 8h00 e as 13h00, para recolha dos equipamentos (só podem estar a gozar!!!), segue a chamada… a colaboradora atende e peço esclarecimentos devido ao facto de estar a 19/06, ter acordado condições a dia 15/05 que segundo a comercial iria entrar de imediato e não tenho serviço. A colaboradora NOS pede-me então para retirar o cartão da Box, limpá-lo e tornar a coloca-lo ao que acedo e passo então à confirmação presente das condições acordadas. Tudo ok até que chegamos ao canal Playboy! A colaboradora dá-me a indicação que não tenho o canal Playboy no pacote e que é impossível tê-lo mas que poderia tentar pedir um voucher. Ora Isto não foi o que eu acordei. Aliás, nada do que me foi dito pela comercial NOS e acordado por mim está até ao momento realmente a ser prestado. A colaboradora tenta vender-me outro pacote com mais canais por menos dinheiro, €29,00 (- €0,99) mas no meio diz que não consegue. Diz-me então que vai passar para outro departamento o que faz e mais do mesmo, não se pode chegar às condições que me foram propostas e que eu aceitei e oferecem-me mais um pacote com canais premium por um período de 3 meses que em nada me interessa porque não estarei na minha residência nesse período. Chateado, irritado no mínimo, peço para falar com alguém que realmente possa solucionar todos estes problemas porque naquele momento como agora encontro-me fartinho fartinho de incompetência, aldrabices e má conduta de vossa parte. Passam a outro departamento, teoricamente com competência para resolução de problemas, reclamo da questão dos valor que me estão a cobrar a mais, o comercial tenta justificar a questão com entrada do novo contrato, coisa que a mim nada me diz respeito no momento em que me é dito pela comercial da NOS que entra em vigor no imediato e que os valores seriam de €29,99 e não de €35,82 que me querem cobrar. Pior, as condições vendidas pela comercial não estão a ser prestadas até ao momento e o colaborador reforça a ideia que não pode ser feito nada. Pior, solicito que me sejam enviadas as gravações dos contactos estabelecidos por mim com a NOS e da NOS comigo, ao que me é dito que me será enviada uma declaração obrigatória de proibição de divulgação do conteúdo das chamadas nos meios/órgãos sociais coisa que mais uma vez, até à data de hoje, 01/07, não surpreendentemente, não foi realizado pela NOS e que procederão ao envio das referidas gravações também não disponibilizadas até ao momento.
Piorando mais umas vezes a situação, chegou no dia 25 de Junho de 2020
SMS:
10:19 “Oferta de 3 meses de canais premium já esta ativa na sua TV. Se tiver alguma duvida, ligue 16990”
14:59 “Tal como nos pediu, alteramos o seu pacote de televisão. Para adicionar ou remover servicos adicionais da televisão, use o menu da sua box. Para mais informações, ligue 16990.”
13:47 “O seu pedido ficou registado com o numero INC000067700315 e sera resolvido ate ao dia 06/jul. Mais informações ligue 16990.”
Correio electrónico: um contrato imaginário de serviços no valor de €34,83
Televisão:
Inclui 130 canais TV e 20 canais de rádio - nos.pt/lista-canais
Pack Canais Complementares
Inclui 1 Box HD+DVR
Internet fixa:
Velocidade anunciada/máxima: 200 Mbps
Inclui 1 Router Wi-Fi 4.0
Telefone fixo:
chamadas incluídas para a rede fixa nacional (24h/dia) e 50 destinosinternacionais (das 21h às 9h nos dias úteis e 24h/dia nos fins desemana e feriados)
Oferta de €50,00 de instalação (Instalação está feita!!!)
Mensalidade de €34,83/mês com período de fidelização de 24 meses
Está tudo louco, nunca acordei nada neste valor!!! Ir de cavalo para burro! Isto é uma ofensa!!!
Com isto, considero que houve uma falha por parte da empresa NOS no cumprimento da prestação dos serviços vendidos pela vossa comercial e por mim contratados e não irei como tal proceder ao pagamento de qualquer tipo de factura até os mesmos serem por vós prestados na íntegra e facturação anterior a isso ser rectificada.
Serviços contratados:
Pacote de 180 canais Tv;
Pacote extra de canais incluindo o canal Playboy;
Pacote canais Tv cine;
Pacote 200 MB internet ilimitada;
Telefone com chamadas ilimitadas;
Período de fidelização de 24 meses.
Valor de €29,99
Exijo, como cliente cumpridor, que me forneçam o registo de contactos, gravações de chamadas entre mim e a vossa empresa e vice-versa para consulta de advogado, que comecem a ser de uma vez por todas competentes e cumpridores dos termos e condições que se comprometem a prestar.