Assunto: Exposição de situação e contestação de cobranças indevidas – NOS
Venho por meio deste expor a minha situação e contestar as cobranças que estão a ser feitas pela operadora NOS, as quais considero indevidas.
Eu residia em Portugal e possuía contrato com a NOS que incluía pacote de internet (Wi-Fi), televisão e telefone fixo, além de dois cartões SIM (chips) de telemóvel. Antes de regressar definitivamente ao Brasil, entrei em contacto com a operadora diversas vezes, tanto presencialmente quanto por chamadas telefónicas, com o objetivo de cancelar todos os serviços de pacote residencial (internet, televisão e telefone fixo), mantendo apenas os dois chips de telemóvel, pois ainda faço uso deles.
Em todos os contactos realizados, expliquei claramente que iria sair de Portugal e que desejava manter exclusivamente os dois chips. Fui informada por atendentes da NOS de que:
- O valor a ser pago seria de 25 euros por mês pelos dois chips;
- Os pacotes de internet, televisão e telefone fixo seriam cancelados;
- Não haveria cobrança de qualquer multa ou taxa de cancelamento, uma vez que eu estaria a manter os dois serviços móveis ativos;
- A alteração seria processada automaticamente na data indicada.
No meu último dia em Portugal, voltei a ligar para a NOS, expliquei novamente toda a situação e fui mais uma vez assegurada de que estava tudo correto, que os pacotes seriam cancelados conforme solicitado e que não haveria qualquer cobrança adicional ou penalização.
No entanto, após a minha chegada ao Brasil — ocorrida em 12 de novembro — fui surpreendida com cobranças referentes a:
- Um mês completo de internet, televisão e telefone fixo, serviços que já não utilizava;
- Multas associadas a esses serviços;
- Posteriormente, novas cobranças referentes ao cancelamento da internet, no valor superior a 200 euros;
- Além disso, foi aplicada uma multa adicional superior a 500 euros.
Atualmente, o valor total da fatura apresentada pela NOS soma 1.563 euros, valor absolutamente incompatível com o que foi acordado e com os serviços efetivamente utilizados.
Ressalto que, já estando no Brasil, enviei por e-mail à operadora comprovativos da minha saída definitiva de Portugal, incluindo contratos de trabalho, documentação pessoal e demais informações solicitadas, justamente para demonstrar que não havia mais possibilidade de utilização dos serviços residenciais e que o cancelamento havia sido solicitado de forma correta e antecipada.
Diante de todo o exposto, solicito a revisão imediata dessas cobranças, o cancelamento das multas aplicadas e a adequação da fatura ao que foi efetivamente acordado: a manutenção exclusiva dos dois chips de telemóvel, pelo valor mensal informado de 25 euros.
Aguardo um posicionamento formal e a resolução desta situação, que tem causado transtornos financeiros e emocionais, apesar de todas as tentativas feitas por mim para agir de forma correta e transparente desde o início.
Atenciosamente,
Beatriz