Header

Fraude na comercialização de serviços NOS (1)


Reputação 1
No dia 29 de Março de 2017, fui abordado por um comercial ao serviço da NOS, que me propôs a alteração de serviço para esta operadora.
Como tinha serviço MEO em período de fidelização até Agosto de 2017, indiquei que embora a utilização da ligação proposta em fibra me interessasse, não o poderia fazer antes dessa data.
Foi-me então proposto a seguinte forma de atuação, sem que eu tivesse de intervir o comercial NOS, solicitaria á MEO um downgrade do meu serviço, que ficaria reduzido a 12,5 €, mas que ao solicitar essa alteração ficaria fidelizado por mais um ano, e por isso teria de pagar com esse encargo de 12x 12,5=150 €.
Como forma de a NOS me compensar de esse encargo, a NOS oferecia as primeiras duas mensalidades num valor de 2x73,89=147,78 €, e que por isso ficaria esse custo compensado.
Mas para alem disso, teria um plafond mensal de 7,5€, e como tinha 500 horas de gravação disponíveis, poderia fazer um downgrade para 100 h, e teria por isso um bónus de 5 €, ficando então com 12, 5 € disponíveis para ativar os canais TV Cine, que também me foram prometidos na data de adesão.
Tendo-se o referido comercial identificado com cartão e numero de serviço da NOS, aceitei a proposta, pois embora revelando uma concorrência agressiva não me pareceu ter nada de ilegal.

Após ligar para a NOS, fui informado que:

1) Não existe qualquer downgrade de horas de gravação, são 500 por defeito e não adianta prescindir delas pois não valem nada para o plafond disponível.

2) Os 7,5 € disponibilizados, os tais que juntamente com os 5 € que vinham das horas de gravação e dariam para o TV Cine, estão já gastos com os packs de desporto, documentários e mais HD, canais sem os quais o serviço NOS ficaria muito inferior ao da MEO.
3) Por ultimo e para completar o "ramalhete" a NOS colocou-me sérias duvidas que o tal downgrade com o serviço que tinha em período de fidelização, seja feito e pediu-me para ligar até ao dia 5 de abril, mas confesso que já percebi que se trata de mais uma fraude, cometida pelo referido comercial.

Ou seja, tenho 2 serviços ativos neste momento, e se este assunto não for resolvido dentro de 3 a 4 dias, repondo integralmente aquilo que meio prometido, e resolvendo a situação com a outra operadora, vou ter de cancelar o serviço NOS dentro dos 14 dias, mas não sem o custo de pagar nova instalação do serviço antigo, pois cabos e caixas foram removidos a quando da instalação da NOS.

O referido comercial identificou-se a meu pedido com cartão NOS e o seu numero foi confirmado pelos serviços de atendimento, só o não divulgo aqui pois aguardo que a NOS resolva muito rapidamente toda esta confusão.

Sem me alongar mais, pergunto como é isto possível? Concorrência agressiva sim, mas isto é burla.
Vale mesmo tudo para roubar um cliente, isto é extremamente lesivo da credibilidade de uma empresa como a NOS.
Nem sei o que pensar, quando vigaristas nos entram pela casa dentro, com cartão de identificação de uma empresa supostamente idónea (eu pelo menos penso que sim) para nos enganar.

5 Comentários

Reputação 6
Crachá +1
Olá Mário290,

Recomendo-lhe a si e a todos que nunca aceitem ofertas de "agitadores" comerciais de nos abordam à porta de casa. Eles nunca atestam em documento escrito e assinado as ofertas que propõem quando são desvios aos pacotes existentes. Há quem lhe chame técnica de venda mas eu prefiro a designação burla e má fé.
A NOS deveria de tomar medidas e fiscalizar estes supostos angariadores. Deveria contactar o Cliente antes de registar o contrato, para se inteirar das ofertas que foram oferecidas/prometidas. Fazer mal dá o dobro do trabalho porque obriga à rectificação e por isso reflecte-se em custos e na insatisfação do Cliente e promove a falta de confiança entre as partes.
Já as ofertas efectuadas via Linha Comercial da NOS são registadas em gravação e com prévia notificação e consentimento do Cliente conforme requisito legal e directivas vinculativas da Comissão Nacional de Protecção de Dados. Resumindo, tem uma forma de se defender quando são ofertas via telefone.
Recomendo também que antes de firmarem qualquer contrato consultem se a dita oferta "fantástica" já faz parte das ofertas por defeito, como é o caso da oferta dos 2 primeiros meses, conforme informação constante na página da NOS.
Como já referido em outro post esta politica agressiva é transversal aos prestadores de serviço de várias áreas. Como referiu, deve accionar a cláusula de resolução de contrato dentro do período de 14 dias, disponível para todos os contratos e acordos comerciais celebrados à distância ou fora do estabelecimento comercial. A oferta que lhe foi feita é um bom exemplo de gato por lebre.

Boa sorte!
Reputação 5
Crachá +1
Aconselho ir ler a Lei nº5/2004, de 10 de fevereiro artigoº 48.

A multa para a falta de transparência, engano ou aproveitamento da falta de conhecimento por parte do cliente dá um multa de quase 50 mil euros e o contrato perde logo validade.
O que deves fazer é terminar de imediato a contrato com a Nos e eles que resolvam primeiro a trapalhada e façam uma nova proposta depois de terem tudo resolvido.

A minha esposa foi abordada por um angariadora de clientes de Operadoras, educada, simpática e despachada. Que conseguiu que aderíssemos aos Serviços da NOS em troca da MEO. elaborando todo o processo burocrático, informando-nos que todos os serviços/fidelização que possuíamos com a MEO seriam cancelados por ela. Resumindo apenas cancelou os telemóveis e telefone fixo mantendo a TV e NET na MEO, ou seja não cancelou o Serviço na sua totalidade conforme nos informou , estamos agora a receber facturas da MEO por ainda nos estar a prestar serviços e ao mesmo tempo facturas da NOS aquém aderimos. Agora não nos atende o Telefone, não devolve a chamada, não responde ás mensagens.

Concluindo simplesmente uma boa enganadora. Tenham cuidado. Para já não divulgo o nome para não ser ou ter a mesma postura que a Senhora teve.     

Reputação 7
Crachá +5

A minha esposa foi abordada por um angariadora de clientes de Operadoras, educada, simpática e despachada. Que conseguiu que aderíssemos aos Serviços da NOS em troca da MEO. elaborando todo o processo burocrático, informando-nos que todos os serviços/fidelização que possuíamos com a MEO seriam cancelados por ela. Resumindo apenas cancelou os telemóveis e telefone fixo mantendo a TV e NET na MEO, ou seja não cancelou o Serviço na sua totalidade conforme nos informou , estamos agora a receber facturas da MEO por ainda nos estar a prestar serviços e ao mesmo tempo facturas da NOS aquém aderimos. Agora não nos atende o Telefone, não devolve a chamada, não responde ás mensagens.

Concluindo simplesmente uma boa enganadora. Tenham cuidado. Para já não divulgo o nome para não ser ou ter a mesma postura que a Senhora teve.     

Boa tarde, de qualquer modo é uma questão que merece ser esclarecida e a moderação está disponível para ajudar, envie por mensagem privada o seu numero de cliente NOS para o perfil @Fórum para que os moderadores possam actuar em conformidade.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @LMCM,

Lamentamos a situação que descreve. A NOS não se revê nesse tipo de atuação.

Dê-nos, por favor, a oportunidade de ajudar.

Como sugerido pelo @Jose Rodrigues envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Para enviar uma mensagem privada carregue aqui.

Obrigado

Comentário