Skip to main content
Header

Bom dia,

Sou cliente da NOS desde 2002 (na extinta TvCabo). Fiz atualização do meus serviços no dia 15/11/2024, dado os meus serviços e equipamentos já serem obsoletos. Foi feito um upgrade para TV+net+voz+móvel.

Acontece que fiquei insatisfeito com o limita de apenas 10Gb do tráfego da internet móvel.

Tentei renegociar de novo o serviço nos dias 23/11 e 25/11, não havendo nenhuma possibilidade de upgrade do limite de tráfego móvel, excepto se quisesse pagar mais 10 euros para ter 100 Gb.

Quis então suspendeu todos os meus serviços com a NOS, dado me encontrar no períodos de livre resolução .

Fui confrontado que, embora tivesse direito de suspender os serviços, teria de pagar um valor de 287 euros, pela instalação e ativação dos equipamentos.

No meu entender, o que me estão a cobrar é a indemnização de suspensão de serviços quando já estamos fora do período de livre resolução. Estão a cobrar-me o mesmo quer eu suspenda os serviços nos primeiros 14 dias, quer suspende após os 14 dias.

Na informação pré-contratual que me foi enviada por email pela NOS diz no ponto 6:

“6.3. O exercício do direito de livre resolução do Contrato não desobriga o Cliente do pagamento do valor proporcional ao serviço prestado, nos casos em que a prestação tenha tido início durante o prazo legal de livre resolução (..)

6.7. O Cliente será integralmente responsável pela conservação dos bens até à resolução do Contrato e entrega dos mesmos à NOS, devendo restituí-los nas devidas condições, sendo também responsável perante a NOS pela depreciação dos bens se a manipulação efetuada exceder a que habitualmente é admitida no estabelecimento comercial, caso em que é devido pelo Cliente o valor comercial dos mesmos”

Ou seja, só me poderia ser cobrado o número de dias em que usufrui do serviços, não podendo ser cobrado mais nenhum valor se devolver todos os equipamentos nas devidas condições. Por isso é que se trata de um período experimental de livre resolução de contrato. 

E de acordo com o Artigo 10º do Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro, que diz:
"E...]
Artigo 10.º
Direito de livre resolução nos contratos celebrados à distância ou celebrados fora do estabelecimento
1 - O consumidor tem o direito de resolver o contrato sem incorrer em quaisquer custos, para além dos estabelecidos no n.º 3 do artigo 12.º e no artigo 13.º, quando for caso disso, e sem necessidade de indicar o motivo, no prazo de 14 dias ...]"

Não reconheço, nem reconhecerei, qualquer tentativa de cobrança por parte da NOS, ou de terceiros em seu nome, por:
- Equipamentos.
- Taxas de ativação ou instalação do contrato que pretendo ser renunciado.

O que pretendo:
1. Suspender os meus serviços, atualizado no dia 15/11/2024, dentro do período de livre resolução do contrato 
2. O meu direito ao arrependimento, sem qualquer custo adicional, conforme previsto na Lei.

Assim, dado o disposto acima e o tipificado na lei, solicito os vossos bons ofícios e a vossa razoabilidade e bom senso na resolução desta situação.

Comunico que esta reclamação seguiu também para:
Livro de Reclamações Online.
Portal da Queixa.
Forum da NOS

Então e quando renovaste a 15/11 já não tinhas fidelização? 

Se tinhas ainda fidelização no contrato, é possível revertes nos 14 dias para esse, ou então se cancelares tudo tens que pagar essa indemnização…

um bem haja 

Boa tarde ​@Diogo Fitas,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do ​@Bruno Aleixo sobre o tema. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Boa noite.

A mim, acabou de me ser dito, que não posso desistir do contrato. Renegociei a contratação com a nos no dia 19 deste mês,pois já tinha acabado a fidelização. Hoje, dia 25 resolvi ligar para livre resolução do contrato e dizem me que tenho que pagar uma multa, porque? Não entendo. 

Boa tarde ​@Claudia R.,

Lamentamos a situação que descreve. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Já enviei,  obrigada pela atenção.

Boa noite,

Agradecemos o seu testemunho ​@Claudia R.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Bom dia ​@João H. 

Já há informação do motivo pelo qual o ponto 6 das condições gerais do meu contrato não está a ser respeitado, uma vez que me ameaçam com as tais "multas". Eu quero cancelar o contrato dentro do prazo legal dos 14 dias, é possível resolver a situação por este meio, ou o que tenho que fazer. Obrigada 

já recebeu resposta por mensagem privada?

Bom dia ​@Olaf , até agora nada e tenho o prazo a aproximar se 

@Claudia R., bom dia. 
Todas as mensagens são respondidas pela ordem de entrada. Deste modo, pedimos que, por favor, aguarde. 
Vamos responder o mais rápido que nos for possível. 
Obrigado, 

Ok. Pensei que fosse um pouco mais rápido e como tenho o prazo de 14 dias a decorrer, fico um pouco apreensiva. Quer dizer então que não há previsão para resposta?

Obrigada 

Sendo que é por ordem, ​@Claudia R.
No entanto, é contada a data do seu pedido. 
Obrigado, 

Eu também já enviei o meu NIF por mensagem privada e aguardo resposta

Bom dia ​@Diogo Fitas . Eu estou a pensar dirigir me a uma loja e pedir a cessação do contrato, antes que a situação se arraste e depois é pior a emenda que o soneto.

Muito obrigado, ​@Diogo Fitas
Vamos responder o mais rápido que nos for possível. 
Pedimos que, por favor, aguarde a nossa resposta. 
Obrigado,

Boa tarde. Sei que é por ordem e fazem o vosso melhor, mas como tinha disponibilidade aproveitei e fui a loja nos mais próxima e fiz pedido de denúncia. Mas continuo com os mesmos problemas, vai me ser pedido algum valor?

Eu vou continuar a aguardar. Muito obrigada 

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho.

De forma geral, o valor de indemnização é cobrado ao apresentar uma denúncia de contrato dentro do período de fidelização.

Vamos analisar a situação que nos apresentou e responder à sua mensagem privada logo que possível.

Agradecemos a compreensão

Ok. Aguardo a análise.

Se ao suspender nos primeiros 14 dias me cobrar o valor de indemnização de 287 euros e se suspendesse após 14 dias, não seria esse valor também cobrado?

Qual a diferença para vocês de haver um período experimentar de livre resolução? Além de que em nenhuma parte nas vossas condições pré-contratuais, nem na lei, está descrito tal cobrança de valor. 

Além do mais, ainda me cobraram 49.9 euros de instalação de equipamentos quando me disseram que iria ser gratuito telefonicamente.

Já entreguei também o caso a um advogado amigo para analisar a situação.

Boa tarde ​@Diogo Fitas,

Agradecemos a sua mensagem.

Como partilhado, vamos analisar a situação que nos apresentou e responder à sua mensagem privada logo que possível.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

@João H.@Diogo Fitas se tiver novidades diga por favor, porque esta prática não se entende muito bem. Também enviei para a provedoria da NOS uma breve explicação da situação. @João H. Obrigada pela resposta. A questão continua a ser a mesma, qual a legalidade de o fazerem dentro do prazo de livre resolução? Ficarei a aguardar ajuda para resolver tudo este incómodo gerado, sem necessidade nenhuma, pois eu até queria continuar na nos, mas sem os telemóveis, agora só quero ver me livre deste aborrecimento. 

Bom dia. 

Até hoje continuo a aguardar a minha vez.  Podem dizer me quantos dias demoram a cancelar um contrato? Fiz o pedido no dia 26 deste mês. Obrigada 

Boa tarde ​@Claudia R.,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

As mensagens são respondidas por ordem de entrada, pelo que pedimos que aguarde a nossa resposta.
Ao enviar nova mensagem privada a sua mensagem será tida como tal, passando de ser uma das mais antigas para uma das recentes.

Vamos analisar e responder à sua mensagens logo que possível.

Obrigado

Bom dia. Hoje recebi mensagem da confirmação do cancelamento, que foi  pedido dentro do prazo legal e a avisarem me da cobrança de 365,63€ relativos a 24 mês? Isto é normal?

@Claudia R., bom dia. 
Se recebeu a confirmação de que o pedido de cancelamento foi feito dentro do prazo de livre resolução o valor será creditado. 
Obrigado, 

Boa m dia. Na mensagem só fala do período de fidelização e do valor de 365€ a cobrar, não há qualquer indicação de que o cancelamento foi feito dentro do prazo. Foi feito dentro do prazo, mas parece que se continua a ignorar a situação, até porque se as coisas fossem feitas corretamente, não receberia uma mensagem com valores de fidelização para pagar. 

Comentário