Skip to main content
Header
Resposta

Fazer uma reclamação

No dia 19 de março de 2025, a MEO procedeu à instalação do serviço TV, Internet, Telefone fixo e móvel, tendo sido realizada a respetiva portabilidade, pelo que fiquei certa de que a rescisão do meu contrato com a NOS estaria feita. Este serviço foi vendido na loja Worten Mobile de São João da Madeira que também vende o produto NOS.

No dia 22 de abril de 2025, aquando da devolução do vosso equipamento, na vossa loja no Pingo Doce de Santa Maria da Feira, fui surpreendida com a informação de que o contrato com a vossa operadora se mantém ativo.

Desta forma, estou atualmente a pagar dois serviços, sendo um da MEO (ativo e em uso) e outro da NOS (sem qualquer usufruto).

Como é facilmente compreensível, não é aceitável estar a pagar um serviço ao qual não tenho acesso e cujo cancelamento vocês tiveram conhecimento porque autorizaram a portabilidade. Esta alteração do serviço, conhecida e autorizada por vocês, deveria ter como consequência a cessação automática do contrato.

Solicito que a NOS regularize esta situação, efetuando a cessação imediata da cobrança dos valores previstos, desde a data da portabilidade.

Mais informo que irei cancelar a autorização de debito.

Aguardo uma resposta célere à situação apresentada.

Melhor resposta por Guimas

A portabilidade não faz com que o serviço seja automaticamente cancelado, apenas faz isso mesmo, porta os numeros para outra operadora. O cliente tem que fazer o pedido expresso de cancelamento de serviço caso contrário, no momento da portabilidade é atribuido ao cliente novos numeros.

Sendo assim recomendo ligar para a linha de apoio já hoje e fazer o pedido de cancelamento.

Terá que pagar pelo serviço da NOS até á data de fim de contrato, ou seja, poderá ter que pagar 3 meses ainda. Neste caso o erro foi seu.

11 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • Resposta
  • May 12, 2025

A portabilidade não faz com que o serviço seja automaticamente cancelado, apenas faz isso mesmo, porta os numeros para outra operadora. O cliente tem que fazer o pedido expresso de cancelamento de serviço caso contrário, no momento da portabilidade é atribuido ao cliente novos numeros.

Sendo assim recomendo ligar para a linha de apoio já hoje e fazer o pedido de cancelamento.

Terá que pagar pelo serviço da NOS até á data de fim de contrato, ou seja, poderá ter que pagar 3 meses ainda. Neste caso o erro foi seu.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • May 12, 2025

Boa tarde ​@mami,

Agradecemos a sua mensagem e ajuda do ​@Guimas em esclarecer.

O pedido de portabilidade é um pedido feito pelo portador de um número de telemóvel para migrar esse número para outro operador. 
Este pedido deve ser atendido pelo prestador de serviço e em nada está associado a uma denúncia de contrato.

Sugerimos que verifique se tem periodo de fidelização em curso no seu contrato e submeta o seu pedido através da my NOS em “Gerir Conta” > “Dados de conta” > “Desativar serviços”.

Após submeter o seu pedido, uma equipa especializada irá contactá-lo para dar continuidade ao mesmo. Saiba mais através do Site NOS.

Obrigado

No mês [Fevereiro], aderi ao serviço da NOS para a minha empresa através do agente [Fernando Gama]. Fui informado pelo agente de que, nos dois primeiros meses de contrato, os valores apresentados nas faturas seriam correspondentes ao meu pagamento mensal habitual, e que o agente efetuaria o pagamento dessas faturas mensalmente.

Tal como acordado verbalmente, nos dois primeiros meses efetuei os pagamentos conforme as faturas apresentadas. No entanto, recebi posteriormente uma mensagem de cobrança de dívida por parte da NOS. Ao contactar o agente, fui informado de que, afinal, o que ele realizava eram transferências entre contas, e não o pagamento direto das minhas faturas.

Solicitei ao agente, há duas semanas, os comprovativos dessas transferências, os quais ainda não me foram enviados.

Face ao incumprimento das condições de contratação apresentadas pelo agente, manifestei a minha intenção de cancelar o contrato. A NOS informa que, para efetuar o cancelamento, terei de pagar uma multa rescisória, alegando que tal condição consta no contrato.

Contudo, refuto esta exigência de multa, uma vez que a informação prestada pelo agente no momento da adesão foi enganosa e não corresponde à realidade dos procedimentos da empresa. Esta prática configura uma falta de informação clara e precisa, violando os meus direitos como consumidor.

Saliento que, em Portugal, não existe uma lei que obrigue os consumidores a períodos de fidelização, embora as empresas possam incluir cláusulas contratuais nesse sentido. No entanto, estas cláusulas não podem ser aplicadas quando a informação prestada na fase de contratação é incorreta ou induz o consumidor em erro.

Exijo o cancelamento imediato do contrato sem qualquer custo adicional, dada a conduta inadequada e a falta de transparência por parte da NOS e do seu agente. Solicito ainda o envio urgente dos comprovativos das transferências efetuadas, conforme solicitado.

Mais informo que, caso esta situação não seja resolvida de forma satisfatória, recorrerei às entidades de defesa do consumidor competentes para salvaguardar os meus direitos.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • May 15, 2025

Recomendo ligar á linha de apoio, mas sim poderá ter que pagar o restante do contrato. Tem que ver a se a condição que refere faz parte do contrato ou se tem alguma prova da mesma

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • May 15, 2025

Boa tarde ​@Jéssica De Castro,

Lamentamos a situação que descreve.

Pode submeter o seu pedido através da my NOS em “Gerir Conta” > “Dados de conta” > “Desativar serviços”.

Após submeter o seu pedido, uma equipa especializada irá contactá-lo para dar continuidade ao mesmo. Saiba mais através do Site NOS.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

No passado dia 12 de fevereiro informei que não pretendia continuar com o contrato com a NOS (cliente **********- nif **********). Seguidamente fui “bombardeada com vários telefonemas da NOS com várias propostas, isto porque já tinham conhecimento dadp por mim, de que eu não pretendia manter o contrato que terminava no dia 28 de março. No dia 26 de março desloquei-me à loja mais próxima da minha residência e entreguei todos os equipamentos. Entretanto recebo mais uma fatura, já após a data do término do contrato, entro novamente em contacto com a empresa NOS e foi-me informado que a mesma seria alvo de nota de crédito, e efetivamente foi, mas de imediato recebo uma nova mensagem a informar que tenho em divida uma fatura, o que é totalmente falso, pois sempre paguei tudo e só anulei o débito direto após o pagamento da última fatura ainda no âmbito do contrato em vigor. Para meu espanto hoje recebo novamente outra fatura de 23 de abril a 22 de maio e telefono a questionar a situação e o senhor David Barbosa que foi quem me atendeu informou-me que o contrato continua em vigor e que ainda não foi feita a desligação do serviço. Bem isto parece surreal, porque esta já é a segunda reclamação que faço e a senhora Mafalda Matos da provedoria garantiu-me que a situação ficaria resolvida, mas afinal também não resolveu. 

Pretendo urgentemente perceber o que se passa, pois não quero manter este contrato com a NOS e esta situação tem de ter efeitos retroativos à data do meu reporte que foi a 12 de fevereiro, conforme já referi várias vezes.

As chamadas estão gravadas, pelo que se dúvidas existirem ouçam as mesmas para ficarem devidamente esclarecidos.

Informei-me na ANACOM, e o pedido de cancelamento de contrato não pode ser mais dificultoso do que a elaboração do mesmo, no meu caso específico não é o que está a acontecer, mas entretanto também vou reportar pormenorizadamente esta situação à ANACOM.

A NOS não está a demonstrar competência e seriedade no tratamento da minha situação.

Assim, solicito resposta por escrito com a resolução definitiva deste assunto o qual quem tem tratado do mesmo deveria no mínimo sentir vergonha do mau desempenho que está a ter e que há muito se alonga devido à incompetência dos serviços.

Solicito resposta escrita com a informação de que não tenho o contrato ativo e que também não tenho dívidas com a NOS, porque a falha não foi minha!

Também exijo que os meus dados pessoais sejam esquecidos, ao abrigo do RGPD, pois não tenho mais nenhum vinculo contratual desde 28 de março com a vossa empresa.

Atentamente.

Maria Pereira

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • May 29, 2025

Boa tarde ​@Magna Figueiredo,

Lamentamos a situação que descreve. Dê-nos, por favor, oportunidade de ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Exmos. Senhores,

Venho, por este meio, apresentar uma reclamação referente ao contrato associado ao número *********.

Foi-me proposto, pela vossa parte, um acordo de renovação contratual mediante o envio de um novo telefone, proposta essa que aceitei. Contudo, a MEO não cumpriu com a sua parte do acordo, uma vez que o equipamento demorou imenso a ser entregue.

Perante esta situação e na ausência de informações claras, fui obrigado a contactar os vossos serviços de apoio ao cliente através dos números 16990 e 16200. Em todos os contactos foi-me indicado que o telefone seria entregue “dentro de dois dias”, o que não se concretizou.

Além disso, fui expressamente informado por vossos colaboradores que não seriam cobrados quaisquer custos pelas chamadas, dado que o incumprimento era da vossa responsabilidade. No entanto, ao receber a fatura, constatei a cobrança de valores elevados por essas chamadas, o que considero um abuso e um agravamento da situação.

Eis os contactos realizados a partir do número ***************:

• 21 de abril- 16209 às 12h30 o valor de 5,94

• 12 de maio – 16200 às 11h13  o valor de 5,938

Solicito, com urgência:

1. A devolução dos montantes cobrados indevidamente nas chamadas mencionadas;

2. A correção da fatura em causa, eliminando os valores indevidos.

Caso não obtenha uma resposta satisfatória no prazo legal, reservarei o direito de apresentar reclamação à ANACOM, DECO e ao Livro de Reclamações Eletrónico, bem como considerar outras vias legais para a resolução da situação.

Sem outro assunto de momento, aguardo a vossa resposta com a maior brevidade.

Em anexo envio comprovativo.

Com os melhores cumprimentos,

Anabela Cristina Mendes Gonçalves

NIF:************

Telefone:**************

E-mail:*****************@sapo.pt

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 18, 2025

Boa tarde ​@acmgoncalves,

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.
Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

Fique a conhecer o Fórum NOS em maior detalhe:

De forma a creditarmos o valor das comunicações na sua fatura, por favor, envie-nos uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Boa tarde, 

Venho por este meio demonstrar o meu desagrado e insatisfação face à seguinte situação:

O meu pai, Henrique de Sousa Soares, com o contribuinte 1*******1, solicitou mudança da box para a nova morada em Junho, todos os agendamentos foram cancelados no próprio dia não evitando a deslocação do meu pai para a nova morada. Contactei várias vezes a NOS, de forma a reportar a situação e o facto de o meu pai ser doente Oncológico com necessidade de acompanhamento, os últimos agendamentos para intervenção técnica foram confirmados telefonicamente e posteriormente cancelados por sms, o último no dia 4 de agosto. Trata-se apenas da ligação da box na nova morada, é possível marcar novo agendamento e ter em conta a situação do cliente? já são quase três meses para ligar a box e tendo em conta o estado de saúde do meu pai estas situações tornam-se incomportáveis. 

Agradeço o vosso feedback,

Cumprimentos,

Mónica Soares

9*******8

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 7, 2025

Boa tarde, ​@Henrique de Sousa Soares 

Lamentamos o transtorno.

Por questões de segurança editámos o seu comentário e ocultámos o n.º de contribuinte e o contacto telefónico.

A situação que nos descreve encontra-se já a ser analisada pela equipa especializada.

Obrigado pela compreensão,