Skip to main content
Header
Respondido

Fatura - debito directo pagamento

• January 19, 2026
  • 8 comentários
  • 40 visualizações

Sou cliente da NOS à muito tempo, e tenho ativo pagamento por débito directo desde sempre, este mês de janeiro recebi por SMS várias mensagens com os dados bancários com entidade e referência para pagar a fatura corrente, o que achei entranho, pois nunca aconteceu.

Na ultima mensagem, inclusive avisava que o atraso de pagamento implicaria o pagamento de de 3,5 euros, mais entranho ficou pois a mensagem tinha um link tipo, https:/i.nos.pt/xxxx?id=xxxxxxxx. acabei por pagar por MBWAY.

A pergunta que é devida é porque não foi acionado, com sempre aconteceu, o débito direto e foi solicitado o pagamento por outro meio (SMS) que eu achei suspeito?

Melhor resposta por Rafaela F.

Bom dia ​@José Esquerdo,

Compreendemos o que indica e lamentamos esta situação. Estamos aqui para ajudar.

Sugerimos que, por favor, se dirija a uma caixa multibanco mais próxima e verifique a data limite da autorização de débito direto na NOS.
Isto, porque caso tenha definido uma data limite esta pode ter já expirado e o pagamento deixa de ser feito desta forma.

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigada

8 Comentários

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5

Sou cliente da NOS à muito tempo, e tenho ativo pagamento por débito directo desde sempre, este mês de janeiro recebi por SMS várias mensagens com os dados bancários com entidade e referência para pagar a fatura corrente, o que achei entranho, pois nunca aconteceu.

Na ultima mensagem, inclusive avisava que o atraso de pagamento implicaria o pagamento de de 3,5 euros, mais entranho ficou pois a mensagem tinha um link tipo, https:/i.nos.pt/xxxx?id=xxxxxxxx. acabei por pagar por MBWAY.

A pergunta que é devida é porque não foi acionado, com sempre aconteceu, o débito direto e foi solicitado o pagamento por outro meio (SMS) que eu achei suspeito?

Boa tarde, é de facto estranha essa situação, quando pagou por MBway já tinha expirado o prazo para ser feito o debito direto ? 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 19, 2026

Boa tarde ​@José Esquerdo,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do ​@Jose Rodrigues.

Confirme, por favor, se o IBAN se encontra atualizado na sua área de cliente my NOS:

Obrigado

Caro joão, o IBAN está correcto, é o mesmo à muito tempo, só agora é pela primeira vez isto aconteceu, dai a minha preocupação, tentei contactar a NOS, fui atendido por inteligência artificial sem ser informado convenientemente, desliguei…

Gostava de entender o sucedido, se foi a NOS ou o Banco quem falhou.…

obrigado pela atenção 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 19, 2026

Agradecemos a sua mensagem.

Sendo que o IBAN continua correto, sugerimos que confirme na sua app de homebanking se tinha fundos suficientes na conta em causa na data programada para o débito.

Caso a dificuldade se repita no futuro e a data de débito seja ultrapassada sem cobrança junto da entidade bancária, por favor, partilhe connosco.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

João, se tentei contactar a NOS é por que alguém não fez bem o seu trabalho, se pago por débito direto é para não ter trabalhos extra, o que não foi o caso, no entanto ainda não fui informado o porquê do sucedido…

Quanto aos fundos da minha conta, não se preocupem é mais que suficiente para pagar as minhas despesas, não gostei foi da sugestão, a falha certamente não foi minha… e sim espero que não se repita.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • January 20, 2026

Bom dia ​@José Esquerdo,

Compreendemos o que indica e lamentamos esta situação. Estamos aqui para ajudar.

Sugerimos que, por favor, se dirija a uma caixa multibanco mais próxima e verifique a data limite da autorização de débito direto na NOS.
Isto, porque caso tenha definido uma data limite esta pode ter já expirado e o pagamento deixa de ser feito desta forma.

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigada

Boa tarde, após verificar a sua sugestão, de facto existia um limite temporal definido para 12/2025, bizarro é que todas as minhas autorizações de débito direto era a única com limite temporal, sendo que não tenho memória de a ter solicitado, já contactei-o meu Banco pedido esclarecimentos.

Situação corrigida, agradeço a dica, nunca chegaria lá.

obrigado, e peço desculpa se em algum momento fui um pouco indelicado ou injusto.

Bom trabalho…

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 20, 2026

Agradecemos o seu testemunho sobre esta situação, ficamos felizes por poder ajudar.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado