Skip to main content
Header

Gravação de Chamada e Cobrança de Fatura Indevida

• February 10, 2026
  • 7 comentários
  • 25 visualizações

Boa tarde,

Venho, por este meio, expressar o meu desagrado relativamente à situação que se encontra pendente.

Hoje, vi-me novamente obrigado a requerer o cancelamento do meu contrato, apesar de já o ter feito no dia 30/01/2026. Solicito, por isso, o acesso à gravação da chamada realizada nesse mesmo dia, entre as 17h00 e as 19h00, e que sejam tomadas as devidas providências, dado que cumpri integralmente com o processo de cancelamento nessa data.

Na ocasião, a colaboradora informou-me do valor exato da coima aplicável, ao qual acedi, e foi formalizado o pedido de cancelamento. Entre o dia 30/01 e a presente data, desloquei-me a uma loja da Nós para obter informações sobre o seguimento do processo, uma vez que não recebi qualquer email ou SMS de confirmação. O atendente consultou o sistema e confirmou a existência do pedido, informando que a resposta demoraria aproximadamente três dias úteis. Face a essa informação, aguardei.

Contudo, só hoje constatei que nada foi efetivamente processado. Contactei novamente a linha de apoio ao cliente e fui informado de que, para além da fatura deste mês, terei também de liquidar a do mês seguinte, em virtude de uma suposta política interna que exige um aviso prévio de cancelamento com, alegadamente, 10 dias de antecedência. Esta regra não me foi comunicada no momento do pedido inicial.

Desta forma, solicito com urgência que seja revista esta situação. O pedido de cancelamento foi efetuado corretamente no dia 30/01/2026, e todo o processo está devidamente registado na gravação da chamada. Peço que tomem as medidas necessárias para retificar esta falha.

Com os melhores cumprimentos,

7 Comentários

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • February 11, 2026

Bom dia ​@Edgar Ribeiro de Castro Moraes, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos os inconvenientes causados.

Estamos aqui para ajudar. A data de cancelamento definitivo depende de quando submete o pedido de cancelamento dos serviços.
Se o fizer a menos de 10 dias do fim do período de faturação, os serviços são mantidos por mais um mês, pelo que a informação transmitida está correta.

Saiba mais através do nosso artigo em: 

Partilhe connosco se tiver mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Bom dia ​@Edgar Ribeiro de Castro Moraes, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos os inconvenientes causados.

Estamos aqui para ajudar. A data de cancelamento definitivo depende de quando submete o pedido de cancelamento dos serviços.
Se o fizer a menos de 10 dias do fim do período de faturação, os serviços são mantidos por mais um mês, pelo que a informação transmitida está correta.

Saiba mais através do nosso artigo em: 

Partilhe connosco se tiver mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Reitero que o pedido de cancelamento foi, de facto, efetuado no dia 30/01/2026, conforme consta na gravação da chamada realizada nessa data (entre 17h e 19h), e é precisamente sobre isso que solicito uma resposta clara e uma ação da vossa parte.

Dado que esta ligação está gravada e é prova inequívoca da minha intenção clara e do cumprimento dos procedimentos exigidos, insisto que seja revista esta situação com urgência, que me seja disponibilizado o acesso à referida gravação, e que sejam tomadas as medidas corretivas necessárias para evitar a cobrança indevida de mais um mês de serviço.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 11, 2026

Boa tarde ​@Edgar Ribeiro de Castro Moraes,

Agradecemos o seu testemunho.

Indique-nos, por favor, qual a data de fim de ciclo de faturação no seu contrato.

A sua última mensalidade dependerá da data em que tiver formalizado o cancelamento. Caso tenha cancelado a menos de 10 dias do fim do período de faturação (que pode consultar na sua fatura), irá manter os seus serviços por mais um mês. Por exemplo, se o período de faturação terminar a dia 20 de janeiro, para evitar pagar um mês adicional tem de entregar a formalização até dia 10 do mesmo mês.

Após recebermos o documento de formalização de cancelamento, vamos enviar-lhe no prazo de até 3 dias úteis, um SMS para o seu número principal com a confirmação da receção e agendamento da data de desativação dos seus serviços. 

Toda a informação sobre o processo está disponível no Site NOS.

Obrigado

Agradecemos o seu testemunho.

Indique-nos, por favor, qual a data de fim de ciclo de faturação no seu contrato.

A sua última mensalidade dependerá da data em que tiver formalizado o cancelamento. Caso tenha cancelado a menos de 10 dias do fim do período de faturação (que pode consultar na sua fatura), irá manter os seus serviços por mais um mês. Por exemplo, se o período de faturação terminar a dia 20 de janeiro, para evitar pagar um mês adicional tem de entregar a formalização até dia 10 do mesmo mês.

Após recebermos o documento de formalização de cancelamento, vamos enviar-lhe no prazo de até 3 dias úteis, um SMS para o seu número principal com a confirmação da receção e agendamento da data de desativação dos seus serviços. 

Toda a informação sobre o processo está disponível no Site NOS.

Obrigado

Boa tarde, @João H.,

O meu ciclo de faturação termina no dia 19 de cada mês.

No dia 30/01/2026, efetuei uma chamada para solicitar o cancelamento do meu contrato. Após esse contacto, esperei pacientemente, tendo inclusive confirmado numa loja física da Nós que o pedido se encontrava em andamento, sendo-me indicado que deveria apenas aguardar. Contudo, no dia 10/02/2026, voltei a ligar para perceber o estado do processo e fui surpreendido com a informação de que não havia qualquer pedido de cancelamento em curso. Foi então que, apenas nessa ocasião, o pedido foi (novamente) registado.

Na chamada de 30/01/2026, deixei clara a minha intenção de cancelar, tendo sido informado pela atendente sobre o valor da coima associada ao cancelamento antecipado. Confirmei que estava ciente e que desejava prosseguir, tendo sido informado de que o processo seria devidamente iniciado. O que não aconteceu. Ora, esta falha não me pode ser imputada, uma vez que cumpri todos os procedimentos exigidos, de forma clara e dentro dos prazos estabelecidos.

Posto isto, considero que estou no meu pleno direito de contestar a cobrança da fatura relativa a fevereiro. Deverá apenas ser liquidada a fatura referente ao mês de janeiro, como ficará comprovado através da gravação da chamada realizada no dia 30/01/2026, entre as 17h00 e as 19h00, na qual todo o processo foi conduzido e finalizado da minha parte. A falha em questão resultou unicamente de uma omissão da vossa parte.

Agradeço, portanto, que esta situação seja revista com urgência e que me seja confirmada a correção do valor em dívida, de acordo com os factos aqui descritos.

Com os melhores cumprimentos,

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 11, 2026

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Boa tarde ​@João H.,

Já o enviei, aguardo retorno.

Atentamente,

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 11, 2026

Agradecemos o seu testemunho ​@Edgar Ribeiro de Castro Moraes,

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado