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Contrato celebrado indevidamente com idoso de 90 anos

  • October 7, 2025
  • 2 comentários
  • 25 visualizações

Exmos. Senhores,

Venho, por este meio, apresentar reclamação formal relativa a um contrato celebrado no dia 7 de outubro de 2025, via telefone, em nome de Agostinho Rodrigues da Silva, com 90 anos de idade.  O contrato está em nome de Maria Cristina Rodrigues da Silva, também idosa.

O referido contrato foi efetuado através de contacto telefónico da NOS, sem o devido esclarecimento, e sem que o titular tivesse plena compreensão do conteúdo ou das condições contratuais.
Foi ainda acordado que outro número seria associado para comunicações de faturação e marketing, o que não foi cumprido.

No mesmo dia, menos de 12 horas após a adesão, tentei anular o contrato através da aplicação My NOS. Poucos minutos depois, recebi um telefonema da NOS informando-me que a anulação não seria possível porque o contrato teria sido confirmado por SMS — enviada para o idoso, que não possui capacidade para compreender tal mensagem ou responder de forma consciente.

Foi-me comunicado que a única forma de anulação seria mediante atestado de demência, implicando custos médicos (cerca de 75 €) e tempo de espera, o que considero uma exigência abusiva e desproporcional.

O contrato em causa oferece apenas 1 € de desconto, mas implica 2 anos adicionais de fidelização, o que é manifestamente desvantajoso e configura prática comercial enganosa e agressiva, em violação do Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro (direito de livre resolução em contratos celebrados à distância), e do Decreto-Lei n.º 57/2008, de 26 de março (práticas comerciais desleais).

Nos termos da legislação em vigor, qualquer consumidor tem o direito de resolver o contrato no prazo de 14 diassem necessidade de justificação, bastando a comunicação da sua vontade.

Assim, requeiro a anulação imediata do contrato celebrado no dia 7/10/2025sem qualquer penalização, e a reposição das condições contratuais anteriores, garantindo que não é renovada qualquer fidelização indevida.

Solicito resposta escrita no prazo máximo de 10 dias úteis, findo o qual farei seguir a presente reclamação à ANACOM, ao Livro de Reclamações Eletrónico (www.livroreclamacoes.pt) e às entidades de defesa do consumidor (DECO e CNIACC).

Com os melhores cumprimentos,

Alexandra Maria Rosas Rodrigues da Silva Pinto de Almeida   (filha)

NIF: *********
N.º de Cliente NOS : ************
Email: ***********@netcabo.pt
Telefone: *************
Data: 7/10/2025

2 Comentários

Jorge C
Super User
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  • Super User
  • October 7, 2025

Boa noite ​@Rui Pinto Almeida

 

A lei apenas prevê que os consumidores possam cancelar livremente o contrato no prazo de 14 dias (direito de livre resolução) nos contratos celebrados à distância (por telefone, Internet, etc.) e no prazo de 30 dias nos contratos celebrados no domicílio do consumidor através de agentes porta-a-porta.

Nos restantes casos a previsão nos contratos de um período experimental durante o qual os consumidores podem cancelá-los sem suportar encargos não é legalmente obrigatória.

ℹ️ ANACOM

 

Pode fazer o formalizar o pedido, pelo formulário online, pessoalmente numa loja ou correio:

 

Reúna os seguintes documentos:

  • Formulário de pedido de cessação do contrato. Este formulário tem de ser assinado pela pessoa em nome de quem está o contrato, e a assinatura deve ser igual à do seu documento de identificação;
  • Fotocópia de um documento de identificação com assinatura

Os documentos podem ser:

  • enviados através do formulário de email selecionado a opção “Enviar documentos para cessação contratual”
  • entregues numa Loja NOS
  • enviados por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa

 

Obrigado.


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • October 8, 2025

Boa tarde ​@Rui Pinto Almeida,

Lamentamos a situação que descreve e agradecemos o tempo que disponibilizou para partilhar connosco este tema.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.

 O ​@Jorge C partilhou uma boa ajuda em esclarecer, é sempre possível rescindir dentro do âmbito partilhado.

Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado