Skip to main content
Header
Kilobyte
September 3, 2026

Dificuldades deliberadas impostas pela NOS no cancelamento de contrato e ausência de comprovativo

• September 3, 2026
  • 6 comentários
  • 51 visualizações

No dia 27 de agosto de 2026, iniciei um pedido de cessação de contrato com a NOS através da área de cliente online, com o objetivo de agendar o cancelamento para o dia 27 de setembro de 2026, data em que termina o período de fidelização, cumprindo assim o aviso prévio legal.

Face à ausência de resposta por parte da operadora, tomei a iniciativa de contactar telefonicamente a linha de apoio ao cliente no dia 1 de setembro e novamente no dia 3 de setembro. Em ambos os contatos, os assistentes invocaram repetidamente um "erro de sistema" para não avançar com o processo, inviabilizando a emissão do obrigatório comprovativo escrito de receção do pedido de denúncia. Esta retenção deliberada impede a obtenção de prova por parte do consumidor.

No seguimento da reclamação ROR00000000045715666 em nome do meu pai António Gomes Alves, e como detalhado em posterior reclamação ROR00000000045715848 no livro de reclamações (ambas em anexo), serve a presente comunicação para registar diretamente com a ANACOM e rebater formalmente a justificação ilegal apresentada hoje pelos serviços de apoio ao cliente da NOS via contacto telefónico. É importante sublinhar que este contacto por parte da NOS apenas aconteceu minutos após eu ter submetido a anterior reclamação formal online, provando que o silêncio anterior foi totalmente deliberado.

Resumo cronológico dos factos:

- No dia 27 de agosto de 2026, submeti formalmente o pedido de cessação de contrato através da Área de Cliente NOS online;

- Os serviços da NOS informaram que iriam contactar-me de volta para dar seguimento ao processo, o que nunca aconteceu de forma tempestiva.

- Perante o silêncio da NOS, tomei a iniciativa de ligar para a linha de apoio nos dias 1 e 3 de setembro, tendo os assistentes recusado registar o pedido sob o constante pretexto de "erros de sistema".

- Após submeter a queixa online no dia de hoje, os serviços da NOS ligaram-me passado poucos minutos, mas alegaram abusivamente que o pedido feito a 27 de agosto não era válido, invocaram que só o contacto de hoje era válido e que a obrigatoriedade de aviso prévio de 10 dias associada ao ciclo de faturação (de 8 a 7) não foi respeitada, com o intuito manifesto de empurrar o cancelamento para o mês de outubro e gerar faturação adicional indevida.

Fundamentação e Exigência:

- A justificação da NOS é totalmente ilegal. Efetuei o pedido de cessação via canal oficial (Área de Cliente) no dia 27 de agosto de 2026, cumprindo com a antecedência mínima de 10 dias face ao fecho do ciclo de faturação (7 de setembro) e com os 30 dias de aviso prévio recomendados face ao fim da fidelização (27 de setembro);

- O facto de os serviços da NOS terem falhado o contacto de retorno, ignorado os canais digitais, invocado "erros de sistema" altamente convenientes e reagido apenas após a submissão de uma queixa formal não anula a data em que a minha vontade foi expressa, nem transfere a responsabilidade dos atrasos internos da NOS para o consumidor;

- Face ao exposto, recuso liminarmente qualquer extensão contratual para o mês de outubro ou a cobrança de penalizações:

- Exijo o cumprimento do cancelamento definitivo do serviço com efeitos estritos e impreteríveis à data de 27 de setembro de 2026, sendo que qualquer faturação emitida após esse dia será alvo de imediato litígio judicial e nova queixa junto da ANACOM. 

6 Comentários

ByteSábio
September 3, 2026

boas, se pediu o cancelamento a menos de 10 dias do fim da faturação, é normal que receba mais uma fatura. isso está escrito no site da NOS, veja aqui https://www.nos.pt/ajuda/a-minha-conta/gerir-o-contrato/cancelar-o-contrato/como-cancelar-servico#precisa-saber

pelo que estou a perceber, fez tudo corretamente. resta apenas aguardar. a nos não tem como lhe mudar essa data para o dia que fez o pedido porque não funciona dessa maneira

espero ter ajudado
Kilobyte
September 3, 2026

Fiz o pedido a 27 de Agosto, a 11 dias do fecho do ciclo de faturação, acima do limite mínimo de 10 dias e a 30 dias do fim do período de fidelização. Mas em chamada com o apoio, e sob o pretexto de "erros no sistema" convenientes, não o registaram até hoje. Quem tem de assumir o erro ou a má fé da operadora é o consumidor? Só faltava essa. 

João H.
Gestor da comunidade
September 3, 2026

Boa tarde ​@gomes alves,

Lamentamos a situação que descreve. Dê-nos, por favor, oportunidade de ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.