Header
Pergunta

Débito Directo activo. NOS não reflecte isso na factura.


Tenho pacote IRIS 200MB com TV/NET/Voz. 

No momento da adesão ao serviço ficou activo o débito direto e a fatura electrónica (já vinha do contrato anterior).

Na página pessoal e na APP está indicado o débito directo como activo. 

Após a fatura do mês anterior contactei linha apoio cliente NOS e fui informado que teria de pagar pela referência multibanco mas que na factura seguinte já estava resolvido. A factura deste mês chegou e o problema mantém-se. 

Débito directo activo na APP e na página pessoal e factura emitida sem indicação de débito directo e com referência multibanco e data limite de pagamento para pagar manualmente.

É preciso deixar de pagar para resolverem o problema correctamente?


8 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Tenho pacote IRIS 200MB com TV/NET/Voz. 

No momento da adesão ao serviço ficou activo o débito direto e a fatura electrónica (já vinha do contrato anterior).

Na página pessoal e na APP está indicado o débito directo como activo. 

Após a fatura do mês anterior contactei linha apoio cliente NOS e fui informado que teria de pagar pela referência multibanco mas que na factura seguinte já estava resolvido. A factura deste mês chegou e o problema mantém-se. 

Débito directo activo na APP e na página pessoal e factura emitida sem indicação de débito directo e com referência multibanco e data limite de pagamento para pagar manualmente.

É preciso deixar de pagar para resolverem o problema correctamente?

Boa noite, o Débito Direto, geralmente só fica ativado após o 1º. pagamento que deverá ser efectuado pelo seu banco na data prevista para pagamento da 2ª. factura. Qual é a data mencionada na factura para pagamento ?

Tenho pacote IRIS 200MB com TV/NET/Voz. 

No momento da adesão ao serviço ficou activo o débito direto e a fatura electrónica (já vinha do contrato anterior).

Na página pessoal e na APP está indicado o débito directo como activo. 

Após a fatura do mês anterior contactei linha apoio cliente NOS e fui informado que teria de pagar pela referência multibanco mas que na factura seguinte já estava resolvido. A factura deste mês chegou e o problema mantém-se. 

Débito directo activo na APP e na página pessoal e factura emitida sem indicação de débito directo e com referência multibanco e data limite de pagamento para pagar manualmente.

É preciso deixar de pagar para resolverem o problema correctamente?

Boa noite, o Débito Direto, geralmente só fica ativado após o 1º. pagamento que deverá ser efectuado pelo seu banco na data prevista para pagamento da 2ª. factura. Qual é a data mencionada na factura para pagamento ?

Boa noite 

Não me parece que seja possível falar em activação após o primeiro pagamento. Já sou cliente NOS a mais de 6 anos. Pelo meio, já diversas vezes fiz ajustes e renegociação dos contratos e em nenhuma delas houve este problema, tendo sempre que houve alterações ao contrato sido mantido o débito directo.

No passado mês de Novembro foi feita uma renegociação do contrato, passando por exemplo de 100MB para 200MB e até essa altura todas as mensalidades haviam sido pagas por esse meio.

Depois disso, surgiu a primeira factura do mesmo contrato e tive de a pagar por referência multibanco. Fiz reclamação e pedi activação do débito directo e foi me informado que tal seria feito na factura seguinte. Não o foi e voltou a ser emitida factura com referência multibanco e com data limite de pagamento de 01 de Fevereiro. 

Para além disso, não é possível activar o débito directo para ser efectivado simplesmente porque na APP e na página pessoal surge como activo. 

Reputação 7
Crachá +5

Uma vez que refere que voltou a pedir recentemente a adesão ao D/D, a 1ª. fatura após ter sido feito o novo pedido, pagou por MB e a que está agora a pagamento será feito o débito bancário no dia 1 de Fevereiro. Se tal não acontecer, é porque deverá haver problema com a autorização bancária, mas, o melhor a fazer, para que não venha a haver uma duplicação do pagamento, é aguardar pelo dia 1 e verificar se foi ou não efectuado o D/D. Se foi está tudo OK. se não for, aí deverá pagar por MB

Uma vez que refere que voltou a pedir recentemente a adesão ao D/D, a 1ª. fatura após ter sido feito o novo pedido, pagou por MB e a que está agora a pagamento será feito o débito bancário no dia 1 de Fevereiro. Se tal não acontecer, é porque deverá haver problema com a autorização bancária, mas, o melhor a fazer, para que não venha a haver uma duplicação do pagamento, é aguardar pelo dia 1 e verificar se foi ou não efectuado o D/D. Se foi está tudo OK. se não for, aí deverá pagar por MB

Aqui o principal problema é que nem sequer devia ter sido necessário fazer uma nova adesão visto que tal nunca foi necessário e o DD já estava activo no contrato anterior. 

Quanto a autorização bancária não pode ter nenhum problema porque nada mudou, está tudo na mesma. O problema não está no acesso a conta bancária, o problema esta logo no momento da emissão da factura que é feita sem prever a possibilidade de débito directo. 

Já estive 6 anos com débito directo e sei a indicação que vinha na factura. Esta factura de 1 de Fevereiro voltará a não ser por débito directo porque nem sequer tem indicação disso. 

Se eu aderi ao débito directo por algum motivo foi. Foi para não estar preocupado com Ref# MB nem datas limites de pagamento e não só já o tinha activo como depois da 1@ factura voltei a activa lo.

O problema é da NOS que não está a resolver um problema que é deles.

Como disse no primeiro comentário. Será preciso chegar ao ponto de me esquecer e deixar de pagar para o problema ser resolvido?

Reputação 7
Crachá +5

@Psdias Se recebeu a factura no seu email, deve ter esta informação:

Caro/a cliente,

 

A sua fatura NOS vai ser debitada no dia 19/11/2020

Enviamos em anexo a sua fatura número FT 202093/1500862, emitida em outubro, com total a pagar no valor de €30.54. A fatura será debitada na sua conta bancária no dia 19/11/2020.

 

O detalhe de consumos, pode ser consultado

Sim, recebi a factura no mail como nós últimos 6 anos e nesses 6 anos tinha essa mesma informação, nas duas últimas não sucedeu e essa informação não aparece, ou seja a factura é emitida sem débito directo e aí é que está o erro.

Nota de ressalva mais uma vez:

1 - Tive sempre débito directo nos últimos 6 anos, inclusive após alterações contratuais.

2 - Na APP e na página pessoal aparece a indicação débito directo activo 

3 - Mesmo com as duas situações anteriores, após a primeira factura (que paguei manualmente) fiz reclamação no dia 02/01 ao contactar o 16990 e indicação para activar o débito direto, tendo me sido informado que a factura de Dezembro teria mesmo de pagar por MB mas que a factura de Janeiro já viria com o débito directo activo.

4 - A factura de Janeiro voltou a ser emitida sem o débito directo activo e a informação que foi referida no seu comentário, ou seja, terei novamente de a pagar por MB. 

A questão que faço é quando é que isto fica resolvido se tenho o DD activo, se já fiz reclamação e indicação para activar o que já está activo e mesmo assim as facturas continuam a ser emitidas para pagamento manual.

 

Reputação 7
Crachá +5

@Psdias Para que a moderação possa averiguar o que se passa com o seu D/D tem que enviar por mensagem privada o seu numero de cliente NOS ou NIF para o perfil @Fórum e aguardar ser contactado.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Psdias,

O @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda.

Já recebemos a sua mensagem e vamos responder-lhe logo que possível, para vermos o que se passa e garantirmos que tudo fica bem.

Obrigada

Comentário